15.5.09

III Semana de Propaganda e Marketing FMU sobre mídias sociais e digitais

Sob o tema Mídias Sociais e Digitais, acontece a III Semana de Propaganda e Marketing da FMU, entre os dias 18 e 22 de maio, a partir das 19h30. O evento será aberto ao público e contará com palestrantes renomados como: Bruno Lessa, Douglas Souza do Nascimento, Fernando Cirne, Marcelo de Andrade, Vinícius Dalve, Melissa Vogel, Maurício Eugenio, Ricardo Andaraós, Willie Taminato, Lúcia Freitas, Ruy Carneiro e Armindo Ferreira. As inscrições podem ser feitas no site www.semanadepropaganda.com.br e o ingresso será um quilo de alimento não perecível ou um livro. As arrecadações serão doadas para a instituição “Casa do Zezinho”, que atende crianças e adolescentes.

Criada em 2007, a Semana aborda temas atuais e inovadores do marketing. Organizada pelos professores e os próprios alunos dos cursos de jornalismo, marketing, eventos e designer de interiores, entre outros, o evento tem como objetivo ensinar e avaliar o desempenho dos alunos, responsáveis por toda a divulgação e dinâmica do evento.

“Neste ano, a idéia é informar e despertar o interesse no público sobre a funcionalidade das mídias sociais como forma de organização e mostrar as novas ferramentas de comunicação para o consumidor 2.0”, conta o Professor Regina Helena Giannotti, Coordenadora do evento e professora dos cursos de tecnologia em propaganda e marketing da FMU.

Durante o evento, haverá exposições de trabalhos interdisciplinares do curso de Propaganda e Marketing de diversos semestres, além de Workshops, oficinas e debates. Todas as iniciativas têm o objetivo de oferecer aos alunos uma visão do que são e para que servem as mídias digitais e sociais.

“Este evento é importante para que os estes alunos pratiquem tudo aquilo que aprendem na teoria. Criar, desenvolver, ser responsável pela execução de um evento é uma das melhores formas de termos a certeza que nossos alunos estão efetivamente preparados para o mercado”, explica Arthur Sperandéo, Vice-Reitor da FMU.

Serviço:
Data: 18 a 22 de maio de 2009
Horário: a partir das 19h30.
Endereço: Liberdade, 899
Local: Auditório Nelson Carneiro.

Cronograma:
Douglas Souza do Nascimento - "Diretor de Midia da Ogilvy & Mather", tema da Palestra: Tendências da Mídia Digital e Social.

Fernando Cirne – Diretor de Desenvolvimento Comercial da Editora Abril, tema da Palestra: Projeto de B2C implementado na Editora Abril.

Willie Taminatoe Marcelo Andrade - Gerente de Planejamento da Mídia Digital, tema da Palestra: "Interatividade Gerando Resultados".

Lúcia Freitas - tema da palestra sobre Blogs e Mídia social para FMU.

Ruy Carneiro – Sócio-diretor da WA Consulting, tema da Palestra: Pesquisa e métricas digitais.

Ricardo Andaraós – Diretor de conteúdo online da Band, tema da palestra: conteúdo online.

Melissa Vogel, Armindo Ferreira, Vinicius Dalvi, Maurício Eugenio – Painel.com - As inovações que a internet trouxe para a comunicação.

Art Office Design é destaque no Wave Festival 2009

O estúdio curitibano Art Office Design recebeu 11 troféus no Wave Festival 2009. Idealizado pelo jornal Meio & Mensagem o prêmio é considerado o maior evento da América Latina na área de criação em comunicação. Foram, ao todo, cinco troféus de prata e seis de bronze, recebidos por três projetos premiados.

Na categoria “Design Corporativo ou Identidade de Marca”, o estúdio ganhou cinco troféus de prata com as cinco peças inscritas, do projeto Nike Holliday 2008, desenvolvido para a Nike. Ainda nesta categoria, o projeto Bar Posto 6, criado para o Chopp Brahma, levou mais cinco troféus de bronze para as cinco peças inscritas. Na categoria “Design de embalagens”, o perfume Linked, de O Boticário, levou mais um troféu de bronze.

A premiação da categoria design ficou sem Grand Prix. De todas as peças premiadas, apenas três não são brasileiras, da SA colombiana, sendo que a Art Office Design teve maior destaque pelo número de peças premiadas.

Sobre os projetos:



Linked
Do nome ao produto final, o projeto foi inspirado nas formas recorrentes que invadiram nosso cotidiano nos últimos tempos: iPods, MP3 players e celulares. Busca conectar três peças-chave que representam a modernidade e as caracteristicas do jovem atual: a conectividade, a tecnologia e a música. Além do formato, o design moderno e surpreendente para um produto dessa categoria traz um acabamento em pintura soft touch, que apresenta uma textura emborrachada e possibilita uma experiência sensorial que completa o conceito do produto.



Posto 6
A ambientação do Bar Posto 6 foi buscar sua narrativa nos maiores craques do futebol, seus estilos de jogo e suas performances dentro de campo. Lembranças que ficam na memória acompanhados de fatos e jogos que entraram para a história. O projeto privilegiou ressaltar as características e linguagem do ambiente e integrando a marca Chopp Brahma ao espaço como nos barris, no balcão, chopeiras e mesas. Esse recurso garantiu boa visibilidade de marca e total fusão com o ambiente.


Nike Holiday 2008
Neste projeto, buscou-se a interatividade por meio da interferência do consumidor, que coloriu as ilustrações dispostas nas vitrines. Isso porque o público-alvo era formado por jovens de 17 a 24 anos – pessoas conectadas, digitais e com grande potencial participativo e não reativo. A ideia da interatividade do público com a campanha e a marca fez com que ele pudesse “customizar” a campanha, deixando sua própria marca e desenvolvendo um diálogo maior entre o espaço de loja e o consumidor. O sucesso de interação do público quando a campanha foi instalada gerou grande repercussão, sendo preciso, em alguns casos, fazer uma nova impressão dos painéis para reposição.