3.8.09

Art Office Design é destaque do IDEA Brasil 2009

O escritório Art Office Design, com sede em Curitiba e escritórios em São Paulo e Londres, foi o grande destaque do prêmio IDEA Brasil 2009, a rodada brasileira do International Design Excellence Award (IDEA), maior prêmio de design dos Estados Unidos e um dos maiores do mundo, promovido desde 1980 pela Industrial Designers Society of America (IDSA). O escritório conquistou na noite da última quinta-feira (30), em São Paulo, quarto medalhas, com os projetos Nike Sportswear Pinheiros (ouro), Bar Posto 6 (bronze), Carrinho Chopp Brahma (prata) e Nike Holiday 2008 (prata).

Sobre os projetos:



Loja Nike SportWear
O projeto levou para as vitrines e área da loja de 215m², displays cenográficos para a decoração e ambientação de áreas de específicas, bem como utilitários personalizados como pufes, caixa de produtos e banquetas. Teve como objetivo a tradução do conceito da marca: “Criado para o esporte, remixado para a vida”. Em dez dias de criação e produção, foram desenvolvidas peças esportivas e objetos utilizando elementos que relacionassem, simultaneamente, a marca Nike, o tema esporte, a personalização de peças e a cultura brasileira. O resultado foi uma composição despojada, de acordo com a proposta da marca.


Bar Posto 6
A ambientação do Bar Posto 6 foi buscar sua narrativa nos maiores craques do futebol, seus estilos de jogo e suas performances dentro de campo. Lembranças que ficam na memória acompanhados de fatos e jogos que entraram para a história. O projeto privilegiou ressaltar as características e linguagem do ambiente, integrando a marca Chopp Brahma ao espaço como nos barris, no balcão, chopeiras e mesas. Esse recurso garantiu boa visibilidade de marca e total fusão com o ambiente.


Carrinho Chopp Brahma
O Carrinho Chopp Brahma foi criado para atender uma nova oportunidade de consumo de chopp em locais de grande circulação, como praias e eventos. A mobilidade apresentada por seu design facilita o deslocamento, atingindo um maior número de consumidores se comparado a uma estrutura fixa, garantindo maior visibilidade e comercialização do chopp Brahma. A qualidade, antes encontrada apenas nos melhores bares, agora vai até o consumidor, por meio de 350 carrinhos circulando em áreas estratégicas do país.


Nike Holiday 2008
Neste projeto, buscou-se a interatividade por meio da interferência do consumidor, que coloriu as ilustrações dispostas nas vitrines. Isso porque o público-alvo é formado por jovens de 17 a 24 anos – pessoas conectadas, digitais e com grande potencial participativo e não reativo. A idéia da interatividade do público com a campanha e a marca fez com que ele pudesse “customizar” a ação, deixando sua própria marca e desenvolvendo um diálogo maior entre o espaço de loja e o consumidor. O sucesso de interação do público quando a campanha foi instalada gerou grande repercussão, sendo preciso, em alguns casos, fazer uma nova impressão dos painéis para reposição.

Créditos de fotos:
- Loja Nike SportWear: Marcelo Zocchio.
- Bar Posto 6: Marcelo Zocchio
- Carrinho Chopp Brahma: divulgação
- Nike Holiday: Marcelo Zocchio

Criativos aprendem as principais tendências da publicidade mundial no Recriação CIC/ESPM

O Centro de Inovação e Criatividade/ESPM, está com inscrições abertas até 19 de agosto, quarta-feira, para o curso de Recriação, cuja proposta é estimular novas formas pensar o processo criativo e estimular o desenvolvimento de campanhas diferenciadas e que se destaquem na comunicação de produtos e serviços.

O programa trabalha redação, direção de arte, criação online de forma integrada em três grandes áreas: adverstising com foco em criação, marketing direto e web, uma vez que o mercado passa por constantes mudanças, inovações tecnológicas de impacto na mídia, e crescimento da concorrência.

Para o professor e coordenador dos cursos regulares da Miami Ad School ESPM, Paulo Andre Bione, as agências e clientes devem buscar novas soluções de comunicação que mobilizem o consumidor de uma forma diferente. O consumidor quer interagir com a mensagem, criá-la. "A comunicação agora é multicanais. A palavra de ordem no atual cenário é “reinventar”: nos negócios, na economia e, na comunicação não seria diferente", disse.

O programa é voltado para profissionais e estudantes de criação publicitária, web e marketing direto, com duração aproximada de seis meses em 255 h/a. Está ancorado pelo conceito das “Arenas da Comunicação” – teoria desenvolvida pela ESPM que estuda o uso de multiplataformas de comunicação, como o esporte, o marketing digital, o varejo, a propaganda promocional, a moda, o entretenimento e as grandes feiras e eventos.

Os participantes poderão desenvolver ações com os diversos meios de forma alternativa, rompendo modelos de trabalho convencionais. "Hoje, um profissional de criação tem que ser múltiplo, plural, tem quer ser completo. Aptos a criar para qualquer mídia, qualquer formato e entender que gerar ideias é o grande valor da indústria criativa", complementa o professor Bione.

Todas as aulas serão ministradas por profissionais do mercado, atuantes em grandes agências de comunicação como BorghiErh/Lowe, F/Nazca, Saatchi e Saatchi, Santa Clara, Y&R, Loducca e Centoeseis. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 5085-4680 / 5085-4681 ou pelo site www.espm.br/recriacao

Informações: Recriação
Inscrições até: 19 de agosto, quarta-feira
Data de início: 24 de agosto
Horário: das 19h30 às 22h30
Carga horária: 255h/a
Local: Centro de Inovação e Criatividade ESPM (CIC)
Endereço: ESPM - Dr. Álvaro Alvim, 123, prédio Otto Scherb
5º andar - Vila Mariana
(11) 5085-4600
www.espm.br/recriacao