17.8.09

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Walmart apresenta nova logomarca com a maior campanha institucional já feita pela rede no Brasil


O Walmart acaba de estrear mais um filme, parte da campanha que apresenta seu novo visual no Brasil. O comercial, de 30 e 60 segundos, traz a música “É”, de Gonzaguinha, mas com letra modificada. Um dos objetivo é mostrar que o Walmart passa a contar com marca (agora não leva hífen) e slogan (“Walmart. É pagar menos. É viver melhor”) novos.

Para apresentar a nova cara ao consumidor brasileiro, a empresa faz sua maior campanha institucional desde que chegou ao país - há 14 anos. Os filmes, criados pela agência Africa, já usam o novo logotipo da varejista, que mudou radicalmente depois de 16 anos. “A marca está mais moderna, mas não há mudanças na essência do Walmart, baseada na missão de vender por menos para as pessoas viverem melhor. Estamos mudando a forma, sem alterar o conteúdo”, diz Eduardo Maia, vice-presidente de marketing do Walmart Brasil. “O logo muda para uma tipologia mais moderna, o nome da empresa passa a ser escrito junto, sem o hífen, e um sol estilizado entra no lugar da estrela branca. O sol remete a coisas positivas - brilho, energia, auto-estima, lazer - e simboliza nosso slogan ‘é pagar menos, é viver melhor’, já que os filmes vão mostrar que a economia feita pelo cliente no Walmart pode ser usada para melhorar sua qualidade de vida", completa.




A nova identidade visual, que está sendo alterada nos demais países onde a empresa opera, é mais leve, clara e demonstra maior proximidade com os clientes, segundo pesquisas com consumidores. “Primeira campanha institucional feita no País, a ideia é explicar quais os atributos associados à nova marca e por que a política de preços do Walmart é tão diferenciada”, continua Maia.

A nova marca refere-se aos hipermercados Walmart no Brasil e já pode ser vista em algumas lojas recém inauguradas no interior do estado de São Paulo. A próxima será o hipermercado de Macaé, no Rio de Janeiro. As lojas existentes ganharão a nova identidade à medida que forem reformadas. A nova logomarca também pode ser conferida no site de comércio eletrônico da empresa (www.walmart.com.br).

A campanha criada pela Africa conta com duas fases distintas.


A primeira, que foi ao ar na semana passada, trazia a figura ícone Sam Walton, fundador do Walmart, e explicava que a preocupação em oferecer preço baixo nasceu com a empresa. “O filme trazia Sam Walton pela primeira vez em nossa campanha, mostrando como ele, com pequenas ações, criou a política de preços do Walmart, reconhecida mundialmente”, diz Maia.

A segunda fase entrou no ar ontem (16), em horário nobre (Fantástico, da Rede Globo). Para toda a campanha de Walmart estão sendo usadas como mídia TV aberta, revistas, jornais e rádio. A marca já assina os tablóides dos hipermercados e a comunicação visual no interior de todas as lojas. “Com essa nova campanha, o Walmart ressalta seus valores, suas origens, mostra que está sempre perto da consumidora e que sabe a importância de pagar menos. Para a Africa, é um motivo de orgulho participar dessa nova fase da comunicação do Walmart no Brasil”, afirma o sócio e VP executivo da agência, Márcio Santoro.