21.8.09

MAUÁ promete estender o sucesso da 1ª Semana de Design para outras edições

Se depender dos professores laureados em alguns dos mais disputados prêmios de design nacional e internacional e dos alunos do curso de Design do Produto do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, cujo talento já começa a ser reconhecido, o sucesso da 1ª Semana de Design Mauá irá se repetir nos próximos anos. Cientes dessa difícil tarefa e para aumentar ainda mais a expectativa, a coordenação promete apresentar no campus da Mauá em São Caetano do Sul, na próxima edição do evento, as últimas tendências do Design na Europa com a presença de conceituadas instituições de ensino de Design no exterior.

Durante quatro dias, diversos profissionais do setor automotivo do Brasil e do exterior mostraram aos estudantes da Mauá e demais participantes que, apesar da fama de restrito e sigiloso, o setor vem lançando mão dos mais diversos perfis profissionais, para conseguir destacar-se. Com o tema Panorama Global do Design Automotivo, a primeira edição da Semana, que ocorreu nos dias 11 a 14 de agosto, teve a participação de representantes das montadoras Mazda, Honda, Peugeot Citroën, GM e Volkswagen, além de empresas ligadas ao setor como Amoritz Design Automotivo, RS Engenharia e Questto Design. Cada palestrante abordou um tema relativo à sua realidade profissional, desde processos criativos até a complexa exemplificação de softwares de Design.

“Quisemos mostrar e exemplificar bem os diversos ambientes em que o designer pode atuar dentro da área Automotiva. Nossa grande preocupação foi trazer diferentes perfis de palestrantes, desde profissionais de multinacionais até de pequenas empresas”, explica a coordenadora do curso de Design do Produto da Mauá, professora Cláudia Facca, uma das organizadoras do evento. Além dos palestrantes, a Professora Cláudia credita ao tema escolhido o sucesso dessa primeira edição do evento, porque, segundo a coordenadora, além de mexer com o imaginário de muitos estudantes que sonham em trabalhar na área, o design automotivo desperta o interesse de pessoas que estão fora do meio acadêmico, interessados em saber como o conceito de um carro é concebido e desenvolvido. “Buscamos trazer para a instituição informações de um universo estritamente sigiloso e, por conta disso, tivemos mais de 380 inscrições no evento”, comemora.

De acordo com o Professor Otávio de Mattos Silvares, Reitor do Centro Universitário da Mauá, para dar continuidade ao sucesso dessa edição, a instituição pretende realizar a versão 2010 do evento com a participação de instituições européias com as quais mantém convênio. “O projeto é realizar um evento mais abrangente com o Dublin Institute of Tecnology, de Dublin, Irlanda. Pretendemos fazer algo focado na área de Design do Produto de uma forma mais geral”, comentou.

Talentos – Para exemplificar a qualidade do curso de Design do Produto da Mauá e o talento de seus alunos, durante a Semana foi divulgada a classificação de cinco estudantes da instituição na primeira fase do Prêmio Tok & Stok de Design Universitário 2009. Com o tema “Descançar”, o Prêmio estimulou 564 estudantes de cursos de design do todo o Brasil a criarem um móvel para um cliente real, dentro de parâmetros pré-estipulados; 53 foram selecionados para a fase seguinte da premiação. Os alunos da Mauá finalistas são Denise Bortoletto, Guilherme Carvalho, Isabela Santini, Murilo Gomes e Natália Fernandes. A Mauá foi a instituição do estado de São Paulo com o maior número de classificados.

O reconhecimento do talento e da criatividade não ficou restrito aos alunos da Mauá. Durante a Semana também foi divulgada a premiação recebida pelo professor Marcos Batista, agraciado em uma das categorias do Prêmio House & Gift. O concurso premia os autores dos equipamentos e utensílios desenvolvidos para o lar mais inovadores e funcionais. O professor da Mauá, juntamente com o designer Leonardo Romeu, recebeu o troféu da categoria Utilidades Domésticas, pela criação do Refrigerador Bosch Glass Edition, um projeto que se destaca principalmente pela porta de vidro temperado Safety Glass.

Clube de Criação do Paraná traz novidades no 6ª Mostre a Cara

Sábado e domingo (22 e 23), o Clube de Criação do Paraná promove a sexta edição do Mostre a Cara, evento dirigido a estudantes de comunicação. Neste ano, porém, o concurso será um pouco diferente, pois tanto o cliente quanto o briefing serão mantidos em sigilo até o início da competição, e todos participantes terão o mesmo prazo e condições para criar uma campanha.


Os três primeiros colocados irão entrar no 6º Anuário do CCPR e, a campanha vencedora, se aprovada pelo cliente, será produzida e veiculada. O evento será realizado no auditório da Teletex, em Curitiba. Além do espaço, a empresa especializada em soluções de Tecnologia da Informação vai oferecer toda a estrutura necessária para o concurso, incluindo estações de trabalho com computadores para os 73 participantes desta edição.

Programação:

22/08
08h credenciamento
09h Palestra com Marcos Pamplona, presidente do CCPR
10h Apresentação do briefing pelo cliente
10h30 Início dos trabalhos
12h30 Parada para almoço (opcional)
14h Reinício das atividades
18h Encerramento das atividades do primeiro dia

23/08
09h Início das atividades
12h30 Almoço (opcional)
14h Reinício das atividades
18h Encerramento das atividades