6.11.09

Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) CANCELA debate em Brasília sobre novas oportunidades do setor publicitário

O Sindicato das Agências de Propaganda de Brasília – Sinapro DF recebeu informação da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) de que foi cancelado o I Fórum de Marketing e Comunicação de Brasília, que estava agendado para os dias 11 e 12 de novembro, conforme divulgado ontem pela assessoria do Sinapro DF.

O Design Informa divulgou este evento em 05/11 (http://designinforma.blogspot.com/2009/11/associacao-brasileira-de-anunciantes.html)

Dicas para quem gosta de arte


O acervo da Urban Arts - Digital Art & Design (www.urbanarts.com.br), galeria virtual que está causando frisson entre o público moderno e antenado com a arte digital, está repleto de boas sugestões de presentes para o Natal. Entre os destaques, quadros, posters e adesivos que prestam homenagem a modalidades e ícones do esporte. São criações exclusivas, feitas pelos melhores artistas e designers do país. A exclusividade se estende também à tiragem limitada de cada peça: somente 150 prints por ilustração.

Os posters são impressos em papel adesivo HQ - High Quality fosco, com tecnologia QualyDef, no formato 47,5 cm x 62,5 cm. Podem ser entregues enrolados (R$ 50) ou enquadrados (R$ 98). Todos têm garantia de qualidade.

Os quadros são impressos em canvas de alta qualidade, utilizando a técnica giclee art printing (impressão digital 1200 dpis com quadricomia) com proteção UV. Estão disponíveis também em telas com moldura de madeira. Todos vêm com garantia de qualidade.

Sobre a Urban Arts
Desde maio de 2009 em operação, o www.urbanarts.com.br, concebido e capitaneado por André Diniz e Camila Espinosa, já se tornou uma referência no mundo da arte digital e ilustração. Além de produtos exclusivos, o consumidor vai encontrar também coleções de outras marcas descoladas, repletas de inspiração pop. O mix de produtos inclui adesivos de parede, quadros, pôsteres, eco bags, toyart e acessórios.

O coletivo de artistas que criam para a Urban Arts é formado por profissionais de peso: entre eles, Estúdio My.s, Katkiller Rodrigo Rocha, Alexandre Abiuro, Marcelo Daldoce, Olivier Lutaud, Pablo Lobo e Rodrigo Buim.

O acervo da Urban Arts é atualizado mensalmente, com a entrada de novos artistas e designers. As vendas são realizadas pelo site www.urbanarts.com.br (tel. 011/3063-1222). Cartões de crédito: Visa, Mastercard, Diners, American Express, Hipercard, Aurora. Transferência bancária: Bradesco, Itaú, Banco Real, Banco do Brasil. Cartões de débito: Visa Electron, Mastercard Maestro. As entregas são realizadas em até 12 dias úteis para todo o Brasil. O valor do frete varia de acordo com a região e as dimensões do produto.

31º Panorama da Arte Brasileira


Uma das mais importantes exposições do calendário nacional, o Panorama da arte brasileira do Museu de Arte Moderna de São Paulo completa 40 anos com uma edição inusual e controversa.

Intitulada Mamõyguara opá mamõ pupé, a mostra de 2009 tem curadoria de Adriano Pedrosa e uma seleção que traz cerca de 30 artistas estrangeiros.

Os artistas são estrangeiros, mas a cultura brasileira é o eixo condutor dos trabalhos. Adriano Pedrosa optou por exibir artistas de fora do país cujas obras são influenciadas pela cultura e arte brasileiras em lugar de fazer um novo recorte da produção de artistas nacionais.

Início: 04 out 2009
Término: 20 dez 2009
Sala: MAM - Grande Sala MAM

Artistas que são um sucesso e os que ainda vão ser


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Prêmio Esmaltec de Infogravuras anuncia hoje seus vencedores


Serão anunciados hoje os vencedores do Prêmio Esmaltec de Infogravuras, Desenvolvido pela Acesso Comunicação para compor a estratégia de marketing do último bimestre de 2009 da Esmaltec, empresa que atua há mais de 40 anos no mercado nacional de eletrodomésticos, o Prêmio nasceu baseado em nossas heranças culturais, com especial atenção à xilogravura, com o objetivo maior de estimular a mescla da tradição ao novo, ao incentivar uma das linguagens artísticas mais comuns à arte: a gravura. Incentivado através da Lei Ruanet, ele possibilita que a originalidade agregue tecnologia e resulte em novas formas de apresentação.

Foram mais de 40 obras inscritas das quais:
- 30% dos inscrito eram de fora do estado (PR e SP)
- 70% de artistas locais e/ou radicados no Ceará

Foi de comum acordo entre o júri, que o Prêmio Esmaltec reuniu uma mistura de artistas já consagrados a novos talentos. As obras inscritas demonstraram boa diversidade de técnicas e interferência em eletrodomésticos - geladeiras, fogões micro-ondas.

Ao todo, dez trabalhos foram selecionados como finalistas e estarão expostos, a partir das 20:00h de hoje, no Hall da Reitoria da Unifor.

As obras foram produzidas em dois formatos: no original de criação, e em projeto de aplicação nos produtos escolhidos pelo patrocinador. Com isso, a exposição das artes apresentadas vai muito além dos espaços tradicionais, e passará à alcançar locais de comercialização dos produtos Esmaltec em pontos estratégicos espalhados pelo país. Além disso, uma exposição, oficinas e um seminário sobre a xilogravura, arte digital e suas diferentes variações ao longo dos anos, acontecerão na Unifor a partir do dia cinco de novembro.

"O projeto Prêmio de Info ( gravuras ) Esmaltec está inserido dentro de uma estratégia de marketing para o último bimestre do ano, onde ao invés de mostrar atributos dos produtos vamos priorizar o relacionamento e a interação com os consumidores de forma diferenciada. Além disso, a Esmaltec está ampliando seus investimentos na área social e cultural ao patrocinar um projeto de maior envergadura e que contribui para a difusão de uma técnica tradicional nas artes plásticas nordestinas, a xilogravura", comenta Ana Celina, Diretora da Acesso Comunicação.

Ação diferenciada:
Shoppings de seis capitais brasileiras apresentarão espaços dedicados ao Prêmio Esmaltec. Neles acontecerá a segunda parte do projeto, onde os produtos personalizados com as obras de arte dos finalistas do concurso serão expostos em lugares de destaque. Complementando a ação de marketing haverá distribuição de brindes e atividades de interação com os consumidores.

Relação de Shoppings/ Cidades que estão inclusos no projeto:
Salvador - Shopping Barra
Recife - Shopping Recife
Fortaleza - Shopping Iguatemi
Manaus - Manauara Shopping
Belo Horizonte - Minas Shopping
São Luiz - Shopping São Luiz

Premiação:
1º Lugar: R$ 10.000,00 (dez mil reais)
2º Lugar: R$ 7.000,00 (sete mil reais)
3º Lugar: R$ 5.000,00 (cinco mil reais)

Finalistas:
- Sérgio Helle
Pintor, gravurista, designer e publicitário. Desde 1980 participa de várias exposições coletivas em cidades como: Fortaleza( CE), Brasília(DF), Porto Alegre( RS) e Havana( Cuba), destacando-se a III Bienal do Mercosul. Em 1988 realizou a primeira de suas sete exposições individuais. Ganhador de vários prêmios, entre os quais Prêmio Pintura da XII Unifor Plástica e Prêmio Gravura do 52° Salão De Abril.

- Wilson Neto
Artista plástico com diversas exposições individuais, como: "American Impressions” em Nova York( USA). "Anima” em Sobral(CE). "Individual” em Fortaleza( CE). "Homens” em Sousa(PB). Além de participação em mostras coletivas, como: 52º Salão de Abril em Fortaleza( CE). Unifor Plástica em Fortaleza(CE). Bienal NAÏF em Piracicaba(SP). Onda Gallery em Portland(USA). Contribuiu em publicações com os jornais cearenses O Povo e Diário do Nordeste. Suas obras fazem parte de importantes instituições do Ceará como: Prefeitura Municipal de Sobral, Banco do Nordeste, Museu Dom José, Espaço Cultural Yazigi, SESC – Sobral.

- Julião
Artista Plástico formado pelo Centro Federal Educação Ciência e Tecnologia - IFCE.
Atualmente trabalha com ilustração e design e desenvolve projetos coletivos como o
baião ilustrado (encontro de ilustradores do estado, CE), gravuras em stencil, a revista
O Couro do Ovo. Ministra o módulo de teoria da cor e Sketchbooks na Opa! Escola de Design
além de pesquisa e workshop sobre encadernações artesanais.

- Marcielle Jarek Ijaille
Curitibana nascida em 1971, Marcielle é formada em gravura na escola de música e Belas Artes do Paraná. Ano de conclusão: 2008.

- Poliana Parente de Oliveira.
Estudante de enfermagem da UNIFOR, autodidata.Ganhou Interesse pela gravura a partir de uma exposição do artista Rubens, na Unifor ( Universidade de Fortaleza, CE) em 2008, onde paralelo à essa exposição foi realizada uma oficina a fim de que o público conhecessem a técnica da gravura com a projeção do mesmo.

- Francisco Zananzanan
Francisco Zanazanan (Fortaleza CE 1972). Artista autodidata torna-se conhecido ao receber o primeiro prêmio no Salão dos Novos, Fortaleza,Ce, 1992. Na mostra, expôs relevos em madeira pintada nos quais não só a forma, toscamente recortada, mas também os grafismos inscritos causam impacto. Em 1992, recebeu o prêmio de viagem Juventude Ecológica, do Instituto Equatorial de Cultura Contemporânea. Nos trabalhos recentes, com hologramas e sombras, o grafismo sutil confunde-se com pintura. Realizou mostra individual na Ibeu Art Gallery, Fortaleza, Ce,1999. Participou do Salão de Abril, Fortaleza, Ce, 1996 e 1999; Arte Pará, Belém, Pará, 1996 e 1998 sendo premiado; Salão Da Bahia, Salvador, Ba, 1999 e 2004 também premiado, no ano de 2005 foi convidado pela Oriel Mostyn Gallery, País de Gales, Reino Unido, para realizar residência artística na mesma. Atualmente desenvolve uma pesquisa com artes integradas, poesia escrita, vídeo-arte e ciência aplicada com física óptica.

- Rosângela Melo
Natural de Fortaleza, Ce. Concluiu o Curso Superior em Artes Plásticas pela faculdade Gama Filho, Bacharelado em Artes Plásticas pela FGF - Faculdade Integrada Grande Fortaleza - CE. Participação em exposições, salões, bienais nacionais( Ceará, Salvador, São Paulo, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Pará) e internacionais( Londres/Inglaterra, Aijo/ Portugal).

- Nauer
O veterano Nauer Spíndola têm extenso currículo de participação em mostras nacionais e internacionais. Com 14 anos de carreira, Spíndola integrou cerca de 15 eventos, entre coletivas na Hungria, Itália, Russia, Eslovênia, Romênia, Japão, Iuguslávia, Espanha, dentre outras. Atua também como professor e curador. É um dos organizadores da Bienal de Gravura do Ceará.

- Franklin Stein
Artista multimídia. Sócio do Núcleo ARTZ, estúdio/ateliê de artes gráficas responsável por diversas campanhas publicitárias, ilustrações e produção cultural de exposições em Fortaleza, Ce. É co-autor da MONSTRA, coletivo de artistas que recombinam arte urbana e cultura pop com influências do cenário regional (música, artes visuais, quadrinhos e moda).

- Hemetério
Ilustrador com vasta experiência, já tendo realizado trabalhos para a IBM, NUTEC, UNISYS, Revista Época, Editora Conrad, Editora Objetiva, Revista Piauí, SEMACE, FUNCEME, Governo do Estado do Ceará, Telemar, Jornal O POVO, e muitas outras. Também expôs desenhos e pinturas no MASP, MAUC, Galeria Antônio Bandeira e UNIFOR. Possui três livros de desenhos publicados e aguarda um quarto, a sair em 2010. Mantém um blog de humor com vários textos e desenhos, como um portfolio na web: www.oiretemeh.blogspot.com . Prêmios conquistados: Capa do Catálogo Telefônico TELECEARÁ 1989, Menção honrosa Unifor Plástica de 1991, Talento Philips de 1997, 1º Lugar no Salão carioca de Humor de 2008, categoria cartum e HQ-MIX Desenhista Revelação do Brasil em 2008.

Esmaltec, empresa patrocinadora e incentivadora da cultura no Brasil
Em atuação há mais de 40 anos no mercado, a Esmaltec oferece uma linha completa de eletrodomésticos com fogões, bebedouros, refrigeradores, freezers, microondas, depuradores e cooktops - satisfazendo os mais exigentes consumidores. Seus produtos chegam há mais de 50 países, sendo uma marca reconhecida por sua credibilidade e sofisticação.

Mais informações:
Local: Hall da Reitoria
Data: 05 de Novembro de 2009 ( quinta-feira) às 20:00hs
Visitação: 06/11 a 05/12
Aberto de terça a sexta das 10h às 20h
Sábados e Domingos das 10h às 18h
Entrada Gratuita - Estacionamento no local

ESPM anuncia o grande vencedor da quinta edição do Prêmio Renato Castelo Branco

A ESPM Social anuncia no próximo dia 12 de novembro, quinta-feira, o Grand Prix do Prêmio Renato Castelo Branco de Responsabilidade Social na Propaganda, na ESPM São Paulo. Entre as campanhas vencedoras estão: “Real Universitário” - criada pela agência Lew’Lara TBWA para o Banco Real; “Qual o valor do conhecimento”, criada pela agência Y&R para o Jornal Estadão; “Natura Ekos”, criada pela agência Taterka para a Natura; “Consciência é para usar”, criada pela agência Prime Brasil Comunicação para a Malwee; “40 propostas que o Brasil não pode esquecer”, criada pela agência Almap BBDO para a Veja.

A premiação acontece anualmente e destina-se às agências e empresas, que desenvolveram campanhas voltadas a divulgação de produtos e/ou serviços com o intuito de modificar o comportamento ou que trazem algum ganho para a sociedade e promovam de alguma forma, a educação e a orientação.

No período de um ano, a ESPM Social avaliou mais de 150 campanhas publicadas em jornais, revistas ou veiculadas em televisão. Posteriormente, uma comissão selecionou as finalistas julgadas por professores, coordenadores, alunos e profissionais convidados.

O júri desta edição é formado pelo professor Hiran Castello Branco (Presidente do Júri e Conselheiro da ESPM), professor Ismael Rocha (Diretor de Operações e Extensão da ESPM), Julio Isnard (Clube da Criação), professor Luiz Fernando Garcia (Diretor Nacional do curso de Comunicação Social), Paulo Chueri (Associação Paulista de Propaganda), Décio Vomero (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), Heraldo Bighetti (Coordenador da Agência de Propaganda da ESPM), Eduardo de Mesquita (EXPM), Allan Peroni (ESPM Social), Thiago Henrique (Diretório Acadêmico da ESPM) e Gabriel Nardeli (Centro Acadêmico ESPM).

A cerimônia é aberta ao público e com entrada franca. Para mais informações acesse www.espm.br ou pelo telefone (11) 5085-4600.

Sobre Renato Castelo Branco
O publicitário foi um dos pioneiros na preocupação com a responsabilidade social da propaganda. Em 1971, com a fundação da sua agência de publicidade - a CBBA - desenvolveu vários projetos de interesse público e comunitário, como a assessoria ao Projeto Rondon, a criação de campanhas para o CVV - Centro de Valorização da Vida - ou ainda a campanha em favor do aleitamento materno, em 1982.

A ESPM
A ESPM surgiu em outubro de 1951, com o nome de Escola de Propaganda de São Paulo. Foi Fundada por Rodolfo Lima Martensen, com o apoio decisivo de um grupo de publicitários da época e de Pietro Maria Bardi, diretor do Masp. No ano seguinte, a primeira turma de alunos ingressava para a escola. Atualmente, a ESPM é uma instituição sem fins lucrativos e considerada um centro de excelência no ensino da propaganda, marketing, administração de empresas, design, gestão e negócios internacionais.

Informações - Prêmio Renato Castelo Branco
Dia 12 de novembro, quinta-feira, 19h30
ESPM Campus Profº Francisco Gracioso
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana
(11) 5085-4600
www.espm.br
centralinfo@espm.br