23.2.10

Revista Dasartes lança o Anuário Dasartes 2010

Baseado nos anuários de artes comuns em países como Espanha e França, a Revista Dasartes lança o Anuário Dasartes 2010, com tudo o que o amante das artes precisa saber para não perder nenhuma exposição ou evento este ano.

Além da programação, o Anuário traz uma seleção de cinco exposições nacionais e 5 exposições nacionais imperdíveis. São elas:

• "Arte do Islã", que trará mais de 500 peças de origem islâmica dos séculos 7 a 19;
• “Andy Warhol: Mr. America”, reunirá mais de 170 obras do artista pop;
• “Gordon Matta-Clark”, que traz ao MAM SP uma retrospectiva extensa sobre o artista das anarquitetura;
• “Tangled Alphabet, uma badalada exposição do MoMA de Nova Iorque que une as obras de Mira Schendel e Leon Ferrari;
• Sandra Cinto leva seus mares para o Instituto Tomie Ohtake

Ao redor do mundo, 2010 traz grandes exposições também. As melhores, de acordo com a seleção da Dasartes, serão:
• Lucien Freud no Centro George Pompidou, em Paris,
• Rivane Neuenschwander no New Museum de Nova Iorque
• Marina Abramovic no MoMA de Nova Iorque
• Henry Moore na Tate Britain
• Fra Angelico to Leonardo, desenhos da renascença italiana, no British Museum

A Dasartes também selecionou para seu anuário os 5 artistas destaque e 5
jovens revelações de 2009, que são:

DESTAQUES 2009
• Nuno Ramos
• Waltercio Caldas
• Antonio Dias
• Vera Chaves Barcellos
• Vik Muniz

REVELAÇÕES 2009
• Marina Weffort
• Felipe Cohen
• Lucas Arruda
• Ana Prata
• Rodrigo Bivar

Mentos lança nova campanha publicitária para a linha de gomas Pure Fresh


A Perfetti van Melle, uma das líderes globais na fabricação de balas e gomas de mascar, volta a investir na imagem da linha de produtos Pure Fresh, primeira goma de mascar refrescante, sem açúcar, com casquinha crocante e recheio líquido do Brasil, com o lançamento de uma nova campanha publicitária.


O objetivo desta campanha, que inclui TV aberta e fechada, rádio e Internet, é manter a marca Mentos Pure Fresh, que é o carro chefe da divisão de gomas de mascar da companhia, respondendo por 60% das vendas de gomas de mascar, cada vez mais presente na lembrança dos consumidores.


A campanha toda está baseada em um novo filme, batizado de “Mentos engarrafado”, que utiliza a mesma irreverência marcante adotada nas últimas campanhas publicitárias da marca.

O novo filme mostra um vilarejo com um clima local muito quente, onde as pessoas da região utilizam um tipo de ar mágico, que sai de dentro de uma garrafa de vidro, para se refrescarem. Em um determinado momento, uma garota para lá de sensual e com muito calor vai até um vendedor de rua em busca da “refrescância mágica”.


Porém, o vendedor não tem o produto para vender. Desesperado e louco para agradar a gata, ele abre uma embalagem de Mentos Pure Fresh, masca uma goma e utiliza a refrescância do produto para encher a garrafa e entregar para a linda donzela, que para sua tristeza repassa para uma senhora muito simpática, porém nada atraente.

Segundo Joana Oliveira, gerente de marca Mentos Gomas, o novo filme explora de maneira marcante e diferente a refrescância, que é a marca registrada da linha Mentos Pure Fresh. “O Mentos “Engarrafado traduz de maneira inusitada um novo formato de refrescância aliado à sensualidade, clima de festa, mulheres bonitas e muito calor”, completa a executiva.


O novo filme Mentos Engarrafado tem 30 segundos de duração e foi produzido pela agência BBH de Londres. Entra no ar no dia 22 de fevereiro nas principais redes de TV do país.





A campanha inclui também ações na Internet, onde o filme está circulando no YouToube desde o dia 23 de janeiro e já recebeu mais de 153.000 visitas no período. Além disso, também foi criada uma ação interativa diferenciada para as principais salas de cinema do país.

Ficha Técnica
Anunciante: Perfetti Van Melle Brasil Ltda
Agência: BBH London
Adaptação: NEOGAMA BBH e Selection
Título: “Engarrafado”
Produto: Mentos Pure Fresh
Secundagem: 30”
Criação: 2009
Direção Criativa: Traktor
Produtor para adaptação: Sam Robinson
Direção de Foto: Christopher Doyle
Produção: Rani Melandez
Pos-produção/finalização: MPC
Produção e adaptação de som: Karl Addt & Alan Bradbury
RTVC: Mariana Barbiellini
Atendimento: Valeria Barbosa, Mariana Magalhães e Filipe Albuquerque
Produtora: Mixer
Diretor da Obra Adaptada: Michel Tikhomiroff
Finalização: Equipe Mixer
Trilha: Studio Tesis
Aprovado por: Marco Seregni, Joana Oliveira, Diego Campos

ESPM recebe diretor da agência JWT&RMG

ESPM recebe diretor da agência JWT&RMG para palestra - O diretor de criação da JWT&RMG e jurado de Cyber para 2010 em Cannes, Jean Boechat, é o convidado para a aula inaugural das turmas de Criação do curso de graduação em comunicação social no dia 25 de fevereiro, quinta-feira, às 19h20. Durante a palestra, Boechat falará sobre as tendências da comunicação com foco em criação, principalmente a digital, perspectivas de mercado e as oportunidades profissionais oferecidas pelo novo cenário de convergência midiática.

Retratos da natureza

"Dar vida ao potencial das plantas". Esse é o tema para o concurso de fotografia que dá prêmios de US$ 8 mil, US$ 5 mil e US$ 3 mil em equipamentos da Canon, respectivamente aos três primeiros colocados amadores ou profissionais. Os interessados têm até 20 de junho para o cadastro e envio de fotografias da agricultura moderna, incluindo paisagens, plantas, comunidades e tecnologias. Mais informações no site www.syngentaphoto.com – onde podem ser encontradas também dicas úteis sobre fotografia e o acompanhamento do concurso.


O Prêmio Syngenta de Fotografia comemora o 10º aniversário da empresa, líder global na oferta de soluções inovadoras e produtos exclusivos para o setor de agribusiness. No portal, os participantes podem conferir também as recentes imagens postadas, navegar por galerias online, acessar mais informações sobre os ganhadores e enviar eCards para amigos.

Sobre a Syngenta
Syngenta é uma das maiores empresas do mundo, com mais de 24.000 funcionários em 90 países dedicados ao propósito de trazer o potencial das plantas para a vida. Por meio de sua destacada atividade científica, alcance global e o compromisso com seus clientes, a empresa ajuda a aumentar a produtividade dos cultivos, proteger o meio ambiente e melhorar a saúde e a qualidade de vida. Para mais informações visite www.syngenta.com.br e www.syngenta.com.br/maiscommenos

Ícone da fotografia mundial, Steve McCurry vem ao Brasil no próximo mês de maio

O fotógrafo norte-americano e membro da Agência Magnum, Steve McCurry, estará em São Paulo entre os dias 20 e 22 de maio. No dia 20, a partir das 19h30, McCurry fará palestra pública gratuita com tradução simultânea no MIS – Museu da Imagem e do Som. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes na entrada do auditório principal. Já nos dias 21 e 22 de maio, o fotógrafo ministra workshop sobre seu trabalho e suas técnicas para fotografia jornalística e documental. Com vagas limitadas, o workshop será uma grande oportunidade também para os participantes conhecerem imagens de viagens e pessoas fotografadas por McCurry.

Conhecido mundialmente pela foto da refugiada afegã de apenas 13 anos que foi capa da Revista National Geographic em 1985, Steve McCurry é o primeiro convidado do ciclo de palestras e workshops “Grandes Mestres da Fotografia” de 2010, promovido pela revista Fotografe Melhor e organizado pelo SP Photo Fest.

Para mais informações sobre a vinda do fotógrafo ao Brasil, basta acessar o site www.spphotofest.com.br, ou entrar em contato com a organização do evento pelo telefone (11) 5051-1055 ou pelo email contato@spphotofest.com.br.

Retrospectiva da obra de Rico Lins chega ao Recife


Depois de passar pelo Rio de Janeiro e por São Paulo, a exposição “Rico Lins: Uma Gráfica de Fronteira” vai ocupar o quarto piso do Centro Cultural Correios – CCC Recife de 25 de fevereiro a 28 de março. Muito além de um portifólio do designer gráfico, ilustrador e educador Rico Lins, trata-se de uma instalação que reflete sobre uma área de atrito e contato entre o design e as artes plásticas.

Para Rico, é importante pensar sobre o processo de composição das peças gráficas, revisitar maneiras fundamentais de fazer design, experimentar técnicas de ilustração e impressão, mas sobretudo refletir sobre o tempo de vida das coisas e a temporalidade do seu próprio trabalho. Rico Lins conta que quando começou a trabalhar, design não existia e reflete: “Cada vez mais, é uma necessidade a criatividade. Quanto mais repertório você tiver, mais bem posicionado você está em tudo. Repertório gera identidade”.



A exposição não é linear, e apresenta um imenso banner-instalação como peça central, se transformando de acordo com o ambiente onde será exibida. O que será visto no CCC Recife difere do que passou pelas salas na Caixa Cultural(RJ) e pelo Instituto Tomie Ohtake(SP), dispensando projetos e trazendo novos, promovendo novos diálogos entre os diversos tempos, suportes e técnicas utilizados pelo autor e entre a obra e o público.

A exposição fica em cartaz até o dia 28 de março, encerrando-se com uma oficina para adolescentes entre 14 e 16 anos e mesa-redonda com a participação dos designers/artistas João Roberto Peixe, H.D. Mabuse e Paulo Bruscky.

SOBRE RICO LINS
A carreira internacional de Rico Lins apresenta uma diversidade de setores de atuação para o design gráfico e, ao mesmo tempo, riqueza de ambientes de experimentação e reflexão sobre técnicas e tecnologias, combinando atividades profissionais, didáticas e curatoriais. Ao longo dos últimos 30 anos, Rico trabalhou em projetos para CBS Records, TimeWarner, NY Times, Newsweek, MTV, Le Monde, Centre Pompidou, TV Globo, Ed Abril, Zoomp, Natura, SESC.
Coordenou o Master em Graphic Design no Istituto Europeo de Design em São Paulo, é membro do Comitê de Notáveis da Escola Panamericana e promove palestras e oficinas no Brasil e no exterior, como no Festival de Chaumont, RevelaDesign, SENAC, SENAI, FAAP, etc.

Com exposições no Centre Pompidou, MAC-SP e MAM-Rio organizou, como curador, a mostra itinerante Brasil em Cartaz sobre o cartaz brasileiro, e a exposições Connexions>Conexões e Les Affiches de Chaumont no ano França-Brasil, em torno do design de autor.

Participa ativamente em juris e exposições no Brasil e no exterior, e foi publicado internacionalmente nas principais revistas e livros especializados, recebendo entre outros prêmios as medalhas de ouro do NY Art Directors Club e da Society of Publication Designers, do Type Directors Club, o Prêmio Abril e o Design by Designers 2001. Formado pela ESDI-Rio, diplomado na Université de Paris VIII e Master pelo Royal College of Art, Londres. Membro da AGI - Alliance Graphique Internationalle.

SERVIÇO
Exposição “Rico Lins: Uma Gráfica de Fronteira”
Centro Cultural Correios Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife – Recife – PE
Fones: 3224.5739 / 3224.1935
Abertura - 25 de fevereiro às 19h - até 28 de março
Terça a sexta das 9h às 18h
Sábado e domingo 12h às 18h