19.3.10

Alexandre Wollner e João Carrascoza estarão em abril na Universidade do Livro

A Universidade do Livro, da Fundação Editora da Unesp, divulga sua programação para o mês de abril. São cursos destinados a profissionais e futuros profissionais das áreas de design, comunicação e mercado editorial interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos.

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS


Design visual, comunicação visual, design gráfico
Objetivos
Analisar, através da experiência de Alexandre Wollner, um dos maiores designers brasileiros, a história do design nacional: sua origem, evolução, influências e caminhos futuros. Discutir as experiências, influências, o processo criativo, as práticas e os princípios que caracterizam o comportamento profissional do designer, além de compartilhar os significados desta profissão.

Docente
Alexandre Wollner

Quando
12 a 15 de abril, das 18h às 21h - carga horária: 12 horas

Investimento
R$ 510 (R$ 407 para sócios e estudantes)

A linguagem sedutora: oficina de redação publicitária
Objetivos
Partilhar conhecimentos sobre o discurso publicitário e táticas de comunicação adotadas pelas agências de propaganda. Estimular a criatividade direcionada para a criação e redação publicitária, reduzindo o bloqueio e a auto-censura dos participantes. Ensinar técnicas fundamentais para a criação de textos com linguagem publicitária e sua adaptação para o material interno e/ou externo (anúncios, folhetos, outdoors, cartazes, comunicados internet/intranet etc.).

Docente
João Anzanello Carrascoza

Quando
28 a 30 de abril, das 18h30 às 21h30 - carga horária: 9 horas

Investimento
R$ 388 (R$ 310 para sócios e estudantes)

Os cursos acontecem na sede da Universidade do Livro, à Praça da Sé, 108 (Centro – São Paulo). Informações detalhadas sobre os programas podem ser obtidas pelo site: www.editoraunesp.com.br, no link para a Universidade do Livro. Outras informações e reservas pelo telefone (11) 3242-9555 ou universidadedolivro@editora.unesp.br.

Seminário Internacional discute o papel central do design no mercado

Dois dos maiores especialistas em design do mundo estarão na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) no dia 22, às 19h00, para receber empresários, estudantes e profissionais de diversas áreas no Seminário Internacional IDEA/Brasil 2010. O norte-americano John Barratt — chair do International Design Excelence Awards (IDEA Awards, o maior prêmio internacional do setor) e CEO da Teague, a mais tradicional consultoria de design do mundo — discutirá, ao lado de Ken Nah, o mais proeminente representante do design da Coreia do Sul — país mais premiado pelo IDEA Awards nos anos de 2008 e 2009 — o tema Design: O negócio da inovação.

Os palestrantes irão demonstrar como o design, ao invés de um restrito mercado de produtos luxuosos e experimentos formais, deve ser encarado como uma arma poderosa para empresas exportadoras que queiram agregar valor a seus produtos e, dessa forma, ingressar no mercado mundial com competitividade e forte apelo comercial.

Barratt e Nah também compõem o júri internacional da 3ª edição do IDEA/Brasil, prêmio organizado pela Associação Objeto Brasil numa promoção conjunta com a Apex-Brasil e com patrocínio do SEBRAE. Aberto a designers, empresas, estudantes e agências, a premiação é a principal porta de entrada dos projetos brasileiros ao mercado internacional. Os vencedores, que disputam o prêmio em 18 categorias, estarão automaticamente classificados para a versão internacional do IDEA. A cerimônia do anúncio ocorre em 24 de agosto.

Ambos estarão em São Paulo já a partir do dia 18, data em que chegam à capital paulista para analisar os projetos concorrentes do IDEA/Brasil pessoalmente. Durante os dias 19 e 20, eles estarão acompanhados de mais um jurado internacional do Prêmio: o argentino Enrique Avogadro, diretor-geral de Comércio Exterior e Indústrias Criativas de Buenos Aires.

Sobre os palestrantes
Responsável por tutelar gigantes como Boeing, HP, Intel, Microsoft, Nike, Panasonic, Samsung e Starbucks — alguns dos clientes da octagenária consultoria Teague — John Barratt também atuou por muitos anos na Philips Design, onde foi manager de Design Estratégico e personagem fundamental na implementação de uma forte identidade de marca a seus produtos da área de telecomunicação.

Por sua vez, Ken Nah, doutor em Ergonomia, atuou este ano como CEO do evento bienal World Design Capital 2010, realizado em Seul, cidade escolhida este ano como capital mundial do design. O sul-coreano detém posições em inúmeras organizações de forte relevância: em seu país, dirige o International Design Trend Center e a International Design School for Advanced Studies, da Hongik University. Além disso, é presidente do Korea Design Knowledge (KDK) Forum e vice-presidente da Korea Association of Industrial Designers (KAID) — tudo isso em um país que revolucionou seu sistema educacional com reformas iniciadas nos anos 60 e hoje colhe os frutos como uma das nações líderes em inovação e patentes.

O evento é gratuito. Para confirmar a participação no seminário, basta enviar um e-mail para design@objetobrasil.com.br.

Serviço
Seminário Internacional Design: o negócio da inovação
Local: ESPM – Campus Professor Francisco Gracioso, Auditório Philip Kotler
Endereço: Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana
Horário: 19h00
Entrada gratuita

Prêmio Converge de Inovação Digital: Web Expo Forum anuncia os melhores cases de internet 2.0


Nesta quarta-feira, dia 17, durante a quarta edição do WEB EXPO FORUM, um dos mais importantes eventos sobre a internet no Brasil, foram anunciados os vencedores da edição inaugural do Prêmio Converge de Inovação Digital. A ideia da premiação é eleger as melhores campanhas publicitárias, sites e iniciativas que trabalhem com o conceito web 2.0 e que tenham sido lançadas, divulgadas ou apresentadas até o final de 2009. A lista de vencedores foi anunciada durante uma solenidade especial dentro do evento.


A seleção dos mais de 400 trabalhos inscritos foi feita por um júri formado pelas principais entidades do setor, IAB Brasil, Abradi e a Abracom, que escolheram os três melhores de cada categoria. Estes top 3 passaram então pelo crivo dos internautas, que votaram nos seus preferidos através do site www.premioconverge.com.br.


Confira abaixo a lista completa de vencedores:

COMUNIDADE/REDE SOCIAL
Marketing Virtual (Cinemenu, rede social de fãs de cinema)

CORPORATIVO B2B
Associação Comercial de São Paulo (Web Fórum e-Commerce para PMEs)

CORPORATIVO B2C
Marketing Virtual (Site institucional da Maquiagem Avon)

CULTURA
Instituto Tamanduá de Synapse Cultural (Porta Curtas Petrobrás)

EDUCAÇÃO
Instituto Tamanduá Synapse Cultural (Curta na Escola)

EMPREENDEDORISMO
Prestus Provedor de Conteúdo (Projeto de apoio ao empreendedorismo Fixo Prestativo)

GOVERNO DIGITAL
Procempa (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação de Porto Alegre)

INTERATIVIDADE
Isat – Comunicação, Educação e Tecnologia (AVG: ambiente virtual de gestão de aprendizagem)

MIDIA
Inpress Porter Novelli (Camarote número 1 da Brahma)

MOBILE MARKETING
Endemol Globo (série Beijo Me Liga!)

MÚSICA
Dani Gurgel (projeto de música como serviço, música 2.0)

PROJETOS SOCIAIS
Procempa (site PortoWeb)

VAREJO DIGITAL
Borghierh/Lowe (Projeto BIC homem bem feito)

GAME
Engenho Novo (Alternate Reality Game para Centro Universitário Unijorge)



O WEB EXPO FORUM acontece até o final do dia de hoje (19), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo/SP. A promoção do evento é das revistas TI Inside, Teletime e TelaViva. A organização é da Converge Comunicações, que conta com apoio de diversas entidades do setor.

Nani Brisque na primeira Expo Urban Trash Art


A artista multimídia Nani Brisque participa da primeira EXPO UTA - Urban Trash Art, que acontece entre os dias 19 a 21 de março, na Serralheria.


Nesta edição do UTA a artista apresenta dois quadros em pintura acrílica e um grafite “São linhas em branco e preto e elas permitem conexões”, descreve Nani. Para ela estas conexões são possíveis entre os traços e com outros artistas, pois acredita na arte colaborativa. A artista também traz uma instalação e convida outras pessoas a participarem via internet.

Nani é artista plástica e tecnóloga em Design de Multimídia. Atua em cenografia desde 1994, criando e executando projetos para TV, publicidade e peças teatrais. Observando o espaço cênico, iniciou estudos sobre Design Sensorial em 2006. Fez parte do mural da fachada da Fundação Padre Anchieta em 2009, em conjunto com Rui Amaral, Zezão, Chivits, Onesto, Higraff e Ciro Cozzolino. Atualmente concentra sua produção no desenvolvimento das linhas em grafite, vetor e estudo em digital paint e interface física.



Sobre o projeto
Projeto UTA é resultado da parceria entre os artistas paulistanos Pado e Rodrigo Machado, eles formam o Urban Trash Art, que se apropriam do lixo urbano para fazer arte. A idéia é reaproveitar objetos e todo tipo de material que já teve utilidade e foi descartado pelo homem, para conceber esculturas nas mais variadas formas e dimensões.

A proposta é transformar o lixo em arte, como meio e fim, uma forma poética de enxergar o lixo e através da expressão artística atribuir outro significado para algo que aparentemente está morto, e com o qual ninguém se importa mais.

A exposição do UTA traz uma grande instalação. Além de Nani Brisque a dupla convida para integrar o espaço Mouco, Mundano, Lela Simões e Ian Monteiro

Serviço
1ª EXPO UTA – Urban Trash Art, na Serralheria
De 19 a 21 de março
Horário: 21h
Rua Guaicurus, 857 - Telefone: (11) 8272-5978