13.4.10

Dunga, Júlio César e Luis Fabiano estrelam novo filme de Brahma


A Copa do Mundo se aproxima e a comunicação de Brahma não perde o ritmo – um novo comercial está no ar para contagiar os brasileiros com a garra e a alegria da seleção brasileira. “Poucas Palavras”, criado pela agência Africa, conta com uma versão de 30 segundos. O primeiro filme da série sobre o mundial, lançado em novembro de 2009, foi estrelado por Luis Fabiano e anunciava o patrocínio oficial de Brahma para a Copa do Mundo da FIFA. Vale ressaltar que a marca também é parceira da seleção brasileira desde 1994 e cotista da transmissão de futebol na Rede Globo.



Com o mote “quando a alegria encontra a raça, não tem pra ninguém”, o filme mostra o lado guerreiro da seleção ao mesmo tempo em que retrata a alegria e a descontração que não só os jogadores têm, mas que está presente na cultura brasileira. A campanha começa reforçando a relação da CBF com a marca, já que Brahma e futebol têm um longo e forte vínculo e traz Dunga dizendo: “Eu falo pouco, mas falo como um guerreiro. Eu quero raça, essa é a nossa hora”.

O filme conta também com outros ícones do futebol nacional, como Júlio César e Luis Fabiano. Para viabilizar a filmagem e reunir os jogadores em um mesmo dia, “Poucas Palavras” foi gravado na Espanha. Treino pesado, concentração, vontade de vencer, disposição de guerreiro e orgulho de ser brasileiro também estão no comercial, que finaliza com a mensagem: “Quando a alegria encontra a raça, não tem pra ninguém”.

Segundo Marcel Marcondes, diretor de marketing de Brahma, as campanhas da marca especiais para a Copa do Mundo da FIFA tem o objetivo de mostrar que tanto os jogadores que entram em campo como os brasileiros são guerreiros que batalham e não desistem dos seus sonhos. “A nossa intenção é incentivar ainda mais a paixão pelo futebol, a paixão que o torcedor tem pela camisa da seleção. Os valores da marca, do “brahmeiro” - o brasileiro trabalhador que batalha pelos seus sonhos com garra e determinação - são também os valores que permeiam o futebol. Todo o brasileiro quer ver a seleção entrar em campo com atitude e garra, para defender a camisa e fazer o melhor”, afirma ele.

Além da comunicação em TV, Brahma prepara uma série de ações, como a promoção Seleção de Guerreiros e o lançamento do novo portal da marca (www.brahma.com.br), para envolver os torcedores brasileiros no clima do mundial, mostrando que tanto os jogadores que entram em campo como os brasileiros são guerreiros que batalham e não desistem dos seus sonhos. Latas decoradas, promoções em PDV e realização de eventos durante o torneio estão entre as ações planejadas.

CAMPANHAS COPA DO MUNDO
A série de filmes que tem o mundial de futebol como foco teve início com a campanha estrelada por Luis Fabiano, que oficializou o patrocínio de Brahma para a Copa do Mundo FIFA, e seguiu com “Lista de Pedidos” e depois com o filme “Recado”, com a presença de Dunga.

“Brasil x Resto do mundo” – outubro/2009
O filme chamado “Brasil x Resto do mundo” anuncia o patrocínio oficial de Brahma para a Copa do Mundo FIFA 2010 e mostra a força de uma seleção guerreira. Mostra o time brasileiro entrando em campo de um lado e, do outro, seleções de vários países que participam do mundial. A escolha de Luis Fabiano para protagonizar o comercial não foi à toa. Além de representar o time brasileiro, Luís Fabiano é um típico Brahmeiro: batalhador, guerreiro e que não desiste dos seus sonhos.

“Lista de Pedidos” – novembro/2009
O filme traz os pedidos dos brasileiros para a nossa seleção de futebol para a Copa do Mundo de 2010. A mensagem é despertar a atitude guerreira da seleção e de todos os 190 milhões de brasileiros e mostrar que os jogadores são guerreiros em campo assim como os brahmeiros são na vida. O conceito de brahmeiro começou a ser trabalhado pela marca em fevereiro de 2008 e desde então se fortalece cada vez mais, até evoluir para um dos temas que o brasileiro mais gosta: o futebol. ’Lista de Pedidos’ reúne e traduz todos os valores de Brahma: a marca do brasileiro que batalha, sua a camisa, enfrenta obstáculos, mas nunca deixa de ser um guerreiro.

“Recado” – janeiro/2010
Dunga sempre foi reconhecido em sua carreira por ser um atleta guerreiro e protagoniza o filme “Recado” em que mostra que é preciso mais do que talento com a bola pra ser campeão: é preciso garra. No comercial Dunga diz que “no pé a gente é bom, mas na África a mão também vai fazer a diferença. É a mão que traz o coração para o jogo, que faz o orgulho bater forte”. Nas cenas, estádio cheio, torcida brasileira e gols. No som, um coração pulsando.

Brahma e a Copa do Mundo
A Brahma tem uma extensa relação com o futebol, sendo a patrocinadora oficial da seleção desde 1994 e da Copa do Mundo da FIFA 2010. A Brahma realiza ações com torcedores e jogadores desde o torneio sediado nos Estados Unidos, em 1994, e foi intensificando esse relacionamento ao longo das competições seguintes.

Ficha Técnica
Título: Poucas Palavras
Duração: 1x60”,1X30”,1x5”,1x3”
Anunciante: Cia de Bebidas das Américas (AmBev)
Produto: Brahma
Agência: Africa
Criação: Carlos FonsecaEduardo MartinsGustavo GusmãoPaulo Junger
Diretor de Criação: Sergio GordilhoCassio ZanattaEduardo MartinsCarlos Fonseca
Produção/agência: Daniela Andrade
Atendimento: Marcelo Passos e Gisele Pansera
Mídia: Luiz Fernando Vieira, Fabio Freitas e Rodrigo Gandini
Planejamento: Pedro Cruz e Daniel Rios
Produtora/filme: Killers
Direção/filme: Claudio Borrelli
Direção/fotografia: Ted Abel
Produção/filme: Killers / Palma Pictures
Montagem/edição: Claudio Borrelli e Marcelo Cavalieri
Finalização/pós-produção: Tribbo Post
Produtora/som: Tesis
Produção/som: Silvio Piesco
Canto/locução: Itamar Lembo
Atendimento produtora: Alline Pecci
Aprovação/cliente: Carlos Lisboa / Marcel Marcondes / Lia Jamra Tsukumo

RECLAME traz entrevistas com executivos da Ogilvy


O Programa Reclame, atração voltada para o mercado publicitário e exibido pelo canal Multishow, vai ao ar nesta quinta feira, dia 15 de abril, às 17h no Multishow com a apresentação de Bruna Calmon com um encontro especial.

Nesta edição, o programa trará uma entrevista com os amigos de faculdade Fernando Musa, diretor geral da Ogilvy e Alselmo Ramos, VP de criação da agência. Os dois contam como tem sido comandar a Ogilvy depois de terem vivido tantas experiências juntos mundo a fora.

A ação “Você Bem na Foto”, criada pela Leo Burnett para a linha Koleston da Procter & Gamble é a atração da segunda parte do Reclame.

Finalizando o programa, o terceiro bloco traz a cobertura do evento “Inovação, Marketing e Tecnologia”, organizado pela Arizona, que trouxe as tendências do marketing e da comunicação com palestrantes nacionais e internacionais; e a coluna “Cabral Quer Descobrir”com mais trajetórias de sucesso.

Ficha Técnica
Direção de redação: Toshio Yamasaki
Direção artística: Roger Garcia
Direção de novos negócios: Emerson Souza
Direção de cena: Fernando Cirillo
Reportagem: Renata Ribeiro
Câmera: Cleber Isler
Coordenação de produção: Luiza Brasca
Edição e finalização de imagens: Raphael Ferreira
Assistência de edição e produção: Felipe Botas.
Sobre o Comercial&Cia
Donos da marca reconhecida no mercado publicitário, Roger Garcia, Toshio Yamasaki, Emerson Souza e Bruna Calmon são os responsáveis por trazer, via rádio e televisão, aquilo que de mais relevante acontece no mercado publicitário. Na televisão, o programa Reclame é transmitido pelo Multishow e traz os melhores comerciais, os bastidores, entrevistas com os criativos, making of, reportagens e um time de colunistas formado por profissionais atuantes. No rádio, o Comercial&Cia é apresentado por João Faria, na BandNews FM.