27.4.10

Nova campanha convida os jovens a dividir Doritos no sofá


Está no ar a nova campanha de Doritos, uma das marcas mais importantes da PepsiCo, empresa que fabrica os produtos Elma Chips, Quaker e Pepsi, entre outros. A campanha é composta pelos comerciais “Besouro”, “Voz de Criança” – ambos no ar – e “Garrafa”, que estreia no fim de semana. Depois de se estabelecer no mercado brasileiro como um snack de consumo coletivo com a primeira fase da campanha “Quer dividir alguma coisa com os amigos, divide um Doritos”, a estratégia da marca agora é levá-lo para os encontros dos amigos que acontecem em casa, geralmente no sofá da sala. Pesquisas realizadas pela PepsiCo identificaram o sofá como um dos lugares da casa onde os jovens costumam se reunir para se divertir conversando, namorando e assistindo à TV, por exemplo. E Doritos quer participar desses momentos.


Três filmes dão início a essa nova etapa da campanha. Em “Garrafa”, próximo comercial a entrar no ar, a história se passa durante uma rodada do jogo da verdade, em que os participantes giram uma garrafa e a pessoa para quem ela apontar tem de responder as perguntas dos amigos, por pior que sejam. E, no caso do filme, o garoto deve ter feito alguma coisa bem esquisita.



No primeiro a estrear, “Besouro”, em 17/4, a galera está conversando animadamente, sentada no sofá e nas poltronas da sala, fazendo comentários e assistindo à TV, sem se incomodar com um besouro que ronda o grupo, com exceção de um rapaz que está visivelmente perturbado com o inseto e tenta afastá-lo com as mãos. Ao tentar pegá-lo, coloca a mão na perna da amiga. Ambos ficam constrangidos. Mas o besouro sai voando livremente. Entra o pacote de Doritos e cobre o rosto do rapaz. O locutor, em off, fala: “Quer dividir alguma coisa com os amigos? Divide um Doritos”.




Em “Voz de criança”, que está no ar desde o dia 20/4 , acontece uma cena que todo mundo já assistiu alguma vez na vida e, naturalmente, sentiu vergonha alheia: garotas e garotos estão conversando numa varanda e, de repente, a namorada de um deles desata a falar com ele com voz de criança, como se estivesse falando com um bebê. O rapaz fica visivelmente aturdido com o comportamento da moça, mas ela continua pagando o mico.

A campanha é de Pernil e de André Gola, com direção de criação de Luiz Sanches e André Kassu. Ela está sendo veiculada nas emissoras abertas e a cabo, em todo o Brasil.

Ficha Técnica – Filme
Anunciante: Elma Chips
Título: Besouro, Voz de Criança, Garrafa
Produto: Doritos
Diretor de Criação: Luiz Sanches, André Kassu
Criação: Pernil, André Gola
Produtora: Sentimental Filme
Direção: 2
Fotografia: Leonardo Ferreira
Rtvc: Luana Aghata Rodrigues, Gabriel Aguiar Dagostini
Trilha / Locutor: Menina
Montador / Editor: Talles Martins
Finalizadora: Sentimental Filme/Terracota
Atendimento: Fernão Cosi, Wilson Pereira, Calebe Ferres
Planejamento: Cintia Gonçalves, Sabrina Guzzon, Bruno Chenque
Mídia: Carla Durighetto, Marcello Binda, Guilherme Frioli
Aprovação: Carlos Ricardo, Roberto Angelino, Marta Oliveira, Thais Rua

CCPR promove Botando Banca nesta quarta-feira

Propiciar uma oportunidade de integração com o mercado para os estudantes universitários. Este é o objetivo do Botando Banca, evento promovido pelo Clube de Criação do Paraná (CCPR), cuja edição de abril acontece nesta quarta-feira (28), às 19h30, na Fnac do Park Shopping Barigui.

A agência experimental convidada é a AP2, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Tuiuti do Paraná. O portfólio com os trabalhos desenvolvidos por seus alunos será avaliado pelos profissionais convidados pelo CCPR para fazer parte da banca, sendo eles, Marcelo Amorim (Competence), Fabiano Menis (CWB Brasil), Lidianne Hupfer (Agência Valente) e Fabiano Cruz (House Cricket).

O evento é aberto ao público em geral e a entrada é franca. Outras informações no sitewww.ccpr.org.br.

Currículo dos convidados



Marcelo Amorim (Competence)
Marcelo Amorim é redator há 16 anos. Formado em Direito pela PUC de São Paulo e com pós-graduação em Criação pela USP, iniciou carreira na JWT e, ainda em São Paulo, trabalhou na Bullet, maior agência de promoção do país. No final de 1997 estabeleceu-se em Curitiba e aqui passou pela OpusMultipla, Propeg, ByVivas, e Trade. Atualmente está na Competence. Além disso, é diretor de divulgação do CCPR e desenvolve um trabalho como compositor de música popular brasileira.



Fabiano Menis (CWB Brasil)
É redator há 15 anos e, atualmente, trabalha na CWB Brasil Produção de Ideias. Formado pela ESPM/SP, passou pelas agências paulistanas Rino e Sun MRM e pelas curitibanas Grey Zest, Bronx, JWT/RMG e Master.


Lidianne Hupfer (Agência Valente)
Sócia e Diretora de Criação da Agência Valente, é formada em Publicidade e Propaganda pela PUC/PR. Hoje, além de estar à frente da criação da agência, é estudante de História Cultural na Universidade Tuiuti do Paraná.


Fabiano Cruz (House Cricket)
Formado em Processamento de Dados e Artes Visuais, foi coordenador de Marketing Digital e professor da FAO; diretor de arte pelo CITS, DBK e OpusMúltipla Comunicação Integrada, onde também atuou como diretor de criação em comunicação digital. Foi jurado em diversos festivais, entre eles: CCPR, Fórum Mundial de Comunicação Social e Prêmio RPC. Durante os últimos anos, conquistou importantes prêmios, com destaque para o de Profissional de WEB pelo CCPR no 3º e 5º anuário. Atualmente é sócio-diretor da HouseCricket Digital Direct.

Reclame mostra estratégias de venda da Nestlé e conversa com Mario D´Andrea da JWT

O próximo Programa Reclame, do dia 29 de abril, apresentado por Bruna Calmon, traz uma entrevista especial com Mario D´Andrea, integrante do Conselho Criativo Global da JWT, que fala sobre o posicionamento e trajetória desta que é uma das agências mais antigas do Brasil.

O Reclame vai mostrar também como é a venda porta a porta feita pela Nestlé e as ferramentas de relacionamento entre a empresa e suas revendedoras.

No quadro “Histórias de Settings" são apresentadas as interessantes e até engraçadas histórias de bastidores dos filmes publicitários, mostrando como é a vida de quem trabalha nesse mercado.

A coluna da Lô Politi, “Filme da Semana”, traz novidades direto do deserto do Atacama.

Reclame é exibido pelo canal Multishow às quintas 17h, com reprises às sextas 15h15, sábados 8h, domingos 3h30, segundas 7h30 e quartas 1h30.

Ficha Técnica
Direção de redação: Toshio Yamasaki
Direção artística: Roger Garcia
Direção de novos negócios: Emerson Souza
Direção de cena: Fernando Cirillo
Reportagem: Renata Ribeiro
Câmera: Cleber Isler
Coordenação de produção: Luiza Brasca
Edição e finalização de imagens: Raphael Ferreira
Assistência de edição e produção: Felipe Botas.