14.7.10

No ar hotsite sobre as 12 cidades-sedes da Copa 2014


O Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), lança, nesta quarta-feira (14), o hotsite “Seleção Brasileira das Cidades”. O produto faz parte da campanha de promoção internacional do turismo “O Brasil te chama. Celebre a vida aqui”, lançada no dia 9 de julho, em Joanesburgo (África do Sul). O site apresenta o perfil, mapas, fotos e vídeos dos principais pontos turísticos das 12 cidades que irão sediar a Copa de 2014, com versões em português, inglês e espanhol.

Para apresentar a diversidade cultural e natural do país, o site apresenta outros cartões postais que estão próximos às cidades-sedes. O espaço é interativo e interligado a redes sociais como o Facebook, o Twitter e o YouTube. Todos os pontos turísticos apresentados no site podem ser visualizados por meio do Google Maps e por imagem de satélite. Os usuários poderão fazer comentários e tirar dúvidas online sobre cada destino.

“Com a criação dessa plataforma digital, podemos entregar aos turistas informações relevantes para a divulgação das cidades que irão sediar a Copa e também sobre os destinos que estão próximos. O site poderá ajudar os usuários a traçarem o seu roteiro de viagem para 2014”, explicou o diretor de Marketing da Embratur, Walter Vasconcellos.

A campanha publicitária de promoção turística internacional, produzida para atingir cem países e cerca de 400 milhões de pessoas, é composta por filmes, peças gráficas e ações em mídias sociais que convidam o mundo a visitar o País, aproveitando a exposição do Brasil como sede de grandes eventos esportivos mundiais. Para quem quiser obter informações sobre as cidades que receberão o megaevento esportivo em 2014, o hotsite estará disponível no endereço www.braziltour.com/worldcup.

O investimento total da campanha de promoção internacional alcança US$ 30 milhões até o final de 2010 – em ações que envolvem publicidade em TVs, jornais, revistas e catálogos internacionais de operadores turísticos, ações de relações públicas com a imprensa internacional, mídia na Internet e mídias sociais, painéis em aeroportos e outdoors em 15 países, publicações e material promocional sobre as 12 cidades-sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014, aplicativos para telefone celular e promoção em eventos turísticos em cerca de trinta países.

Marcativa conquista ouro na etapa nacional do Ampro Globes Awards


Com o case Carnaval Skol Folia 2009, a agência baiana Marcativa Comunicação Estratégica foi a grande vencedora na categoria “Melhor Campanha Gerando Incremento de Volume”, conquistando ouro na etapa nacional do Ampro Globes Awards. O evento ocorreu em São Paulo no último dia 13 e contou com a participação dos sócios Aline Brault, Aline Lasza e Davi Gomes, que receberam o prêmio e comemoram a conquista de forma especial, já que o feito é inédito para uma agência baiana no competitivo mercado.

Volkswagen lança LiveTest para Amarok


A Volkswagen dará aos internautas a chance de guiar a primeira pick-up da montadora por meio do Amarok LiveTest. Criado pela AlmapBBDO, o teste oferecerá a experiência de conduzir a Amarok por uma pista de off-road sem sair de casa, usando o celular e a internet.


Durante 5 dias, mais de 200 pessoas poderão comandar a Amarok em uma pista off-road especialmente construída para o evento. O participante comandará todas as manobras da pick-up pelo celular e poderá conferir o desempenho ao vivo no hotsite criado para a ação.



Diferentemente dos vídeos apresentados em lançamentos de carros, esse hotsite trará os vídeos dirigidos pelos participantes do LiveTest com os obstáculos escolhidos pelos internautas.


Para participar do Amarok LiveTest, o usuário deve efetuar o cadastro no endereço www.vw.com.br/amarok e, caso seja escolhido, receberá uma ligação no número fornecido para a realização do teste na data previamente agendada. O cadastro pode ser feito até hoje e cada LiveTest tem a duração de 5 minutos.

Sobre a Amarok
A Amarok, modelo que marca a estreia da Volkswagen no segmento de pick-ups médias, já está na Rede de Concessionárias da empresa. A nova pick-up, desenvolvida na Alemanha e produzida na fábrica de Pacheco, na Argentina, deverá estabelecer novos padrões de tecnologia e segurança em seu segmento.

A Amarok vem equipada com motor TDI biturbo de última geração, com sistema de injeção direta de combustível, que estabelece novos padrões no que se refere a consumo e garante um excelente desempenho. O modelo também oferece os mais altos níveis de segurança ativa e passiva.

Apresentada primeiramente na versão cabine dupla Highline, a pick-up carrega em seu estilo e conceito o novo DNA de design da Volkswagen, refletido, sobretudo, no destaque das linhas horizontais, na clara definição das superfícies da carroceria e na alta precisão na montagem. O conjunto composto pelos faróis horizontais e a grade do radiador, com aletas e frisos decorativos cromados, é uma das características mais marcantes da pick-up.

Ficha Técnica – Internet
Anunciante: Volkswagen
Título: LiveTest
Produto: Amarok
Diretor de Criação: Sérgio Mugnaini
Diretor de Arte: Tiago Marcondes
Redator: Marcelo Pignatari
Assistente de Arte: Lucas Amaral
Arquitetura de Informação: Vanessa Marques, Andressa Curvelo da Silva
Produção de Evento: Melhor Eventos
Produtora de Som: Cromo.sônica
Tráfego: Ana Maria Machado
Transmissão: Sétima Arte
Produtoras: On Interactive e Jazz
Diretor de Operações: Marcelo Prais
Diretores de Tecnologia: Raphael Strada e João Lopes
Atendimento: Fernão Cosi, Vanessa Previero, Rodrigo Falcão, Carla Magro
Mídia: Ricardo Medeiros, Isabelle Fernandes, Ariane Coelho
Aprovação: Herlander Zola, Ana Paula Lobão, Marcos Mello, Fábio Souza, André Mota, Ana Teresa Menconi, Vinicius Cunha, Alan Ponce, Elisabete Marques, Cibele Camara, Ana Mota, Carlos Leite, Carla Nogueira

Protótipos do Range Rover Evoque circulam camuflados


O novíssimo Range Rover Evoque acaba de entrar em fase final de testes com centenas de modelos protótipos colocados à prova em situações extremas de condução e ambientais ao redor do planeta.


A Land Rover optou por não esconder sua operação, prática comum no mercado automotivo quando se trata de novos veículos ainda em fases finais de testes. A equipe de design colocou dez protótipos com camuflagens bastante chamativas que levam o nome de dez importantes cidades para a marca ao redor do mundo.

Geralmente, os protótipos costumam ser veículos discretos, mas estes foram feitos para ser notados. Os adesivos que envolvem os modelos possuem desenhos de apelo muito jovem, que sugerem um GPS com mapas das dez cidades consideradas cruciais para o Range Rover Evoque, entre elas São Paulo.

Cada um dos protótipos terá um desenho diferente, personalizado para cada uma das dez cidades escolhidas. Os desenhos levarão um “Olá” e o nome da cidade em idioma local como, por exemplo, “Olá São Paulo”, “Hola Madrid”, “Hello London”. A ação faz parte da estratégia global de lançamento do novo Range Rover Evoque.



A cidade de São Paulo está entre as dez escolhidas pela Land Rover como locais considerados vitais para esta ação. A megalópole brasileira terá a companhia de outras nove grandes cidades mundiais como Londres, Nova York, Paris, Milão, Madri, Berlim, Sidney, Xangai e Moscou. Os veículos camuflados serão vistos enquanto colocados à prova em todo o mundo.

Estes protótipos representam apenas uma pequena parte das centenas de veículos de pré-produção que serão avaliados rigorosamente em milhares de quilômetros para garantir que o novo Range Rover Evoque tenha os mais altos níveis de confiabilidade para sua chegada ao mercado, no final de 2011.

A equipe de engenheiros percorrerá mais de 20 países para expor o Range Rover Evoque às condições mais variadas, desde o Ártico até regiões desérticas, desde as famosas Autobahns da Alemanha, até o tráfego intenso das ruas de Tóquio.

A Land Rover também colocará à prova cerca de 120 fornecedores de peças que, juntamente com seus sistemas, passarão por 17 mil testes individuais.

“O processo de desenvolvimento é crucial para podermos finalmente lançar o veículo”, afirma Murray Dietsch, diretor de programas da Land Rover. “Temos uma equipe muito profissional de engenheiros que estão trabalhando duro para, em pouco tempo, assegurar que o Evoque tenha os mais altos níveis de qualidade”, completa.

O Range Rover Evoque é o menor, mais leve e com maior economia de combustível já produzido em toda a história da Land Rover. Ele estará à venda a partir do final de 2011, em mais de 160 países ao redor do mundo.

PeraltaStrawberryFrog assina campanha de liquidação do Rio Plaza Shopping


A campanha publicitária da liquidação de inverno do Rio Plaza é uma das primeiras ações que a PeraltaStrawberryFrog desenvolve para o shopping, cuja conta foi conquistada recentemente pela agência. Com o mote “Tudo Novo Rio Plaza Shopping: ofertas de até 60% OFF”, o shopping pretende comunicar as novidades da temporada de preços baixos, que acontece entre 15 de julho e 15 de agosto, no polo de decoração da Zona Sul do Rio.

As peças idealizadas pela agência serão veiculadas em mídia impressa e também em bancas de jornais espalhadas pela região. O shopping estará caracterizado internamente com adesivos, etiquetas e outros materiais de comunicação pensados pela agência. Os clientes ainda poderão conferir itens das lojas em liquidação que serão exibidos nos corredores do shopping.

A liquidação do Rio Plaza terá preços até 60% mais baixos e participam da temporada as lojas Celdom, Dell Anno, Fast Frame, Fast Shop, Futon Company, Mediterrani, Mirage, Provence & Cia, Rupee Rupee, Studio do Sono, Tinoc, Tok & Stok, Vimoso, Way Design e Windsor Design.

Reclame mostra o Festival de Cannes pelo olhar de um dos jurados


O Programa Reclame, atração que desvenda o mercado publicitário, vai ao ar na quinta-feira, 15 de julho e mostra o Festival de Cannes, evento mais badalado do mundo da publicidade, do ponto de vista de um jurado.

O Reclame traz uma matéria especial que vai apresentar o “diário” de um jurado, isto é, como o Festival de Cannes é percebido por Marco Versolato, Vice Presidente de criação da Y&R, integrante do júri do evento na categoria Outdoor.

Ainda no clima de Cannes, o Reclame exibe alguns dos seminários e também as considerações de Luiz Marinho, colunista do Blue Bus, sobre o Festival, além dos comentários de Alexandre Gama sobre o baixo desempenho brasileiro na categoria Films, da qual foi jurado.

Também participa do programa o colunista Marcelo Trípoli em “Trend Posts”
O Reclame é exibido pelo canal Multishow às quintas 17h, com reprises às sextas 15h15, sábados 8h, domingos 3h30, segundas 7h30 e quartas 1h30.

Exposição Bossa Nova in Marciac, no 32º Festival Internacional de Jazz in Marciac, na França

Cinco artistas plásticos brasileiros, as paulistas Eliana Minillo e Sônia Valério, e os cariocas, Zaíra de Oliveira, Denise Araripe, João Carlos Favoretto, foram selecionados pelo comissário e organizador francês Claude Martin Vaskou para participarem da exposição Bossa Nova in Marciac.


Essa exposição acontece de 31 de julho a 15 de agosto durante o 32º Festival Internacional de Jazz “Jazz in Marciac” (site: www.jazzinmarciac.com). Este festival, de reputação internacional, recebe a cada ano 200.000 pessoas neste charmoso e histórico vilarejo no sudoeste da França, cuja população local não ultrapassa os 2.000 habitantes.

A exposição Bossa Nova in Marciac, que recebe o apoio da Embaixada do Brasil na França, será montada em uma sala de exposições na Grange d’Emile -12 rue Notre Dame, no centro da cidade de Marciac, celebrando desta maneira o cinquentenário da Bossa Nova brasileira na França.

Gil Giardelli ministra curso sobre Redes Sociais e Inovação Digital em agosto na ESPM

O consultor e especialista no Mundo.com Gil Giardelli ministrará curso sobre Redes Sociais e Inovação Digital, de 10/08 a 26/08, no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana), em São Paulo.

“Durante as aulas, vamos abordar conteúdos relacionados à inovação digital, marketing no mundo.com e empreendedorismo na grande rede, entre tantos outros conceitos. O curso será uma boa ferramenta para estímulo da experiência e da criatividade, abrindo discussões, por exemplo, sobre os critérios utilizados pela nova web, denominada de Humanidade 4.0, com foco nas redes sociais”, sintetiza Gil Giardelli.

As inscrições podem ser feitas até 06 de agosto pelo endereço eletrônico http://securityserver2.espm.br/eventos/servlet/hweevn1. As aulas do curso “Redes Socias e Inovação Digital” serão ministradas às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h e incluem conhecimentos teóricos e práticos.

Residência Artística da FAAP recebe inscrições

A Residência Artística da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), localizada no Edifício Lutetia, centro de São Paulo, recebe inscrições de artistas estrangeiros ou residentes em outros estados brasileiros que estejam interessados em desenvolver projetos de artes visuais na capital paulista. O período de permanência deverá ser de dois a seis meses no primeiro semestre de 2011.

Concebida nos moldes da Cité des Arts, em Paris, que hospeda anualmente pessoas de todo o mundo, a Residência Artística da FAAP tem capacidade para receber, simultaneamente, até 10 artistas, nos apartamentos individuais dotados de cozinha e banheiro privativos. Além disso, o edifício oferece toda a infraestrutura necessária para os moradores: segurança 24 horas, lavanderia e almoxarifado, sala de convivência e uma sala de múltiplos usos, podendo ser utilizada como ateliê coletivo, sala de reuniões e projeções.

Para participar do processo de seleção, o candidato a um dos estúdios do Edifício Lutetia deve encaminhar o projeto que pretende desenvolver em São Paulo, documentos como o regulamento, carta de recomendação, currículo, portfólio e a ficha de inscrição. Além disso, deve apresentar uma proposta de interação com os alunos e professores da Fundação, uma vez que a Residência FAAP também tem o objetivo de promover a troca de experiência entre toda a comunidade artística. Essa interação pode ser por meio de palestras, workshops, parcerias, entre outras atividades.

Entre 1º de agosto 2010 e 31 de janeiro de 2011, a Residência Artística FAAP receberá também inscrições para artistas em residência no segundo semestre do próximo ano. O calendário funciona da seguinte forma: inscrições de 1º fevereiro a 31 de julho para residências no primeiro semestre do ano subseqüente; e de 1.º de agosto a 31 de janeiro para residências no segundo semestre do ano vigente. Neste ano, excepcionalmente, as inscrições foram prorrogadas até 15 de agosto.

Informações sobre toda a documentação necessária para o processo seletivo estão disponíveis no site www.faap.br/residenciaartistica. Também podem ser obtidas pelo telefone +55 (11) 3101-9492, pelo e-mail resartisfaap.info@faap.br ou pelo skype: residencia.artistica.faap.

Experiência
A Residência Artística FAAP vem se destacando internacionalmente por hospedar importantes artistas estrangeiros em especialização e desenvolvimento de projetos na cidade de São Paulo, a exemplo de Rachel Poignant, primeira artista a residir no Lutetia, logo no início das atividades do edifício, em 2005.


“O local da residência, na Praça do Patriarca, no coração da cidade, me fez entrar em contato imediato com a energia de São Paulo e me permitiu observar a cidade trabalhando, assim como sua disparidade e sua pluralidade. A qualidade desta experiência deveu-se também ao encontro com os brasileiros, sua gentileza, disponibilidade e reatividade em apoiar a realização do meu projeto artístico”, escreveu Rachel Poignant, na ocasião em que esteve hospedada.

Desde então, foram recebidos artistas vindos de diversos países, de todos os continentes, entre eles Francesco Jodice, Florian Punhösl, Lara Almárcegui, Marjetica Potrc, Georges Rousse, Shimabuku, Alberto Baraya, Susan Turcot, Meschac Gaba, Armando Tudela, Michael Müller, Ali Cherri, Haruka Kojin, Abdelssamed Binebine , Erick Beltrán, Sarnath Banerjee, Justine Triet, Gabriel Serra, Federico Lamas, Runo Lagormasino, Tove Storch, Juan Pérez Agirregoikoa, Alessandro Balteo Yazbeck; e James Thornhill e Fúlvia Carnevale, integrantes do grupo Claire Fontaine.

O artista Tonico Portela, que residiu no Lutetia em 2009, compartilha da mesma opinião de Rachel Poignant ao afirmar que a configuração do local onde a residência está situada cria condições para um contato mais intenso com o centro da cidade e com as diversas manifestações de rua que acontecem diariamente. “É um ponto estratégico também para se locomover para boa parte da cidade, seja de ônibus ou de metrô”, acrescenta.

“É inegável a contribuição que uma residência artística dá não só ao nosso processo artístico, mas também a nossa condição humana, pois nos vemos diante de situações das mais diversas tipologias. Daí podermos vivenciar o quanto a relação arte-vida é pulsante e que nem sempre a percebemos com facilidade. Ações de deslocamento, deambulação e flanagem passaram a fazer parte do meu cotidiano, criando condições favoráveis para a fruição e apreensão do entorno urbano”, acrescentou o artista, que é natural da Bahia (BR).
Patrimônio

Patrimônio histórico e cultural da capital paulista, o Edifício Lutetia é referência em cultura em sua própria estrutura. Situado a 100 metros da sede da Prefeitura de São Paulo, foi idealizado pelo arquiteto Ramos de Azevedo e inaugurado na década de 1920. Em 1992, foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP).

Em 2004, a fachada e algumas áreas internas do edifício passaram por restauração. Em 2005, o Lutetia foi reinaugurado, mas continuava em processo de restauração. As obras de seus oito andares foram finalizadas em 2006. Já em 2010, o prédio recebeu “retrofit” em sua iluminação de fachada. O novo sistema prima pela inovação tecnológica e sustentabilidade energética, uma vez que os recursos utilizados consomem metade da energia das lâmpadas convencionais. O projeto luminotécnico foi desenvolvido pelo Engenheiro Plínio Godoy, responsável pela iluminação do Teatro Municipal, Museu do Ipiranga, Tribunal de Justiça e Ponte Estaiada, todos em São Paulo.

Os dois primeiros andares do Edifício Lutetia são reservados para exposições do Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB-Centro). Os demais andares contam com dez amplos estúdios (69m2 ou 79m2) para acomodação dos artistas que ficam hospedados.

Residência Artística FAAP – Edifício Lutetia
Período das Inscrições: até 15/08/10 – residências no 1º sem. de 2011
De 1º/08/10 a 31/01/11– residências no 2º sem. de 2011
Taxa de Inscrição: R$ 75,00 - brasileiros
USD 50,00 - estrangeiros
Endereço: Praça do Patriarca, 78 – Sé
01002-010 – São Paulo/SP – Brasil
Email: resartisfaap.info@faap.br
Telefones: +55 (11) 3101-9492 / 1776
Skype: residência.artistica.faap

Sony Cyber-shot vai do Coliseu às Pirâmides do Egito


Nessa semana o programa exibe o making of da campanha feita para comunicar a nova Cyber-shot da Sony. O filme “Distâncias” foi gravado no Coliseu na Itália, e nas Pirâmides do Egito, no Cairo.

A agência responsável pela campanha foi a Dentsu Latin America. “A gente tinha que trazer pra dentro da campanha todo o conceito da Sony, que é o make.believe, que tudo que você acredita, pode fazer acontecer”, diz Alec Cuchiaro, Diretor Executivo da Dentsu.

O filme conta com a peculiaridade de ter sido quase todo gravado com as Cyber-shots. Além da própria câmera digital anunciada no filme, foram utilizadas duas outras câmeras Sony mais sofisticadas.

Carlos Paschoal, Gerente de Marketing Digital Image Sony, explica, “queríamos passar a mensagem de uma forma agradável, não simplesmente enfatizando nossos features. Foi uma campanha muito pouco técnica, mas que atraísse nosso consumidor final, com uma linguagem simples e que entregasse para ele uma mensagem bem clara”.

O filme tem uma pegada de humor e contou com um ator bem engraçado. “As pessoas que estavam por perto paravam de olhar a atração turística para olhar para o ator”, conta Felipe Gama, Diretor de Criação da Dentsu. A Produtora foi a Zeppelin Filmes e o diretor, Rodrigo Pesavento.

Veja o resultado das cenas gravadas pelas câmeras Cyber-shots da Sony.

Acesse http://www.avesso.com.br/site/?p=2080 e confira os bastidores dessa produção inédita no Brasil.

LG e Escola Panamericana de Arte anunciam vencedor de concurso de design



A LG Electronics, em parceria com a Escola Panamericana de Arte premiou na última semana o aluno Bruno Cavenaghi da Cruz, no concurso de design para Home Theaters promovido pelas duas instituições.


O projeto foi escolhido por especialistas em design da LG e professores da Escola Panamericana, que avaliaram os trabalhos nos quesitos criatividade, estética e viabilidade técnica. Utilizando como conceito o “Pau Brasil”, o vencedor desenhou as partes que compõem um Home Theater com as formas da árvore símbolo do país. “Além da inspiração no Pau Brasil, quis explorar o desenho da fauna e flora brasileira para dar novas formas ao aparelho”, explica o aluno vencedor.
“O trabalho do Bruno representa precisamente o objetivo do concurso, que foi contextualizar o produto na realidade da cultura brasileira”, completa Rafael Gris, gerente de produtos de Áudio e Vídeo da LG.

Além de R$ 5 mil, Bruno foi surpreendido com um prêmio extra. Presente no evento, Chris Yi, presidente da LG no Brasil, ofereceu ao estudante a oportunidade de visitar o Design Center da LG na Coreia e conhecer como os especialistas da empresa desenvolvem novos produtos.

Ao todo, 38 projetos desenvolvidos por estudantes dos mais variados cursos da instituição foram selecionados. Os desenhos apresentados usaram novos conceitos e idéias inusitadas de design para criar produtos da linha de Home Theaters da marca no Brasil.

Essa é a primeira vez que a LG realiza um projeto desse tipo no mundo e o Brasil foi escolhido por ter grande destaque na área de criação de design. Segundo Gris, a ação trará muita visibilidade ao País e servirá como benchmark para outros projetos similares na empresa ao redor do mundo. “A parceria é mais uma iniciativa pioneira da LG na busca pela excelência no desenvolvimento de produtos que se adéquam ao estilo e à cultura de cada país”, conclui.

De acordo com o executivo, o trabalho vencedor será analisado pelos designers da LG na Coreia para avaliar a possibilidade do projeto tornar-se um produto final. O objetivo é oferecer equipamentos personalizados que aliam inovação estética à tecnologia inteligente da LG, considerando as particularidades do consumidor brasileiro.

Jovens de diversos países discutem Patrimônio Cultural

Jovens de 19 países participam do Fórum Juvenil do Patrimônio Cultural entre os dias 16 e 26 de julho, em quatro cidades brasileiras. A iniciativa reunirá até 45 participantes na faixa etária de 18 a 24 anos, selecionados a partir da avaliação de pequenos projetos educativos de sua autoria, voltados a temas do Patrimônio Cultural.


O Fórum, promovido pelo Ministério da Cultura, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Federação Brasileira dos Albergues da Juventude, tem como objetivos a troca de experiências e a apresentação de ferramentas educativas centradas no envolvimento de comunidades, na construção coletiva de conhecimentos e na apropriação social sustentável dos bens do patrimônio, que são referências para a afirmação e a valorização da diversidade e das identidades culturais existentes no país.

Conhecer patrimônios
No dia 16, será feita a primeira parada. O local é a cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná. Os jovens irão conhecer as Cataratas do Iguaçu, um patrimônio natural de extrema importância, não apenas pela sua imponência, como também por ser uma área preservada de um dos biomas mais ameaçados das Américas, a Mata Atlântica.

Na mesma ocasião terá início a oficina de registro audiovisual - com duração durante os dez dias de Fórum. A iniciativa será desenvolvida pelas equipes da Rede de Casas do Patrimônio do Iphan, junto a seus parceiros locais, e coordenada pelo músico e produtor cultural André Magalhães, juntamente com a equipe da TV Ufop, de Ouro Preto/MG, TV Casa Grande, de Nova Olinda/CE, e da Casa do Patrimônio de Pernambuco.

De Foz do Iguaçu, os jovens seguem, no dia 19, para a região que guarda a história da ocupação de uma vasta região do Brasil, da Argentina e do Paraguai – as Missões. A próxima parada será a cidade de Goiás, no dia 21, antiga capital do estado de Goiás, considerada um dos patrimônios mundiais mais importantes dentre os testemunhos urbanos da colonização portuguesa, nas regiões produtoras de ouro do interior do Brasil.

No dia 23, a caravana chega à Brasília, última etapa da viagem. A cidade será apresentada aos jovens em todas as suas facetas, contradições, belezas e desafios. No dia 24, à noite, eles se reunirão no auditório do Royal Tulip Brasília Alvorada, local de realização da 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, encontro anual promovido pelo Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que se iniciará no dia seguinte, para a plenária final do Fórum.

Nesta noite, os participantes irão produzir um documento final e apresentar uma prévia do material produzido ao longo das oficinas nos dez dias de viagem. Aos projetos vencedores será entregue o Prêmio HI-Christina Cameron Youth Award in Brasilia, oferecido pelos Albergues da Juventude. Além disso, será inaugurada a exposição com os registros produzidos durante o Fórum. A noite se encerra com o espetáculo “A Rua do Vídeo”, d’Abanda (Fundação Casa Grande/CE).
Em 25 de julho, dia da abertura da 34ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, os trabalhos da oficina de audiovisual serão exibidos a todos os participantes. Será o momento no qual todos os jovens poderão apresentar ao Comitê suas questões, impressões e expectativas com relação às políticas de salvaguarda do Patrimônio Cultural na região em que vivem, e no mundo.

Participantes do Fórum Juvenil
Serão 27 representantes selecionados de cada um dos estados brasileiros e mais 18 provenientes dos países convidados de idioma português ou espanhol da América do Sul, África, Ásia e Europa. São eles Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Portugal, Espanha, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial e Timor Leste.

Com a exceção de Portugal e Espanha, a abrangência do encontro adota como base o conjunto de países que serão atendidos pelo Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio, unidade de referência internacional reconhecida pela Unesco. O Centro está em fase de implantação no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.

Além de estudantes, o Fórum congregará líderes comunitários, membros de associações vinculadas às localidades onde existem bens do Patrimônio Mundial e sócios da rede internacional de Albergues da Juventude.

Comitê do Patrimônio Mundial
O Fórum Juvenil do Patrimônio Cultural antecede a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, encontro anual promovido pelo Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que será sediado em Brasília de 25 de julho a 3 de agosto. É a segunda vez que a capital brasileira recebe a Sessão. A primeira foi em 1988, um ano após o seu reconhecimento como Patrimônio Mundial.

A 34ª Sessão será uma reunião de 12 dias, ocasião em que mais de 180 delegações dos países participantes vão discutir sobre as novas candidaturas de inscrição na Lista do Patrimônio Mundial, além de analisar o estado de conservação e de risco daqueles que já são declarados Patrimônio da Humanidade.

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, é o atual presidente do Comitê do Patrimônio Mundial. Estima-se que cerca de 800 representantes de todos os países estejam em Brasília para a reunião.

HQM Editora estreia selo de mangás com três lançamentos

No dia 17 de julho, no Anime Friends 2010 Special Edition, que acontece este mês em São Paulo, a HQM Editora traz três novos lançamentos: Who Fighter e O Coração das Trevas, Vitral e O Príncipe do Best Seller.




Who Fighter e O Coração das Trevas é a estreia do cativante trabalho de Seiho Takizawa no Brasil, em uma intensa coletânea de "contos estranhos" de guerra!



Já Vitral e O Príncipe do Best Seller são duas produções brasileiras realizadas pelo Futago Studio, das autoras Shirubana e Soni, no melhor estilo dos mangás japoneses.

Os previews podem ser conferidos no endereço www.hqmeditora.com.br.

Próximos lançamentos
- Xaxado e sua Turma #3 e 4
- Senninha e sua Turma #9
- Classics Illustrated - Volume 1: Alice Através do Espelho - adaptado por Kyle Baker
- Os Mortos-Vivos - Volume 5: A Melhor Defesa - de Robert Kirkman e Charlie Adlard
- Kickback - de David Lloyd, o artista de V de Vingança
- Estranhos no Paraíso: Santuário - de Terry Moore
- Retro City - Almanaque 1939 - de Maurício Dias e Dinamo Studio
- Leão Negro - Série Origens - Volumes 4 e 5 - de Cynthia Carvalho e Ofeliano de Almeida