16.7.10

Exposição Poor-Art


A IQ ART Gallery do Espaço Cultural Chakras, em parceria com a marchand Livia Doblas, apresenta a partir do dia 3 de agosto, às 19h30, a exposição Poor-Art, do artista plástico Flavio Rossi. Entre pinturas e esculturas, a mostra reúne 18 obras que têm como suporte objetos retirados das caçambas de lixo espalhadas pela cidade.

Rejeitados pela perda aparente de suas funções, latinhas de alumínio, sacolas plásticas, papéis, entre outros, são reconstruídos em uma nova estética e adquirem nova funcionalidade, como elementos da linguagem visual, em obras que também contemplam pinturas em tinta.

Flavio Rossi tem sido considerado uma revelação no mundo das artes plásticas, o que se atribui à sua versatilidade, inovação e criatividade. Com técnicas mistas, como spray e tinta acrílica sobre madeira, tela e vidro, suas obras impactam com as cores intensas e vibrantes e com a incrível linguagem que imprime aos objetos retirados do lixo, o que pode ser atestado nas curiosas reproduções de figuras humanas que compõe o acervo do artista. O trabalho de Rossi tem despertado o interesse de galerias estrangeiras, o que lhe rendeu recentemente uma mostra individual em Londres.

Ao longo de toda a vernissage, no dia 3 de agosto, será exibido no lounge do Espaço Chakras um vídeo que traz cenas da rotina de Flávio Rossi durante o processo de criação, além de depoimentos acerca de sua obra. “Nesta exposição, conseguimos mostrar a versatilidade, humor e a alma do artista, que sobressaem até para os espectadores menos atentos!”, diz Livia Doblas, marchand do artista.

Sobre Flavio Rossi, por Ziraldo
"Nessa exposição de Flavio Rossi, vocês vão estar diante de parte da obra de um - exatamente - artista – brasileiro! O que transforma um ser habilidoso e criativo em Artista é uma coisa chamada talento. Puro mistério! Posso, porém, dar algumas dicas sobre o que é talento, essa capacidade que determinadas pessoas têm de realizar, de forma excepcional, a vocação de seu espírito. O mistério está em que não há explicação ao nosso alcance que nos faça entender quando é que alguém é alcançado por esta qualidade humana. O que posso dizer mais, para que se entenda a arte de Flavio Rossi, é que, dificilmente, o verdadeiro talento vem desacompanhado de outra de nossas tendências de comportamento , que é a obsessão. Foi o que o Djavan, talentosíssimo músico popular brasileiro , explicou na letra de uma de suas canções : ele havia recebido “a dádiva de ter nascido ávido” . O Menino Rossi recebeu também essa dádiva e tem , ao longo de sua vida – sou uma testemunha um pouco distante, mas não alheia – mergulhado de alma e de corpo inteiro no mistério de colocar na tela ou no papel , as cores e formas de uma arte que ele não aprendeu de ninguém , porque o que ele faz é samba : “não se aprende no colégio” . Esse capetinha é da mesma idade do Menino Maluquinho , um ano mais velho se tanto . Ele virou esse cara legal!

POOR-ART
De 3 de agosto a 3 de outubro.
Artista: Flavio Rossi
De terça a quinta, das 12h à 1h; sexta e sábado, das 12h às 2h; domingo, das 12h à 0h
Local: IQ Art Gallery, do Espaço Cultural Chakras
Estacionamento: a partir de R$ 10
Endereço: Rua Dr. Melo Alves, 294, Jardins – São Paulo – SP.
Tel. (11) 3062-8813
www.chakras.com.br

Estudantes universitários podem concorrer a 6 mil reais para produzir projetos artísticos

Estão abertas, até o dia 20 de agosto, as inscrições de trabalhos artísticos multimídia a serem produzidos e apresentados durante o 4ª CONTATO – Festival Multimídia de Rádio, Cinema, TV e Arte Eletrônica, que acontece entre os dias 7 e 12 de outubro, em São Carlos. O concurso "Contato Universitário" é uma chamada de projetos artísticos propostos por estudantes de graduação e pós-graduação de todo o Brasil.


O objetivo da iniciativa é possibilitar que a criação multimídia de estudantes universitários se concretize e, para isso, o 4º CONTATO selecionará projetos para coprodução e exibição durante o evento. A chamada de trabalhos busca viabilizar a realização de obras artísticas que mesclem vários suportes de criação multimídia como áudio, vídeo, performance, instalação, artes transdisciplinares, dentre outros. No total, serão contemplados até quatro trabalhos artísticos, sendo que o investimento máximo nos projetos será de R$ 6 mil, somando-se todas as premiações.

As propostas de trabalhos artísticos universitários devem abordar o tema do 4º CONTATO. Neste ano, o Festival tenta incorporar a colaboratividade em todas as suas instâncias, desde a organização do evento, percorrendo todas as atividades da programação, adotando como lema "Ou colaboramos ou evaporamos". O tema pretende discutir o aspecto colaborativo na construção de conhecimentos, permitindo encontros em que as diversidades coletivas e individuais sejam impulsionadas a se construir e a valorizar o coletivo.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail contatoaberto@gmail.com e pelo envio postal de documentação obrigatória complementar. Todas as informações para inscrição estão disponíveis no site www.contato.ufscar.br. A divulgação dos trabalhos selecionados será feita no dia 31 de agosto no site do Festival.

O 4º CONTATO, promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), fomenta o cenário cultural da cidade e da região central do Estado de São Paulo. O Festival oferecerá em outubro atividades gratuitas para todas as idades como shows, sessões de cinema, mostras de arte eletrônica, oficinas e diversas outras atividades de estímulo à criatividade e à vivência artística.

Informações completas sobre o Contato Universitário estão disponíveis no site www.contato.ufscar.br.

Estrela apresenta Super Banco Imobiliário


Os cartões de crédito e débito vêm ano a ano levando vantagem sobre o uso do dinheiro em papel. Esta tendência do mercado e da vida adulta influencia as crianças que agora poderão aprender a lidar com o dinheiro de plástico brincando com o Super Banco Imobiliário. O clássico jogo da Estrela, que está no mercado brasileiro desde 1944, substituiu as notas coloridas de papel pelo cartão de crédito.

“Ao longo da história dos brinquedos, percebe-se que eles refletem o comportamento, a moda e os costumes de sua época. Hoje, quando a criança acompanha seus pais às compras, percebe que grande parte dos pagamentos é feita em cartão. Na hora da brincadeira, os pequenos querem reproduzir esta atitude dos seus pais, que são suas grandes referências”, afirma Carlos Tilkian, Presidente da Estrela.

Não são apenas os pais de classes mais altas que trocaram o dinheiro pelo cartão na hora de efetuar seus pagamentos. Estudo da Fecomercio RJ/ Ipsos divulgado em junho deste ano aponta que o uso do cartão nas classes C e D/E aumentou entre 17 e 20 pontos percentuais de 2009 para 2010.

“Em uma indústria como a de brinquedos que é movida pela novidade e que cada vez mais precisa de elementos eletrônicos para despertar a atenção dos consumidores, não poderíamos deixar de nos atentar para esta tendência. O Banco Imobiliário é o principal produto de um filão – o de jogos de tabuleiro e ação – que ocupa cerca de 25% do nosso faturamento e por isso foi o escolhido para trazer a máquina de cartões”, conta Aires Leal Fernandes, Diretor de Marketing da companhia.

O Super Banco Imobiliário funciona assim: todos os competidores começam com um crédito de $25 mil. As compras de imóveis e companhias são debitadas do cartão de crédito, de acordo com as aquisições de cada participante. Quando um jogador tem que pagar ao outro, os dois cartões passam pela máquina. Um para ter o valor debitado e outro para receber seus créditos.
Quem já brincou de Banco Imobiliário, aliás, sabe que uma das jogadas mais lucrativas em uma partida é a compra de uma companhia, seja de navegação, aviação, viação ou ferroviária. Agora as companhias de transporte do tabuleiro foram substituídas por companhias de verdade. No Super Banco Imobiliário é possível fazer transações com ações de marcas como Vivo, Itaú, TAM Viagens, NIVEA, Ipiranga e Fiat.

O Banco Imobiliário, em sua nova versão, tem como grande parceira a MasterCard na substituição das cédulas por uma máquina semelhante à de verdade. Para a MasterCard, o jogo é uma inovação. “O que nos atraiu ao projeto foi a possibilidade de promover a substituição do dinheiro por meios eletrônicos de pagamento que são mais convenientes, seguros, práticos, e facilitam a vida das pessoas”, explica Beatriz Galloni, Vice Presidente de Marketing da MasterCard Brasil e Cone Sul.

Além disso, a marca também está presente no Super Banco Imobiliário com dicas de seu programa de educação financeira Consumidor Consciente, um importante elemento para que as crianças possam, de maneira atrativa e divertida, aprender conceitos de administração financeira, contabilidade e de como poupar. Desta maneira, é possível que estas questões façam parte do cotidiano da criança permitindo, assim, a utilização do jogo como um instrumento de educação financeira.

A NIVEA, também presente no tabuleiro do novo jogo, concorda. “Apoiamos a iniciativa da Estrela no lançamento do Super Banco Imobiliário por ter um pensamento alinhado com o objetivo maior de unir educação financeira, consumo responsável e entretenimento”, avalia Maria Laura Santos, Diretora de Marketing da marca.

Há tempos a Ipiranga desenvolve uma série de iniciativas voltadas para os jovens e o patrocínio deste popular jogo se alinha com a política de aproximação com esse público. No jogo, é possível imitar situações reais, abastecer e pagar com cartão de crédito, uma das formas de pagamento mais utilizadas nos postos Ipiranga. “É inovador, atual e divertido. A Ipiranga não podia deixar de participar de uma iniciativa como essa”, explica Ricardo Maia, Diretor de Marketing da companhia.

O Itaú viu nesta nova versão do jogo uma grande oportunidade de se aproximar de crianças e jovens orientando, de forma lúdica, como usar o dinheiro de maneira consciente. “Com o jogo, é possível passar a mensagem de que o dinheiro é um recurso escasso e que as decisões envolvendo seu uso - compra, investimento, poupança etc. – refletem diretamente no sucesso que a criança ou o jovem terá na profissão, com a família e em seus sonhos de consumo. O melhor investimento que podemos deixar para as crianças é a educação financeira”, afirma Cristiane Magalhães, Diretora de Marketing de Negócios do banco.

A Fiat tem buscado uma interação com o consumidor final não apenas através dos meios tradicionais de comunicação, físicos ou eletrônicos, mas também em momentos diversos do seu cotidiano. “A presença da nossa marca no Banco Imobiliário é uma oportunidade de reforçar a nossa imagem junto ao público jovem, que é plenamente identificado com os nossos produtos. A parceria com a Estrela soma-se à estratégia da Fiat de ampliar os seus canais de relacionamento com o público, com meios e conteúdos diferenciados e que tenham maior empatia na interlocução”, afirma o Diretor de Publicidade e Marketing de Relacionamento da Fiat João Batista Ciaco.

A TAM Viagens também busca novas ferramentas para interagir com o consumidor. "Com a participação da TAM Viagens no Super Banco Imobiliário, queremos levar a magia das viagens para o universo infantil. Os jogadores poderão conhecer nossa empresa, além de ser uma ótima oportunidade para fidelizar futuros clientes", revela Sylvio Ferraz, diretor da TAM Viagens.

Para a Vivo, o lançamento do Super Banco Imobiliário é uma ação divertida e lúdica. “Ele estimula pessoas de todas as idades a brincar de forma humana e inteligente, além de permitir a aprendizagem de conceitos de sustentabilidade financeira”, afirma Cristina Duclos, Diretora de Imagem e Comunicação da Vivo.

O Super Banco Imobiliário será encontrado nas lojas por R$ 129,90.

CCZ abre vagas para RTV e assistente de RTV

A agência curitibana CCZ Comunicação procura profissionais para vagas de RTV e de assistente de RTV. Para a primeira é necessária experiência mínima de três anos na área; para a segunda, a agência busca profissionais com noções administrativas, como controles, organização de documentos, conferência de materiais e prazos; habilidade no atendimento a clientes; experiência em trabalhar com varejo, exclusivamente conferência e revisão de ofertas; e disponibilidade de horários. Interessados devem encaminhar currículo informando no título da mensagem o nome da vaga para rh@cczcom.com.br.

Stock Car para iPhone


Com o objetivo de aproximar ainda mais os apaixonados pela principal categoria do automobilismo nacional, a Cosan Combustíveis e Lubrificantes, detentora do uso das marcas Esso e Mobil no Brasil lança, por meio da Marca Esso, um novo aplicativo para iPhone que trará todas as emoções da Stock Car.


A principal ferramenta é o "livetiming" na qual o usuário acompanha ao vivo todos os tempos e a classificação dos pilotos durante os treinos e corridas. Além disso, é possível ter acesso a todo o conteúdo informativo da categoria como notícias, perfis dos pilotos, calendário, informações das pistas, resultados, classificação, raio-x do carro, regras e curiosidades.


O aplicativo possui um dispositivo de geolocalização para identificar no mapa todos os pontos de venda de ingressos a cada etapa das corridas e traça, ainda, a rota do local, desde onde o usuário se encontra até um ponto de venda mais próximo. A seção dedicada ao perfil de cada piloto conta com informações detalhadas, galerias de fotos, gráficos de desempenho, bem como a posição e pontuação atual no campeonato.

Trata-se de uma iniciativa pioneira por ser o primeiro aplicativo oficial de uma categoria brasileira de automobilismo. "Além de reforçar nosso posicionamento de tecnologia, estamos oferecendo gratuitamente uma ferramenta na qual os consumidores e fãs da Stock Car irão interagir constantemente com a marca Esso e o campeonato, uma vez que são informações relevantes e atrativas para os admiradores do automobilismo" afirma Lauro Klas, Gerente de Marcas da Cosan Combustíveis e Lubrificantes.




"Ao baixar o aplicativo todos poderão acompanhar ao vivo os tempos oficiais dos treinos e corridas de qualquer lugar, além de se atualizar com notícias sobre a categoria", destaca Maurício Slaviero, diretor-geral da Vicar, promotora da Stock Car.

TRANSFER arte urbana & contemporânea. transferências & transformações


O Santander Cultural apresenta TRANSFER, uma representativa mostra de arte urbana e contemporânea, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo. De 18 de julho a 12 de setembro, a iniciativa oferece um amplo olhar sobre o tema por meio de mais de 300 obras assinadas por seres criativos que surgem de várias áreas de expressão e transformam em arte suas linguagens. TRANSFER é um ponto de partida para explorar e discutir um novo processo cultural ainda pouco estudado e documentado, que conquista cada vez mais reconhecimento na sociedade e une-se ao circuito de exposição, discussão e comercialização da arte contemporânea.

O ambiente multidisciplinar da mostra expõe pintura, desenho, arquitetura, fotografia, música, vídeo, registros de intervenções urbanas e performances de skate, e resgata desde obras e artefatos seminais do underground até o que existe de mais atual na produção artística relacionada ao universo da arte urbana. Além de uma importante representação de artistas brasileiros, a mostra traz uma impactante produção norte-americana. Trata-se de uma seleção de trabalhos e artefatos de artistas integrantes da exposição itinerante Beautiful Losers, além de instalações in loco criadas especialmente para TRANSFER, destacando a relação de influencias entre os dois países.

TRANSFER está organizada pelos eixos Intervencionistas, Mauditos, Autoindicados e Beautiful Losers, e inclui instalações e murais criados in loco, além de um experimento de arquitetura skatável. No espírito do it your self (faça você mesmo), a arte urbana apresentada na exposição tem trabalhos de artistas que usaram as ruas para se expressar, criaram seus próprios veículos de comunicação, redes de distribuição e valores estéticos.

Os artistas presentes em TRANSFER não representam um movimento organizado, não compartilham manifesto e muitos nem conhecem uns aos outros. Para cada um deles, existe um microcosmos com histórias diferentes do padrão, ambientes culturalmente ricos e redes alternativas que mercem atenção. No DNA da mostra, está o sentimento de que qualquer pessoa pode se expressar e evoluir com seus próprios meios, de forma independente.

A curadoria coletiva de TRANSFER tem Lucas Ribeiro “Pexão” na coordenação geral, ao lado dos curadores Fabio Zimbres, Alexandre Cruz “Sesper” e Christian Strike em eixos específicos. Para o curador Pexão, “TRANSFER é o momento de mostrar a complexidade e riqueza da arte urbana brasileira, lidar com sua história que ainda é difícil de rastrear, e pensar no seu papel dentro do panorama da arte contemporânea. As raízes da arte urbana vão muito além do graffiti.”

TRANSFER arte urbana e contemporânea, transferências e transformações acontece no recém lançado Pavilhão das Culturas Brasileiras. O projeto dialoga com a mostra Puras Misturas, inaugurada em abril que faz renacer uma visão de processo histórico sobre a arte popular no País. Para Carlos Augusto Calil, Secretário Municipal de Cultura de São Paulo, “a chegada de TRANSFER ao Pavilhão das Culturas Brasileiras complementa a proposta do novo espaço museológico do Parque Ibirapuera de celebrar a riqueza e diversidade da nossa cultura. Em Puras Misturas, em cartaz no local desde abril deste ano, estão presentes as formas de arte erudita, popular e indígena e com esta mostra multidisciplinar de arte urbana o panorama fica completo”.

“A parceria entre o Santander Cultural e a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo para a realização de TRANSFER é fundamental. Juntos trabalhamos para viabilizar um projeto que se propõe a expandir a visão da arte urbana e a promover uma interação entre pensadores, artistas, educadores, comunicadores, especialistas diversos e o público em torno da reflexão das linguagens contemporáneas da arte e das relações humanas nas metrópoles. Elas espelham experiências que ampliam o espaço da arte na sociedade e a relação das pessoas com a cidade”, destaca Liliana Magalhães, superintendente do Santander Cultural.

O portal www.transfer.art.br reúne informações e notícias relacionadas ao universo da mostra. O website funciona também como ferramenta de relacionamento para artistas e púbico em geral, interligado a redes sociais como Twitter, Facebook e Flickr.

Serviço
TRANSFER arte urbana & contemporânea. transferências & transformações

18 de julho a 12 de setembro de 2010.
De terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada até as 17h.
Ambiente acessível. Entrada gratuita.

Pavilhão Das Culturas Brasileiras (ex-Prodam)
Parque Ibirapuera,
Rua Pedro Alvares Cabral, s/nº
São Paulo - SP
Estacionamento disponível pela entrada do portão 10

Creata Brasil comemora o sucesso da promoção Palpite Campeão do McDonald’s


Foram cerca de dois milhões de pageviews no site da promoção Palpite Campeão, da rede de restaurantes McDonald’s, que foi implementada pela agência Creata em 16 países da América Latina: Brasil, Argentina, Uruguai, Peru, Colômbia, Puerto Rico, Costa Rica, Chile, Equador, Paraguai, Venezuela, Panamá, Aruba, Curaçao, Martinique e Guadalupe.

E o Brasil sagrou-se campeão: foi o País no qual mais palpites foram registrados. O segundo lugar ficou para a Argentina, seguida pela Venezuela. No Brasil, a promoção foi vinculada à comercialização dos sanduíches Favoritos da Copa e alavancou em 17% as vendas dos 577 restaurantes da rede no período da promoção.

Segundo Alexandre Machado, gerente de marketing digital da Creata Brasil para McDonald’s, “a plataforma digital desenvolvida pela Creata foi fundamental, já que essa foi a ferramenta de interação do consumidor com a promoção.”

Para o Antonio Marchese, gerente de marketing do McDonald's, “esta foi a maior promoção já feita pela rede no Brasil. Tendo em vista, o relacionamento com milhares de clientes, que cadastraram mais de 256 mil palpites. A ação levou o público, que freqüenta nossos restaurantes, a interagir em mais um canal de comunicação do McDonald’s, o website desenvolvido especialmente para esta campanha.”

Os usuários previamente cadastrados podem acompanhar os resultados da promoção no site www.mcdonalds.com.br/palpite.