29.7.10

Exposição Mônica: a criação do personagem brasileiro


A partir de 9 de agosto no Espaço Cultural Citi da Avenida Paulista

O Espaço Cultural Citi, a galeria de arte da Avenida Paulista, apresenta, a partir de 9 de agosto, a mostra inédita Mônica: a criação do personagem brasileiro, que traça o percurso de sucesso da obra do desenhista Mauricio de Sousa, desde os esboços de sua principal personagem até sua repercussão internacional.

A exposição tem diversas facetas: a parte histórica, desde a concepção de Mônica, o desenvolvimento do desenho, as primeiras tiras e revistas; a difusão internacional de Mônica e sua turma (Cebolinha, Cascão, Magali, Franjinha e tantos outros) dos primeiros passos até o sucesso atual, com exemplares originais de revistas editadas na Noruega, Itália, Indonésia, Vietnã, Espanha, Portugal, Japão, Inglaterra, Alemanha e outros países.

Também estarão expostos prêmios importantes recebidos por Mauricio de Sousa, como o Yellow Kid, o Oscar das histórias em quadrinhos. A importância do desenhista é evidenciada ainda pelos grandes colegas, do mundo inteiro, que o homenagearam desenhando Mônica e sua turma. Destaque especial para o genial Will Eisner (de The Spirit, entre outros), os italianos Milo Manara (o mestre dos quadrinhos eróticos) e Hugo Pratt (de Corto Maltese), Yuko Yamaguchi (de Hello Kitty) e Joe Kubert (DC Comics).

Serão exibidos em monitores de TV diversos desenhos animados de Mônica e sua turma dublados em vários idiomas. E ainda nove esculturas assinadas por Mauricio de Sousa com reinterpretações de obras de arte com os personagens da Turma da Mônica.

A exposição tem curadoria de Jacob Klintowitz e ficará aberta ao público até 24 de setembro de 2010.

O Espaço Cultural Citi é uma galeria pública visitada mensalmente por cerca de 50 mil pessoas que trafegam entre a Avenida Paulista e a Alameda Santos. O espaço mantém a sua vocação de mostrar obras de arte no centro vital de São Paulo. Desde 2005, passaram por ali as obras de nomes consagrados, como Rubens Gerchman, Luiz Paulo Baravelli, Gregório Gruber, Romero Britto, Newton Mesquita, Odetto Guersoni, Ivald Granato, Takashi Fukushima, Caciporé Torres, Sérgio Lucena, Antonio Peticov e a ceramista Shoko Suzuki, além de jovens que se firmam, como Luciana Maas, Mauricio Parra, Carola Trimano e Manu Maltez.

A mostra Mônica: a criação do personagem brasileiro ficará aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas; aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 17 horas. A entrada é gratuita. O Espaço Cultural Citi fica Av. Paulista, 1111, Térreo – (11) 4009.3000. O acesso a pessoas com deficiência física é pela Alameda Santos, 1146.

A criação de um personagem brasileiro, por Jacob Klintowitz
Talvez a mais difícil tarefa da ficção seja a criação de um personagem. Não sabemos bem o que torna vivo e verídico um ser que nasce da imaginação, mas o reconhecemos quando está diante de nós. Não há qualquer dúvida de que D. Quixote de La Mancha é real e nosso velho amigo. Também Sherlock Holmes, este esquisito senhor inglês, está de pé diante de nós. Alice no país das maravilhas, Tarzan, o Superman, Gulliver na terra dos pigmeus, podem ser inverossímeis, mas nós acreditamos neles.

E os personagens brasileiros, para ficar na área da comunicação, têm longa tradição no nosso imaginário, como é o caso do Amigo da Onça, Saci Pererê, Primo Altamirando, Menino Maluquinho, Jeremias, o bom, Jerônimo, o herói do sertão, Emilia, Narizinho, Visconde de Sabugosa, Odorico Paraguaçú, Professor Raimundo, Fradinho, entre tantos outros. E esta incrível Mônica, invenção do Mauricio de Sousa, que tem andado pelo mundo a falar das coisas infantis.

Não sei de nenhum outro personagem nacional que tenha percorrido o planeta com tanta aceitação. A Mônica, como outros personagens criados por Mauricio de Sousa, anda na contramão da maioria das histórias em quadrinhos. Na Europa, nos Estados Unidos e na Argentina, os mais brilhantes desenhistas têm inventado personagens infantis comoventes, que contam do mundo em que estamos vivendo: são crianças desoladas, amargas, competitivas, solitárias, confrontadas com um universo social sem perspectivas humanísticas. O seu humor é brilhante e refinado, mas cético e sem esperança.

No mundo criado por Mauricio de Sousa, as crianças são alegres, engraçadas, envolvidas por pequenos assuntos do cotidiano – higiene, gula, fala correta, provincianismo, força física, família – e o seu interesse é focado neste viver natural e, podemos dizer, da tradição. No universo de Sousa as crianças são infantis. É o caso da Mônica, admirada e amada por milhões de pessoas em todo o mundo. E esta naturalidade explica, em parte, o seu fascínio. A razão da empatia universal do personagem talvez nunca seja totalmente desvendada, mas sabemos que algumas vezes fomos, ou gostaríamos de ter sido, ou de ainda ser, crianças infantis.

Sobre Mauricio de Sousa
Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo) escrevendo reportagens policiais. Em 1959, criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini, que publica suas revistas desde 2007.

O autor já alcançou o extraordinário número de 1 bilhão de revistas publicadas. Mais de 100 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir quase 3 mil itens com os personagens de Mauricio de Sousa, suas criações já chegaram a mais de 120 países, em 50 idiomas.

Em 2005, lançou o personagem Ronaldinho Gaúcho que em menos de um ano ganhou publicações em mais de 20 países e centenas de produtos infantis lançados na Europa.

Em 2007, num feito inédito, o UNICEF – Fundo das Nações Unidas para Criança e Adolescência – nomeou como embaixadora a personagem Mônica, criação de Mauricio inspirada em sua segunda filha. Nesta ocasião, Mauricio de Sousa foi nomeado Escritor para Crianças do UNICEF. Suas mais recentes criações são Tikara e Keika, personagens especialmente criados para as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil que já fazem parte das histórias da Turma da Mônica.

Seu recente lançamento, Turma da Mônica Jovem, em 2008, é considerado o maior sucesso na área de quadrinhos dos últimos 30 anos – só as quatro primeiras edições venderam, juntas, mais de 1,5 milhão de exemplares.

Em 2009, a Mônica foi convidada pelo Ministério da Cultura para ser Embaixadora da Cultura do Brasil. No mesmo ano, Mauricio de Sousa completou 50 anos de carreira. Para mais informações sobre A Turma da Mônica, visite: www.monica.com.br.

Sobre o Citi
Citi, a empresa-líder em serviços financeiros globais, tem aproximadamente 200 milhões de contas de clientes e atua em mais de 140 países. Por meio de suas duas unidades operacionais, Citicorp e Citi Holdings, o Citi proporciona a clientes, empresas, governos e instituições uma grande variedade de produtos e serviços financeiros, incluindo serviços bancários a pessoas físicas, crédito, corporate and investment banking, corretagem de títulos e valores mobiliários e administração de fortunas. Para mais informações sobre o grupo, acesse www.citigroup.com. Mais informações sobre o Brasil, www.citi.com.br.

Madia participa do do Seminário Brazil Promotion


Francisco Alberto Madia de Souza, Diretor Presidente e Sócio do MadiaMundoMarketing, será um dos palestrantes do Seminário Brazil Promotion-Promo Tendências, que acontece nos dias 4 e 5 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Com o tema: “Novos Desafios do Profissional de Marketing”, a palestra de Madia será realizada no dia 04/08 às 14h10. O Seminário ocorre paralelamente à feira Brazil Promotion que reúne mais de 10 mil profissionais para a apresentação das novidades do ano em produtos e serviços promocionais.

Francisco Alberto MADIA de Souza é considerado a maior autoridade em marketing do país, segundo pesquisa realizada pela Toledo e Associados para a ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Trabalhando há mais de 40 anos em marketing, há 30 MADIA é Diretor Presidente e Sócio do MADIAMUNDOMARKETING – empresa líder em Consultoria de Marketing. Presidente da Academia Brasileira de Marketing, além de autor de diversos livros sobre marketing, dentre eles: “OS 50 MANDAMENTOS DO MARKETING”.

Informações sobre o Seminário
Site: www.brazilpromotion.com.br

Primeiro portal exclusivo sobre “atitude de marca” é lançado na web


Com:Atitude tem interação com usuários por meio de ferramentas e mídias sociais, além de pesquisas inéditas focadas nas atitudes das marcas

Você sabia que os valores dos consumidores estão mudando em todo o mundo, e isso tem se refletido em seu comportamento diante dos produtos, das marcas e das empresas? Cerca de 80% dos consumidores brasileiros afirmam que preferem marcas que estão associadas a alguma causa e estariam dispostos a mudar suas escolhas atuais a favor delas.

Pensando nisso, o portal Com:Atitude é lançado, pela Significa – agência idealizadora do conceito de “atitude de marc” e pioneira no seu planejamento estratégico. Entre 2003 e 2008, o projeto Com:Atitude foi realizado de maneira offline, por meio de seminários anuais, e agora online, promoverá interação contínua da rede profissional, além de constante atualização sobre as atitudes das marcas.

“O seminário Com:Atitude mobilizou diretamente mais de quatro mil profissionais em suas seis edições, cumprindo papel importante para a criação da cultura de construção de marcas por meio de suas atitudes. A sociedade e o mercado atuais requerem um veículo com uma capacidade mobilizadora muito maior. Por isso decidimos canalizar a nossa energia para esta nova plataforma”, explica Yacoff Sarkovas, sócio-diretor da Significa.

A Significa busca, assim, atingir um número ainda maior de interessados em discutir as ações das marcas que interagem com os seus públicos por meio de causas e conteúdos ambientais, sociais, culturais, esportivos, de entretenimento e de comportamento.

Na tela
O projeto editorial do portal contempla conteúdo multimídia, abordagem analítica e interação com o usuário. Reportagens, entrevistas, casos e artigos serão apresentados em texto, vídeo e áudio.

“Como já vínhamos demonstrando na realização dos seminários, o Com:Atitude não promove serviços e casos da Significa; isso fazemos pelos meios de comunicação da própria empresa. O projeto é a nossa própria atitude. Queremos cada vez mais que marcas assumam causas e disponibilizem conteúdos de interesse dos seus públicos, com consistência e compromisso, independente de serem ou não clientes ou casos da Significa. Entendemos que esta é a nossa forma de contribuir para a civilização do mercado”, explica Sarkovas.

A primeira reportagem aborda a atitude de marca na web e mostra como empresas têm unido ações offline e online e conseguido potencializar a interação e o estreitamento de laços afetivos com seus públicos. Outro destaque é a análise da ação “Se sujar faz Bem”, da Omo, causa global da Unilever, estreia da seção “Caso”. O blog inicia com abordagem sobre a participação das marcas nas semanas de moda, sobre a revitalização de pontos históricos de cidades brasileiras feita pela Coral e ainda sobre ação na Copa do Mundo do Guaraná Antarctica – um dos patrocinadores da Seleção Brasileira.

Biblioteca
Conteúdos produzidos ao longo dos seis seminários Com:Atitude, como os resumos de cada um dos painéis do evento – foram oito a cada edição –, videocasos e parte das pesquisas anuais encomendadas pela Significa com foco no consumidor e nas maiores empresas do Brasil, podem ser acessados gratuitamente no portal. “Poder disponibilizar este acervo de conteúdos técnicos sobre atitude de marca também nos motivou a priorizar a construção da plataforma”, conclui Sarkovas, autor de diversos artigos também cadastrados nesssa seção.

Interação com os usuários
Perfis em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube, Flickr e Podbean) foram criados para disseminar o conteúdo produzido pela equipe do Com:Atitude, promover diálogo mais próximo com os profissionais interessados em atitude de marca e interagir com outros canais de conteúdo que abordam o tema. Nas redes sociais, usuários poderão sugerir pautas ao Com:Atitude.

Na home do veícuko, o QR Code traz, quinzenalmente, conteúdos exclusivos para os que se interessarem em decodificar a imagem. Tudo por meio de um clique, acessando: www.comatitude.com.br.

Pixel Show 2010



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ESPM lança Bonitinha ou Ordinária


O Instituto Cultural ESPM lança, em agosto, a biografia Bonitinha ou Ordinária, do publicitário Júlio Cosi. Na obra, o autor descreve muitas histórias do mundo da propaganda – algumas de glamour, outras divertidas e outras surpreendentes - mas todas vividas e lembradas por um dos grandes profissionais da indústria publicitária brasileira.

Além de descrever uma vida interessante e cheia de curiosidades, Bonitinha ou Ordinária também ensina a criar campanhas publicitárias a partir do zero; fornece exemplos de propaganda superior; a buscar a estratégia adequada para serviços ao longo de quase 300 páginas com inúmeros cases e imagens das peças.

A obra está dividida em três revoluções criativas: A primeira trata do Renascimento do século 14 aos 16 a qual aponta para a perspectiva, o volume e a sombra; a segunda trata do impressionismo, no século 19, ao destacar a busca pela luz e o movimento e, por fim, a terceira aborda o processo criativo dos anos 1949 a 1986, memórias da vida profissional e algumas passagens da vida pessoal.

Bonitinha ou Ordinária dispensa marcador: em cada página começa uma história interessante. Indicado aos profissionais que atuam em prol de uma política de comunicação com base na criatividade, na inovação e na originalidade; serve de lembranças aos antigos publicitários que reconhecerão fatos, histórias e pessoas as quais fizeram da propaganda brasileira o que ela é hoje; aos jovens atuantes em agência, anunciante ou veículo que terão exemplos a seguir e erros a evitar e, definitivamente, aos estudantes de comunicação, publicidade, propaganda e marketing.

Júlio Cosi registra um convite a conhecer os bastidores da vida publicitária e do homem de marketing. Discípulo do mestre Bill Bernbach, o mais importante publicitário do século 20, revela ter falado com seu mestre “apenas duas vezes”. No primeiro dia de estágio em New York na Doyle Dane Bernbach e depois, no Rio de Janeiro, ao receber o primeiro troféu "Lâmpada de Ouro" pelo comercial da campanha "Século XX" (o bombardeio de Londres), criado - por seus colegas da Cosi - Sergino O. Souza e Dorian Taterka para o cliente, Abril Cultural.

Sobre o autor
Filho do publicitário pioneiro, Júlio Cosi, da agência Eclética, Júlio Cosi Jr. foi presidente de duas agências e vice-presidente de três. Também foi presidente da ABAP a Associação Brasileira das Agências de Publicidade. Discípulo do mestre Bill Bernbach, indiscutivelmente o mais importante publicitário e dos “apóstolos do mestre” como Bob Gage, Dave Reider, Bill Taubin, Mary Wells, Helmut Krone, Bob Levenson, Bert Steinhauser, Lore Lionel, Phyllis Robinson, David Herzbrun, Paula Green e outros ‘monstros’ da criação.

Cosi mora em São Paulo é consultor de marketing, conselheiro de propaganda além de cozinhar muito bem. Já publicou três livros de culinária e hoje tem o seu legado, grafado em 300 páginas ilustradas, uma verdadeira obra de arte indispensável.

Ficha técnica
280 páginas
Formato: 28,4 x 28,4 cm
Preço: R$79,00

Neura Costa inaugura Exposição das Artes no Espaço Cultural CRC SP



O CRC SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo) inaugura no dia 5 de agosto, às 19h30, em seu Espaço Cultural, a exposição de artes “Paisagem de Paz e Serenidade”, da artista plástica Neura Costa. A mostra ficará em cartaz de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na sede da entidade, localizada na Rua Rosa e Silva, 60, próximo a estação Marechal Deodoro do metrô. A entrada é gratuita.

Flores, frutas e paisagens da natureza são suas principais fontes de inspiração. Em suas obras, onde procura transmitir paz, luz e romantismo para as pessoas, Neura adota as técnicas óleo sobre tela, texturas e acrílico sobre tela. “Exploro o mundo que me circunda, coisas com as quais eu convivo. Procuro dar existência ao que já existe, mas colocando emoções e sentimentos nas obras que realizo”, ressaltou Neura.



A artista plástica já expôs seus trabalhos em importantes museus e galerias do mundo, como o Espaço Cultural do Supremo Tribunal Federal de Brasília, no Distrito Federal, Galleria Via Larga, em Florença, Itália e Museu Agueda, Portugal. “Espero que eu possa, através do meu trabalho, fazer emergir nas pessoas sensações de alegria, ternura, lembranças e fantasias”, afirma a artista.

O Espaço Cultural CRC SP é uma iniciativa do Conselho, em parceria com o Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo - IPH, com a coordenação artística de Emanuel von Lauenstein Massarani, presidente do IPH.

De acordo com o presidente do CRC SP, Domingos Orestes Chiomento, as exposições tem por objetivo “divulgar a arte e praticar ações sociais, uma vez que, nas aberturas dos eventos, são solicitadas doações de alimentos não perecíveis, que são encaminhados posteriormente a entidades beneficentes”, declara Chiomento.

“Suas obras possuem traços expressivos que definem a forma com autoridade, tons vibrantes e sonoros criam um clima de paz e serenidade”, destacou o Massarani
Sobre o CRC SP



O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo foi instituído em 14 de dezembro de 1946, pelo Decreto-lei nº 9.295. O CRC SP tem como principal atribuição registrar, fiscalizar e orientar os profissionais da Contabilidade. A entidade atua em todo o Estado de São Paulo por meio de suas 18 delegacias regionais e 128 delegacias. Atualmente, reúne 112 mil Contabilistas e mais de 18 mil empresas de serviços contábeis. Visite: www.crcsp.org.br

Serviço
Evento: Exposição “Paisagem de Paz e Serenidade”.
Local: Espaço Cultural CRC SP.
Endereço: Rua Rosa e Silva, 60 – Higienópolis – São Paulo.
Data: de 5 a 31 de agosto de 2010.
Horário: das 9h às 17h.

Zupi promove maratona de concursos culturais



A Zupi oferece a oportunidade de novos artistas mostrarem seus trabalhos. Semanalmente, o site lança um concurso diferente, sempre com uma temática artística, e publica as 50 melhores obras enviadas.

As competições anteriores foram um sucesso de público. Fotografia, Moleskine, Arte de Rua e Tipografia foram os temas que animaram os artistas do Brasil inteiro a mandar suas obras. Além de divulgados no site, alguns trabalhos também podem ser publicados na revista Zupi, edição bimestral publicada pela marca que traz o melhor do cenário artísticos mundial.


Ralph Karam - Concurso de Tipografia

O tema dessa semana é Personagens. Seres futuristas, retrôs, feitos manual ou digitalmente, coloridos ou em p&b. Serão aceitos personagens de todos os estilos, feitos nos mais diversos suportes. Os 50 trabalhos selecionados serão publicados no site na próxima segunda-feira, dia 02 de agosto. Os interessados devem enviar imagens de suas criações até domingo, dia 01 de agosto, para o e-mail redacao@zupi.com.br. As imagens devem ter, preferencialmente, 680 px de largura, para uma melhor visualização. Todos os formatos são aceitos. Se o artista tiver um site pessoal, deve enviar o endereço junto aos trabalhos, para que ele seja divulgado no site.

Democrática, experimental e extremamente artística, a Zupi reafirma com sua nova série de concursos sua postura de vanguarda no mercado criativo, encorajando novos talentos a mostrar suas ideias.

Gil Giardelli ministra curso sobre Redes Sociais e Inovação Digital em agosto na ESPM

O consultor e especialista no Mundo.com Gil Giardelli ministrará curso sobre Redes Sociais e Inovação Digital, de 10/08 a 26/08, no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana), em São Paulo.

“Durante as aulas, vamos abordar conteúdos relacionados à inovação digital, marketing no mundo.com e empreendedorismo na grande rede, entre tantos outros conceitos. O curso será uma boa ferramenta para estímulo da experiência e da criatividade, abrindo discussões, por exemplo, sobre os critérios utilizados pela nova web, denominada de Humanidade 4.0, com foco nas redes sociais”, sintetiza Gil Giardelli.

As inscrições podem ser feitas até 06 de agosto pelo endereço eletrônico http://securityserver2.espm.br/eventos/servlet/hweevn1. As aulas do curso “Redes Socias e Inovação Digital” serão ministradas às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h e incluem conhecimentos teóricos e práticos.

Chega ao mercado aplicativo Veja para iPhone

Após o sucesso dos recentes lançamentos do aplicativo mobile Comer & Beber e da nova plataforma de VEJA.com, a VEJA reforça sua presença nas plataformas digitais e internet apresentando ao mercado o novo aplicativo VEJA, desenvolvido especialmente para iPhones e iPod Touch.

Lançado no último final de semana, o aplicativo, que permite que os usuários utilizem todos os recursos do iPhone 4, alcançou o primeiro lugar na categoria free da App Store Brasil, nos seus primeiros dias disponíveis. A grande novidade é que todos os componentes visuais, entre eles fotos, ícones, listas, logotipos, entre outros, foram otimizados para a nova tela do iPhone 4, chamada ‘Retina Display’, possibilitando a visualização das imagens em alta resolução e nitidez, conforme o exemplo do link http://www.apple.com/iphone/features/retina-display.html.

A partir de agora, os usuários de iPhone, iPod Touche e leitores de VEJA poderão conferir por meio do aplicativo mobile conteúdo online de VEJA.com como notícias, colunistas, blogs e vídeos, entre outros. Todos os conteúdos disponíveis foram devidamente adequados a essa plataforma, facilitando o acesso e informando os usuários no momento em que desejarem. Segundo recente pesquisa do Instituto Gartner (fev 2010), foram vendidos cerca de 322,4 mil aparelhos iPhone no Brasil, em 2009. No trimestre anterior à pesquisa, foram 94 mil unidades, que comparados com o mesmo período de 2008 obtiveram um crescimento de 526%. Em relação ao trimestre precedente, o aumento foi de 22%.

Patrocinado por Bradesco e Claro, o novo aplicativo de VEJA pode ser baixado gratuitamente pela loja de aplicativos da Apple, a iTunes Apple Store – http://itunes.apple.com/. A tecnologia também está disponível para iPod Touch.

Paula Rizzo ministra curso sobre otimização do uso da Internet em Curitiba

“Um curso para aprender a turbinar a internet, com tudo o que você sempre quis saber sobre o universo virtual e nunca achou no Google”. Esta é a definição de Paula Rizzo, professora do curso Power Internet Usability, que será oferecido pela Lemon Escola de Comunicação de Curitiba (PR) no próximo sábado (31).

Durante sete horas, Paula Rizzo mostrará como otimizar o tempo navegando na web, abordando novidades que fazem a diferença na hora de achar o que precisa, gerar insights, selecionar imagens, colher referências e ter ideias. “Ensino a explorar, de maneira mais inteligente, as ferramentas de buscas na web, as comunidades, os blogs, bem como baixar imagens e filmes, utilizar FTPs gratuitos e muito mais. Um curso que ensina a aproveitar cinco vezes mais o uso de internet” explica.

Paula Rizzo tem mais de 15 anos de experiência em planejamento estratégico, dirigindo os departamentos de planejamento da McCann Rio e da FischerAmérica, e atua como diretora de inovação da DM9DDB. Atualmente é consultora de Inovação à frente da Engenho de Ideias, colaboradora do site updateordie.com e colunista do Blue Bus.

Mais informações pelo e-mail lemonschool@lemonschool.com.br, pelo telefone (41) 3019-9663 ou ainda no novo site da escola: www.lemonschool.com.br.