4.8.10

Reta final do Astor Advertising Awards



A partir do briefing “Prazer é...”, inspirado na campanha mundial da montadora, os participantes devem elaborar o novo painel lambe-lambe do Astor. Marcas registradas da casa, estes cartazes com dizeres boêmios são elementos emblemáticos da decoração do bar. Neste ano, as duplas também poderão desenvolver uma nova bolacha de chope. Para agitar ainda mais o concurso, estão sendo realizadas promoções no Twitter e nas páginas oficiais do Astor e da BMW do Brasil no Facebook, com prêmios para os seguidores dos perfis da montadora e do bar.

As inscrições podem ser feitas no hotsite do concurso www.concursoastor.com.br, elaborado pela agência. Os participantes terão um mês para elaborar os trabalhos, que serão avaliados por uma banca de jurados com nomes de peso do mercado publicitário, como os diretores de criação Pedro Gravena, da DM9DDB, Ricardo John, da GiovanniDraftFCB, e Eco Moliterno, da África. A dupla vencedora do prêmio ano passado, Felipe Cirino e Felipe Brevitalli também participarão do júri.


Astor. Um bar completo. Com um cardápio extenso, o Astor reúne as qualidades de um bom restaurante – comida de alta qualidade, com as pérolas da cozinha boêmia – e as virtudes de um excelente bar – coqueleteria clássica, carta de vinhos correta e um ótimo chopp. No ano passado, ganhou sua primeira filial, em Campinas. Rua Delfina, 163 – Vila Madalena – (11) 3815-1364.

Urban Summer. A Urban Summer (www.urbansummer.com.br), especializada em criação digital, destaca-se como uma agência que aposta nas relações interativas que envolvam as marcas com seus consumidores. Há dois anos no mercado, a Urban Summer desenvolve projetos criativos para clientes como Itaú/Unibanco, Audi, Vivo, Pepsi, Cia. das Letras, Brahma Chopp, Bar Astor, Pirajá, Lanchonete da Cidade, H2OH, Comart, entre outros. O corpo societário da agência é composto por André Diniz (Sócio-Fundador), Eduardo Grinberg (Sócio-Diretor de Negócios), Alessandro Guidini (Sócio-Diretor de Criação) e Caio Bamberg (Sócio-Diretor de Operações).

Volkswagen Caminhões e Ônibus participa da Fórmula Truck 2010


Essa semana o programa exibe os bastidores da 5º etapa da Fórmula Truck que aconteceu no dia 25 de julho, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Esta etapa é considerada uma das mais importantes para o marketing esportivo da MAN Latin America por reunir o segundo maior público do automobilismo, perdendo apenas para a F-1, chegando a 65 mil pessoas.

A Fórmula Truck foi criada por Aurélio Felix, a 15 anos, e sua trajetória de sucesso e a evolução tecnológica dos caminhões foi o assunto entre os pilotos da equipe Volkswagen, que lideram o campeonato.

Para Débora Rodrigues, a única mulher que pilota caminhão, competir em Interlagos diante de um público cada vez maior, que vibra em cada ultrapassagem sua, é algo incrível, e que emociona qualquer piloto, por mais experiente que seja.

Pensando nesse público, a MAN Latin America montou uma grande estrutura VIP, para 1500 convidados. Distribuiu também kits de boné, camiseta e lanche para os 3000 convidados da arquibancada.

Acesse www.youtube.com/watch?v=VCqNmsMk8Qk e confira os bastidores da presença da MAN Latin America na Fórmula Truck 2010.

Sobre o Avesso
O Avesso é uma TV 2.0 que mostra o mundo da comunicação.

Com mais de 10 anos de história, os programas tem 3 minutos de duração. Criamos o conceito do Brand Backstage no Brasil, mostrando os bastidores da comunicação das marcas e estimulamos o relacionamento com diversos públicos, através da nossa multiplataforma.

www.avesso.com.br - divirta-se.

Citroën lança a Linha C4 2011


A Citroën já está comercializando o modelo 2011 do Citroën C4, o hatch de médio porte da marca e que é referência em segurança e prazer ao dirigir em seu segmento. A nova gama C4 2011 inclui a nova versão Exclusive Sport 2.0 16V Flex e upgrade de equipamentos nas outras duas versões (1.6 GLX, com câmbio manual; e 2.0 GLX, com câmbio automático).



A fim de tornar o C4 2011 ainda mais atraente, a Citroën racionalizou a oferta de versões, acrescentando equipamentos que antes eram opcionais. Disponível em quatro versões de acabamento, a gama C4 2011 apresenta ainda como principais atributos o amplo espaço interno e a grande oferta de conteúdos tecnológicos de série. Itens que, somados ao design exclusivo e ao posicionamento comercial competitivo, posicionam o modelo como um dos mais atraentes modelos em seu segmento.


A versão GLX 1.6 16V Flex passa a ser oferecida em uma única configuração, com rodas de liga leve, faróis de neblina e perfumador de ambiente. Já a versão GLX 2.0 16V Flex, disponível unicamente com câmbio automático, ganha sistema de climatização bi-zone (ar condicionado automático digital com regulagens distintas de temperatura para os lados esquerdos e direito do habitáculo), perfumador de ambiente, retrovisor eletrocromático, faróis de neblina e sensores de chuva e de acendimento automáticos de faróis.


O grande destaque é para a nova versão Exclusive Sport 2.0 16V Flex, desenvolvida para atender consumidores que não abrem mão de esportividade e tecnologia, e equipada com faróis de xenônio auto-direcionais, sistema ESP com ASR, detector de obstáculos traseiro e dianteiro (DOT e DOD). Esta versão automática possui ainda espelhos retrovisores rebatíveis.
Para marcar o lançamento do C4 2011, a Citroën vai colocar no ar no início de agosto uma nova campanha publicitária que enfatiza a tecnologia e a generosa oferta de equipamentos de conforto e segurança, além de diferenciais como o volante com comandos centrais fixos e o estilo marcante. A campanha envolve peças para rádio, TV e mídia impressa e eletrônica. A campanha se apóia em dois eixos principais; no filme (em ambiente noturno para ressaltar o design avançado do C4 2011) e na trilha sonora agitada e marcante ao ritmo de “We Will Rock You”, da lendária banda de rock inglesa Queen.

Exposição do artista José Patrício mostra como matemática organiza e até dirige a vida contemporânea


O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108) abrirá na próxima terça-feira, 10, às 19 horas, a exposição individual “O Número”, do artista pernambucano José Patrício, com curadoria de Paulo Herkenhoff, dentro da programação do IV BNB Agosto da Arte.

Na abertura da mostra, acontecerá uma troca de ideias do artista e do curador com o público presente. Com entrada franca, a exposição fica em cartaz até 30 de setembro deste ano (horários de visitação: terça-feira a sábado, de 10h às 20h; e aos domingos, de 10h às 18h).

José Patrício, um artista do Número (texto do curador Paulo Herkenhoff)
José Patrício é um artista do Número. Com jogos de dominó e dados, quebra-cabeças ou grandes quantidades de objetos, como botões e contas de colar, ele cria sua linguagem do número. No entanto, é necessário olhar mais adiante. Estamos diante de jogos, de regras, códigos, quantidades, formas, sólidos geométricos, o zero e o ilimitado. A matemática organiza e até dirige a vida contemporânea. Na sociedade moderna, tudo é número: os cálculos de nossa vida, movimentos da sociedade são medidos (como a opinião), na política (o voto), sem falarmos da economia (a produção, o acúmulo etc.) e da ciência.

Esta exposição nos lança algumas questões: em termos da filosofia, qual a relação do número com a verdade? Os números mentem ou são os homens que mentem através da manipulação dos números?


Qual a relação, nos dominós, entre cor e número? Isso é pintura, quando a cor e o número formam um discurso se tornam signo da comunicação? Uma coleção de botões azuis e outra de botões vermelhos se referem ao Pastoril: como a cor pode ser um símbolo? Como percebemos o mundo através de nossos sentidos? Um trabalho com 46.872 pregos nos faz pensar no som ou nos convida ao toque? Como percebemos dominós em algumas obras se ali não existe qualquer pedra de dominó?

O que é o acaso e o controle em nossa experiência cotidiana, o que são jogos com números? O que é o caos dos números? O número nos oferece estabilidade? Quando colecionamos alguma coisa, esse movimento de juntar tem fim? Mesmo que a quantidade de uma coisa tenha fim, o número é infinito? Como experimentamos a ideia de infinitude em nossa existência? Seria isso uma relação com a vida e a morte?

Seria eu o Um, o Outro o Dois e mais um Outro o Três? O que isso significa na vivência do sujeito da linguagem? Onde está o Zero nesses jogos? O que é o Zero? É a ausência? A falta? Vivemos, como seres humanos, sempre uma ideia de falta? Seria a falta o que nos levou a construir a linguagem? É o que nos leva ao Outro? Seria a falta o próprio eu de cada um de nós? Em suma, entregar-se à obra de José Patrício é um convite ao jogo entre o olhar, a sensibilidade e a inteligência.


Breve currículo do artista José Patrício
José Patrício nasceu no Recife, Pernambuco, em 1960. Estudou na Escolinha de Arte do Recife, entre 1976 e 1980, sob a orientação da gravadora Thereza Carmen Diniz. Em 1978 ingressou no curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), graduando-se em 1982.

No início da década de 80, orientado pelo gravador José de Barros, freqüentou o ateliê livre de gravura em metal do Centro de Artes da UFPE. Em 1983 realizou, em Olinda, na Oficina Guaianases de Gravura, sua primeira exposição individual. Nesta oficina, foi diretor artístico entre 1986 e 1987.

No 38o Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, realizado em 1985, recebeu prêmio aquisitivo e o prêmio de artista mais promissor. Em 1986 expôs no Rio de Janeiro, na Galeria Espaço Alternativo, da Funarte. Recebeu prêmios aquisitivos nos 11o e 12o Salões Nacionais de Artes Plásticas, realizados em 1989 e 1991.

Em 1990, no Recife, realizou exposição individual na galeria Pasárgada Arte Contemporânea. Entre 1994 e 1995 viveu em Paris, onde estagiou no Atelier de Restauration d’Art Graphique do Musée Carnavalet. Participou, em 1994, da 22a Bienal Internacional de São Paulo. Em 1999 recebeu prêmio aquisitivo no VI Salão da Bahia. Participou da III Bienal do Mercosul em 2001 e da 8a Bienal de Havana em 2003. Vive no Recife.

Breve currículo do curador Paulo Herkenhoff
Paulo Herkenhoff exerceu vários cargos de coordenação e direção de coleções e instituições de arte, e entre eles, foi diretor do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro, curador da Fundação Eva Klabin Rapaport, consultor da Coleção Cisneros (Caracas, Venezuela) e da IX Documenta de Kassel, em 1991. Entre 1997 e 1999 assumiu a curadoria geral da XXIV Bienal de São Paulo.
De sua vasta produção bibliográfica destacam-se: "José Oiticica Filho". Rio de Janeiro, INAP / FUNARTE, pp.10-20, 1993, "The Contemporary Art of Brazil: Theoretical Constructs" in Ultramodern. Washington, DC, EUA, The National Museum of Women in the Arts. 1993, "Emmanuel Nassar, entre o Silêncio e o Simples" in Emmanuel Nassar, Veneza, XLV Bienal Internacional de Veneza., "The Theme of Crisis in Contemporary Latin American Art" in Latin American Artists of the Twentieth Century, New York, The Museum of Modern Art, pp. 134-143, 1993 e “Louise Bourgeois, Arquitetura e Salto Alto”. XXIII Bienal de São Paulo. Catálogo das Salas Especiais, 1996.

Suas curadorias incluem “Trajetória da Luz na Arte Brasileira”. Instituto Cultural Itaú. São Paulo (2001), “Lucio Fontana”. Centro Cultural do Banco do Brasil. Rio de Janeiro e São Paulo (2001), “Tempo”. MoMA, Nova York (2002) e “Guillermo Kuitca”. Centro Reina Sofía (Palácio de Velásquez), Madrid, e Museu de Arte Latino Americana MALBA, Buenos Aires (2003).

Reclame mostra a viagem dos executivos da Ogilvy pela concorrência de um novo cliente


O Programa Reclame, atração que desvenda o mercado publicitário, vai ao ar na quinta-feira, 05 de agosto e mostra a conquista da conta da Jac Motors, marca de carros chinesa, pela agência Ogilvy Brasil.

O Reclame mostra a viagem feita pelos executivos da Ogilvy para a vencer a concorrência pela marca chinesa. Durante quatro dias, os profissionais percorreram mais de três mil quilômetros, de Santiago, onde os carros já são comercializados, até São Paulo, para conhecer os modelos dos carros que serão vendidos no Brasil a partir de 2011.

O programa apresenta também uma entrevista com Kito Mansano e Henrique Alemão Sutto, dois dos sócios da Rock Comunicação, e mostra cases desenvolvidos pela agência de marketing promocional.

A atração conta ainda com uma seleção de filmes da Mofilm, empresa que tem como lema ajudar cineastas aspirantes a criar vídeos para grandes marcas e causas sociais.

O Reclame é exibido pelo canal Multishow às quintas 17h, com reprises às sextas 15h15, sábados 8h, domingos 3h30, segundas 7h30 e quartas 1h30.

Palestra gratuita abordará novas estratégias de Marketing Digital

O Instituto Nacional de Pós-Graduação – INPG traz a São Paulo a palestra Marketing Digital ministrada pela professora Martha Gabriel. O evento acontece dia 5 de agosto, a partir das 19h30, na Unidade Berrini, e tratará da importância estratégica do marketing no novo contexto que engloba o universo digital, como plataformas de Redes Sociais (Orkut, Facebook, Twitter, Youtube, Slideshare, etc.), Mobile tags (QRcodes, Datamatrix, etc.), Realidades Mistas (RA e RV), Marketing de Busca, Blogs, entre outras.

No evento os participantes poderão discutir como a web tem se tornado parte de uma rede maior propiciada pelas tecnologias mobile, wireless, GPS e RFID. Além disso, terão uma perspectiva de como administrar a gestão da comunicação e relacionamento com o público-alvo de empresas e pessoas, já que o consumidor tem deixado de ser apenas alvo, transformando-se também em mídia e gerador de mídia. A palestra será praticamente um estudo de como tem sido a dimensão e o impacto dessas transformações nos negócios.

Martha Gabriel é engenheira (Unicamp), tem pós-graduação em Marketing (ESPM) e Design Gráfico (Belas Artes, SP), é mestre e doutoranda em Artes (ECA/USP). Atualmente é CIO da NMD New Media Developers, ganhadora de 11 Prêmios iBest entre 1998 e 2005 como desenvolvedores web.

A participação no evento é gratuita e as inscrições podem ser feitas na unidade do INPG Berrini ou pelo site www.inpg.edu.br.

Serviço
Marketing Digital
Unidade Berrini – INPG – Instituto Nacional de Pós-Graduação
Av. das Nações Unidas, 12.995 - Brooklin
Dia: 05/08/2010
Horário: 19h30
Informações: (11) 5102-3444- 5505-3729
www.inpg.edu.br
Vagas limitadas – Inscrições gratuitas

“Lavando Roupa Suja com Fernanda Torres”


Lavar roupa definitivamente não é um assunto tão frequente na internet, o que mostra o desafio da Africa ao criar a nova campanha online da marca de sabão líquido Ariel (Procter & Gamble). Para tornar o tema relevante na web, a agência encontrou uma solução baseada num comportamento típico das mulheres nas redes sociais: a lavação de roupa suja.

A partir disso, criou o “Lavando Roupa Suja com Fernanda Torres”, uma minissérie de seis episódios desenvolvidos para a internet e estrelados por Fernanda Torres, com roteiros de Alexandre Machado e Fernanda Young e dirigidos por José Alvarenga Júnior, profissionais que já haviam trabalhado juntos em “Os Normais”.

Sobre os episódios, eles têm por volta de três minutos cada e abordam assuntos diferentes, sempre ressaltando os benefícios do produto: Relacionamento sem Manchas, Deu Branco, Amizades Coloridas, Dissolvendo Mal-Entendidos e Discussão que Rende. O sexto filme é um tutorial e em todos eles o que não falta é bom humor.

Aproveitando a força das redes sociais e a pertinência do assunto “lavar roupa suja” nas mesmas, a campanha está centrada no Facebook. Na página de Ariel Líquido, as consumidoras encontram, além da minissérie, alguns aplicativos pra se divertir com as amigas.

Os aplicativos são uma atração à parte. É possível, por exemplo, mandar cards, vídeo e amostra grátis de Ariel líquido para reativar aquelas “amizades de molho ou com manchas”.

“O sabão líquido é uma evolução do sabão em pó. Por isso, na internet, queremos abordar a mulher moderna, mostrando um novo jeito de lavar roupas. Um assunto que pode ser chato acabou ficando muito divertido”, diz a diretora de atendimento da P&G na Africa, Cecília Duarte.

Para divulgar o projeto, a agência preparou ainda campanha online que estará nos principais portais, lembrando que é possível visitar a página de Facebook sem ser usuário cadastrado.

Link da pagina da Ariel no Facebook: http://www.facebook.com/descubraariel

FICHA TÉCNICA FILME/AÇÃO ONLINE
Título: Lavando Roupa Suja
Duração: 6x3’
Anunciante: Procter & Gamble
Produto: Ariel Líquido
Agência: Africa
Criação: Sergio Gordilho/Gustavo Gusmão/Marcelo Kertesz/Eco Moliterno/Alexandre Prado/Bruno Couto /Ana Cavalcanti
Diretor de Criação: Sergio Gordilho/Marcelo Kertesz/ Gustavo Gusmão/Eco Moliterno
Produção/agência: Daniela Andrade/Mônica Andrade
Atendimento: Marcelo Passos/Cecília Duarte/Juliana Carvalho Araujo
Mídia: Luiz Fernando Vieira/Felipe de Campos Santos (Pipo)/Renata Lemos
Planejamento: Pedro Cruz/Carolina Salles Mello/Vera Lima
Roteirista: Alexandre Machado/Fernanda Young
Direção/filme: Jose Alvarenga Júnior
Direção/fotografia: Flavio Zangrandi
Direção/arte: Rafael Targat
Produção/filme: Margarida
Produção executiva: Paulo Schmidt/Lara Marujo
Atendimento: Milena Trindade
Montagem/Edição: Marcello Martins
Finalização: Mauro Amar
Pós Produção: Ilegal FX
Produtora/som: Lua Nova
Produção/som: Marcio Gianullo
Atendimento: Tiago Armani
Aprovação/cliente: Silvia Andrade/Fernando Souza
Data da primeira inserção: 04/08

Africa – Comunicação Corporativa
Sandra Azedo Tel. 11 3094-9949 - sandra.azedo@africa.com.br
Carla Guimarães Tel. 11 3094-7225 - carla.guimaraes@africa.com.br
Este documento pode incluir informacao confidencial e de propriedade restrita da EMPRESA, e apenas pode ser lido por aquele(s) ao qual o mesmo tenha sido enderecado. Se voce recebeu essa mensagem de e-mail indevidamente, por favor, avise-nos imediatamente. Quaisquer opinioes ou informacoes expressadas neste e-mail pertencem ao seu remetente e nao necessariamente coincidem com aquelas da EMPRESA. Este documento nao pode ser reproduzido, copiado, distribuido, publicado ou modificado por terceiros, sem a previa autorizacao por escrito da EMPRESA.

This document may include proprietary and confidential information of the Company, and may only be read by those person or persons to whom it is addressed. If you have received this e-mail message in error, please notify us immediately. Any views or opinions expressed in this e-mail are those of the sender and do not necessarily coincide with those of the Company. This document may not be reproduced, copied, distributed, published, modified or furnished to third parties, without the prior written consent of the Company.

Um dia superbacana


A superbacana design acaba de ganhar a medalha de ouro no 2º Prêmio Colunistas Design 2010. A identidade visual do projeto "Um dia superbacana" foi premiada na categoria programa de branding ou identidade corporativa.