24.11.10

Anunciados os vencedores do Prêmio Fernando Pini 2010

Foram anunciados ontem (23/11) à noite, em cerimônia realizada em São Paulo, os vencedores do 20º Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, o mais importante do setor gráfico na América Latina. Mais de 2 mil pessoas participaram do evento.

A edição 2010 do prêmio contou com 64 categorias, divididos em 12 segmentos de trabalho gráfico. Ainda foram distribuídos três prêmios de Atributo Técnico do Processo — chamados de Grand Prix –, que conferem a “Melhor Impressão”, o “Melhor Acabamento Editorial” e o “Melhor Acabamento Cartotécnico” entre todos os produtos finalistas do Pini. O concurso também distribui prêmios para fornecedores do setor gráfico em 14 categorias.

A edição de 2010 do Prêmio Fernando Pini registrou 175 de empresas participantes, de 16 estados brasileiros. O número de trabalhos inscritos foi de 1.285 trabalhos.

Patrocinadores: Sebra, Chambril, Fibria, AGFA, Antalis, Cromos, Heidelberg, Ibema, Real Graphics, Sun Chemical, Konica Minolta.

Os ganhadores do Prêmio Fernando Pini 2010 foram:


Grand Prix – Atributos Técnicos do Processo


Melhor Impressão
Produto: 32 – Livro “Água, Alma das Paisagens”
Empresa: Ipsis Gráfica e Editora
Cliente: Eco Suvenir

Melhor Acabamento Cartotécnico
Produto: 1037 - Caixa Personalizada P+E
Empresa: P+E Galeria Digital
Cliente: P+E Galeria Digital

Melhor Acabamento Editorial
Produto: 59 – Livro “Maria Martins”
Empresa: Ipsis Gráfica e Editora
Cliente: Cosac & Naify Edições

Segmento Livros

01.01 – Livros de Texto
Produto: 212 - File - 10 anos
Empresa: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo
Cliente: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo

01.02 – Livros Culturais e de Arte
Produto: 59 - Livro “Maria Martins”
Empresa: Ipsis Gráfica e Editora
Cliente: Cosac & Naify Edições

01.03 – Livros Institucionais
Produto: 467 - Livro “100 Anos - Teatro Municipal do Rio de Janeiro”
Empresa: Ipsis Gráfica e Editora
Cliente: Brasilcap Capitalização

01.04 – Livros Infantis e Juvenis
Produto: 604 - Coleção Ache o bicho correndo a todo vapor - Está na hora de comer – Futebol, Tênis, - Mamãe, Papai – Pintas, Listras – Tambores, Clarineta
Empresa: Ipsis Gráfica e Editora
Cliente: Cosac & Naify Edições

01.05 – Livros Ilustrados e Livros Técnicos
Produto: 32 - Livro “Água, Alma das Paisagens”
Empresa: Ipsis Gráfica e Editora
Cliente: Eco Suvenir

01.06 – Livros Didáticos
Produto: 25 - Ecossistemas mod. Aluno e Professor
Empresa: Pancrom
Cliente: Sangari do Brasil

01.07 – Guias e Manuais
Produto: 562 - Livro “Guia São Paulo Life”
Empresa: Ipsis Gráfica e Editora
Cliente: Siquini Gráfica, Editora e Fotolito

Segmento Revistas

02.01 – Revistas Periódicas de Caráter Variado sem Recursos Gráficos Especiais
Produto: 354 - Revista Chiques & Famosos
Empresa: RR Donnelley Moore Editora e Gráfica
Cliente: Editora Símbolo

02.02 – Revistas Periódicas de Caráter Variado com Recursos Gráficos Especiais
Produto: 578 - Revista YachtBrasil
Empresa: Gráfica e Editora Posigraf
Cliente: YB Revenda de Barcos

02.03 – Revistas Infantis ou de Desenhos
Produto: 915 - Marvel Especial 18
Empresa: Log & Print Gráfica e Logística
Cliente: Panini Brasil

02.04 – Revistas Institucionais
Produto: 389 - Revista Artefacto Beach & Country #02
Empresa: Ibep Gráfica
Cliente: Euromobile Interiores

Segmento Jornais

03.01 - Jornais Diários Impressos em Cold Set
Produto: 1083 - O Liberal
Empresa: Delta Publicidade
Cliente: Delta Publicidade

03.02 – Jornais de Circulação Não Diária
Produto: 332 - Revista C&A - Abril - Ed. 02
Empresa: Ibep Gráfica
Cliente: Trip Editora e Propaganda

Segmento Produtos para Identificação

04.01 - Rótulos Convencionais sem Efeitos Especiais
Produto: 394 - Rótulo, Contra Rótulo e Gargalo Cerveja St. Gallen
Empresa: Gráfica Rami
Cliente: Comary Indústria Brasileira de Bebidas

04.02 - Rótulos Convencionais com Efeitos Especiais
Produto: 105 - Rótulo Vinho Di Bartolo
Empresa: Degráfica Impressos
Cliente: Cooperativa Vinicola Garibaldi

04.03 - Rótulos em Autoadesivo sem Efeitos Especiais
Produto: 107 - Café Amigo Prêmio
Empresa: Degráfica Impressos
Cliente: Cia. Iguaçu de Café

04.04 - Rótulos em Autoadesivo com Efeitos Especiais
Produto: 1034 - Rótulo Don Laurindo - Reserva Tannat/Merlot/Cabernet Sauvignon Empresa: Gráfica Reúna
Cliente: Vinícola Don Laurindo

04.05 - Etiquetas
Produto: 793 - Necktags Pura
Empresa: Tarfc Indústria Gráfica
Cliente: Sagatiba Brasil

04.06 - Adesivos
Produto: 791 - Adesivo - O prazer na sua perfeição
Empresa: Tarfc Indústria Gráfica
Cliente: General Mills

Segmento Acondicionamento

05.01 – Embalagens Semirrígidas sem Efeitos
Produto: 1274 - Cartucho Chocolate Lacta Delice – 150 g
Empresa: Brasilgráfica
Cliente: Kraft Foods Brasil

05.02 – Embalagens Semirrígidas com Efeitos
Produto: 854 - Secrets Collection
Empresa: Gráfica Magistral
Cliente: O Boticário

05.03 – Embalagens Semirrígidas com Efeitos Especiais
Produto: 1277 - Caixa Bombons Tal
Empresa:Brasilgráfica
Cliente:Chocolates Garoto

05.04 – Embalagem de Micro-Ondulados
Produto:123 - Caixa Gato Proplan
Empresa:Ibratec Artes Gráficas
Cliente:Nestlé Brasil

05.06 – Embalagens Sazonais
Produto:1036 - Lata Sprite
Empresa: P+E Galeria Digital
Cliente:Coca-Cola Brasil

05.08 – Embalagens Flexíveis Impressas em Flexografia
Produto:1176 - Nestea Light 1,5 L - Chá Preto - Sabor Limão
Empresa:Plasc Plásticos Santa Catarina
Cliente:Nestlé do Brasil

05.09 – Embalagens Flexíveis Impressas em Rotogravura
Produto:1193 - Creme Knorr Vitalie - Espinafre e Ervilha
Empresa:Inapel Embalagens
Cliente:Unilever Brasil

05.10 – Sacolas
Produto:191 - Sacola Eider Santos
Empresa:FacForm Impressos
Cliente:Eider Santos

Segmento Promocional

06.01 – Pôsteres e Cartazes
Produto:187 - Cartaz Novo Invicto
Empresa:FacForm Impressos
Cliente:Asa Indústria e Comércio

06.02 – Catálogos Promocionais e de Arte sem Efeitos Especiais
Produto:69 - Folhetão Zenith
Empresa:Stilgraf Artes Gráficas e Editora
Cliente:Gafisa

06.03 – Catálogos Promocionais e de Arte com Efeitos Especiais
Produto:126 - Catálogo Nestlé Gold
Empresa:Pancrom
Cliente:Future Brand

06.04 – Relatórios de Empresas
Produto:1114 - Relatório Anual BNB 2010
Empresa:Gráfica Santa Marta
Cliente:Banco do Nordeste do Brasil

06.05 – Folhetos Publicitários
Produto:833 - Encarte Devassa
Empresa:Stilgraf Artes Gráficas e Editora
Cliente:Agência Mood

06.06 – Kits Promocionais
Produto:796 - Kit Shopping Villa Lobos
Empresa:Laborprint Gráfica e Editora
Cliente:Peralta Strawberryfrog

06.07 – Displays, Móbiles e Materiais de Ponto-de-Venda de Mesa
Produto:807 - Cenário Mc Lanche Feliz - Littlest Pet Shop
Empresa:Laborprint Gráfica e Editora
Cliente:Taterka Comunicação

06.08 – Displays e Materiais de Ponto-de-Venda de Chão
Produto:1054 - Ilha Nestlé São João
Empresa:Silfab Gráfica e Editora
Cliente:Nestlé

06.09 – Calendários de Mesa e de Parede
Produto:178 - Calendário Asa Brasil
Empresa:FacForm Impressos
Cliente:Asa Indústria e Comércio

Segmento Comercial

07.01 – Cartões de Mensagem
Produto:14 – “Luminária mensagem de Ano Novo”
Empresa:Corgraf Gráfica e Editora
Cliente:Corgraf Gráfica e Editora

07.02 – Convites
Produto:895 - Convite para Exposição “Orquídea”
Empresa:Gráfica e Editora GSA
Cliente:Oficina de Artes Ana Paula Castro

07.03 – Cartões de Visita
Produto:752 - Café do Porto - 15 Anos
Empresa:Grafiset - Gráfica e Serviços de Offset
Cliente:Café do Porto

07.04 – Papelarias
Produto:1021 - Papelaria Sólida Corporation
Empresa:Efeito Visual Serigrafia
Cliente:Sólida Corporation

07.05 – Formulários Contínuos, Jato e Mailer
Produto:137 - Duplicata Autopel
Empresa:Automação Com. Ind. de Impressos
Cliente:Autopel Indústria e Comércio de Papel

07.06 – Impressos de Segurança
Produto:1188 - Certificado de Vistoria
Empresa:Contiplan Indústria Gráfica
Cliente:Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro

07.07 – Cadernos Escolares Espiralados, Costurados, Colados, Argolados ou Grampeados, com Capa Dura ou Flexível
Produto:454 - Linha Projeto Tamar
Empresa:Ótima Gráfica
Cliente:Ótima Gráfica

07.08 – Agendas
Produto:1150 - Agenda Lito 2010
Empresa:Kriativa Gráfica e Editora - Litokromia
Cliente:Litokromia

07.09 – Cartões laminados impressos em suportes plásticos
Produto:995 - Cartão Noite Dourada
Empresa:MC Cartões Plásticos
Cliente:Cliente Interno

Segmento Produtos Impressos em Rotativa Offset Heatset

08.01 - Revistas Semanais
Produto:904 - Revista Quem Acontece - nº 493
Empresa:Log & Print Gráfica e Logística
Cliente:Editora Globo

08.02 - Revistas em Geral
Produto:513 - Revista Arena
Empresa:Gráfica Bandeirantes
Cliente:Doria Editora

08.03 - Catálogos Promocionais
Produto:832 - Natura Ekos - Ed. 02
Empresa:Plural Editora e Gráfica
Cliente:Natura

08.04 - Tablóides e Folhetos Promocionais
Produto:731 - Folheto Pão de Açúcar
Empresa:Plural Editora e Gráfica
Cliente:Pão de Açúcar

08.05 - Jornais Diários
Produto:760 - Jornal Metro 18/12/2009
Empresa:Plural Editora e Gráfica
Cliente:SP Publimetro

Segmento Produtos Próprios

09.01 - Kits Promocionais
Produto:1279 - Kit Mais Artes Gráficas - Veneza 2010
Empresa:Mais Artes Gráficas e Editora
Cliente:Mais Artes Gráficas e Editora

09.02 - Calendários
Produto:174 - Calendário FacForm 2011
Empresa:FacForm Impressos
Cliente:FacForm Impressos

09.03 - Catálogos e Folhetos em Geral
Produto:167 – “Ipsis litteris 7”
Empresa:Ipsis Gráfica e Editora
Cliente:Ipsis Gráfica e Editora

09.04 - Revistas Próprias
Produto:7 - Pancrom News 33
Empresa:Pancrom
Cliente:Pancrom

09.05 - Sacolas Próprias
Produto:173 - Sacola FacForm
Empresa: FacForm Impressos
Cliente:FacForm Impressos

Segmento Impressão Digital

10.01 - Impressão Digital
Produto:951 - Cores e Caras do Brasil (Manoel Marques)
Empresa:Log & Print Gráfica e Logística
Cliente:PJR Comércio e Serviços Audiovisuais

10.02 - Impressão Híbrida
Produto:818 - Mala Direta Focus
Empresa:Laborprint Gráfica e Editora
Cliente:Wunderman Comunicação

10.03 - Impressão Digital com Conteúdo Variável
Produto:1121 - Feliz 2010 AgDirect
Empresa: AlphaGraphics – AgDirect
Cliente:AgDirect Crossmedia

Segmento Impressão Serigráfica

11.01 - Impressão em Serigrafia
Produto:1092 - Display Moranguinho Summer
Empresa:Martigraf Soluções Impressas
Cliente:Grendene - Farroupilha (RS)

Segmento Inovação Tecnológica

12.01. - Inovação Tecnológica ou Complexidade Técnica do Processo
Produto:1254 - Linha de Cartuchos Dove Damage Theraphy
Empresa:Brasilgráfica
Cliente:Unilever Brasil

12.02 - Conformidade com a Norma NBR ISO 12.647-2 - Impressão em Offset Plana e Rotativa Offset
Produto:977 - Revista Shape - Edição 12
Empresa:Log & Print Gráfica e Logística
Cliente:Editora Alto Astral

12.03 - Conformidade com a Norma NBR ISO 12.647-7 – Provas Digitais
Produto:1309 - Teste ABTG
Empresa:Stilgraf Artes Gráficas e Editora
Cliente:Stilgraf

Fornecedores

Adesivos
- Colacril

Blanquetas
- Day Brasil

Chapas para Impressão
- Fuji Film (Antalis)

Equipamentos de Impressão Plana
- Heidelberg

Equipamentos para Impressão Rotativa
- Goss International

Equipamentos para Impressão Digital
- HP

Equipamentos para Pré-Impressão
- Kodak

Equipamentos para Acabamento Gráfico
- Müller Martini

Papel para Impressão - Não Revestido
- Fíbria celulose

Papel para Impressão - Revestido
- Suzano Papel e Celulose

Cartão para Impressão com e sem Revestimento
- Suzano Papel e Celulose

Sistema de Provas
- HP

Tintas
- Sun Chemical

Vernizes
- Overlake

Disney com Colírios e Família Sampaio

A Capricho e a Trip & Fun, agência especializada em turismo para jovens, criaram uma viagem de sonhos para as garotas brasileiras. São 13 noites na Disney e Orlando, em julho de 2011, com a companhia perfeita para deixar as férias ainda mais inesquecíveis: a Família Sampaio, cujo blog no site de Capricho registrou quase 1 milhão de page views em outubro de 2010, e os Colírios Renan, Bruno, Gustavo Foshi, Gustavo Henrique e Samir, participantes do reality show Colírios Capricho que foi ao ar em junho na MTV.

O pacote Capricho4Fun inclui estadia no Disney’s Allstar Resorts, ingressos para 10 parques e um guia de compras feito com exclusividade. A estadia terá tratamento vip: em uma das três baladas da viagem, as meninas irão de limusine assistir a um show da Manu Gavassi e também receberão um book com 20 fotos clicadas por fotógrafos profissionais para guardar para sempre os momentos incríveis. E mais: quem fechar o pacote até o final de 2010, terá um vale-compras de US$ 100. Para levar sua bagagem, as meninas vão ganhar uma mala exclusiva da Capricho Dermiwil.

O hotsite da viagem (http://www.capricho4fun.com.br/) já está no ar. O tweet com pôster informativo da campanha postado pela Família Sampaio teve mais de 26 mil visualizações em apenas três dias. “Será nosso recorde em viagens para Disney”, comemora o sócio-diretor da Trip & Fun Henrico Esichiel.

O projeto 4Fun veio na esteira do sucesso do Guia Disney, lançado pela Capricho em maio deste ano. “O guia fez um enorme sucesso e comprovou que a viagem à Disney continua sendo um grande sonho das adolescentes brasileiras”, diz a diretora de redação da Capricho, Tatiana Schibuola. “Queremos estar junto das garotas nesse momento e tornar essa viagem ainda mais especial.”

A parceria entre Capricho e Trip & Fun nasceu com os pacotes de viagem para a 10ª edição do No Capricho, festival de música que reuniu 15 mil jovens leitoras no Espaço das Américas em setembro deste ano. Estão previstas ainda viagens para a 11ª edição do encontro, em setembro de 2011, e outra em janeiro de 2012 em local a definir.

Campanha sobre a importância do trigo ganha mais visibilidade


Correspondendo aos bons resultados obtidos pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) e, principalmente pelo aumento do número de acessos ao site, a campanha assinada pela agência Agnelo Pacheco - que tem por objetivo estimular o consumo de trigo e explorar seus diversos benefícios para saúde - se estenderá até o final de janeiro de 2011.

Com comerciais e vinhetas customizadas de TV, spot para rádio, folders, cartões e até embalagens de pães que serão distribuídas em diversas padarias de São Paulo, a ação já transcendeu a publicidade, gerando diversas ações de comunicação com o público a que se destina. Todas as peças possuem a inscrição “Trigo é Saúde!”, sem mencionarem o nome da Abitrigo já que o intuito é chamar a atenção para a importância do grão como fonte de alimento saudável.

Essa campanha foi a primeira lançada pela Abitrigo e estudada pelos profissionais da Agnelo Pacheco a fim de impactar o consumidor de uma forma diferenciada. Bons exemplos disso são os cartões postais aplicados em caixas de pizza. No verso deles, estão selecionadas algumas receitas que levam trigo e servem como estímulo aos consumidores. Nesta mesma linha, a Agnelo criou panfletos que também chamam a atenção para a campanha e possuem oito diferentes receitas que também ressaltam o uso do ingrediente.

O site (www.trigoesaude.com.br), que tem parceria com a Editora Abril, cresceu consideravelmente após o lançamento da campanha. O portal é bastante completo e disponibiliza cardápios e receitas lights, histórias, curiosidades e quizzes a respeito dos alimentos, um espaço reservado a dicas de saúde para gestantes, crianças, adolescentes, idosos e esportistas, além de entrevistas com nutricionistas conceituados e uma sessão “Pergunte ao Doutor”, na qual os internautas podem tirar dúvidas relacionadas.

Ficha Técnica
Agência: Agnelo Pacheco
Cliente: Abitrigo
Criação: Ricardo Paoliello e Amilton Gris
Direção de Criação: Agnelo Pacheco e Guga Lemes
Planejamento: Daniela Calvo
Atendimento: Arthur Medeiros
Mídia: Regina Silveira
Produção Gráfica: Leandro Ganhito
Produção de RTV: Wagner Almeida
Aprovação: Embaixador Sergio Amaral e Sr. João Silvio

Museu da Casa Brasileira traz Exposição ABAP 2010 Arquitetura Paisagistica no Brasil

Com cerca de 50 projetos de seus integrantes, a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas apresenta a Exposição ABAP 2010, a partir das 19h30, do dia 30 de novembro, no Museu da Casa Brasileira, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura. Com curadoria de Benedito Abbud, Eduardo Barra, Evani Kuperman, José Tabacow, Luiz Vieira, Luciano Fiaschi, Lucia Porto e Raul Pereira, a mostra reúne desde os projetos dos fundadores da ABAP, como Roberto Burle Marx, Rosa Grena Kliass e Fernando Chacel, ao que há de mais contemporâneo na arquitetura brasileira.

A versatilidade e a importância da Arquitetura Paisagística está refletida na mostra por meio da diversidade dos projetos e da consequente indicação das tendências do mercado. Um dos objetivos da exposição é provocar a reflexão sobre o impacto e as dificuldades que os profissionais desta area têm enfrentado junto ao cotidiano da cidade.

Presidente da ABAP, Saide Kahtouni ressalta ainda que a exposição almeja atingir os mais diversos públicos: "É importante o trabalho de projetar, porém, o mais importante, é termos a nossa profissão e atuação reconhecidas pela população, em todos os seus segmentos”, pontua.

Sobre ABAP
Em maio de 1976, foi criada a ABAP. A arquiteta paisagista Rosa Grena Kliass, então membro individual da IFLA, reuniu um grupo de profissionais atuantes em São Paulo e, juntos, decidiram pela fundação de uma associação que representasse o Brasil na instituição internacional. Dois anos depois, em 1978, a jovem ABAP ousou ao sediar em Salvador, Bahia, o XVI Congresso da IFLA, aglutinando profissionais de todo o Brasil e de diversos países.

A principal meta da ABAP é a promoção da profissão do arquiteto paisagista, respondendo aos desafios criados pelas intervenções na paisagem nas mais diferentes escalas e nos mais diversos ambientes. Para tanto, promove visitas técnicas, cursos, palestras, encontros e seminários de aperfeiçoamento profissional, além de exposições, publicações e outras atividades. A consolidação deste processo pode ser constatada pelo fato de a entidade contar hoje com associados de doze unidades da Federação e representar a terceira maior associação de profissionais da área do continente americano, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá, nações em que a arquitetura paisagística já conta com mais de cem anos de institucionalização.

PROMOÇÃO E IDEALIZAÇÃO:
Saide Kahtouni, Presidente ABAP 2009-2010

ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO:
Maria Helena Cruz, Diretora Cultural da ABAP 2009-2010

Serviço
Exposição: Expo ABAP 2010 Arquitetura paisagística no Brasil
Visitação: 30 de novembro até 16 de janeiro. De terça a domingo das 10h às 18h
Local: Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano Tel. 3032-3727
Ingresso: R$ 4,00 - Estudantes: R$ 2,00
Gratuito aos domingos e feriados
Acesso a portadores de deficiência física.
Visitas orientadas: 3032-2564 agendamento@mcb.org.br
Site: www.mcb.org.br
twitter.com/mcb_org

Estacionamento: de terça a sábado até 30 min. grátis, até 2 horas R$ 8,00, demais horas R$ 2,00. Domingo: preço único de R$ 12,00.

Getty Images lança coleção Gamma-Keystone


A Getty Images, agência responsável pela criação e distribuição de conteúdo visual e multimídia, lança a coleção de fotos Gamma Keystone a partir de uma parceria com as agências francesas Gamma Presse e Keystone. O conteúdo estreia com 55 mil imagens digitalizadas disponíveis em www.gettyimages.com/gammarapho

A nova coleção complementa e amplia o atual portfolio da Getty Images por ser um dos arquivos de imagens mais ricos e abrangentes da Europa. Feitas por profissionais renomados, as fotos registram grandes momentos históricos das últimas sete décadas no continente, incluindo a Guerra da Argélia, a Belle Époque e a princesa Grace Kelly, de Monaco.

Juntas, a Gamma Presse Agence e a Keystone-France são referência no fotojornalismo e possuem mais de 10 milhões de imagens. “A Getty Images está muito satisfeita por trabalhar ao lado da Gamma e da Keystone, duas das maiores agências de fotojornalismo dos últimos 40 anos. A chegada desta coleção enriquece nosso conteúdo editorial”, afirma Adrian Murrell vice-presidente sênior da área editorial da Getty Images, que reúne atualmente 25 milhões de imagens.
Sobre a Getty Images

A Getty Images atende a clientes em mais de 100 países e é a primeira empresa à qual profissionais da área de criação e mídia recorrem para encontrar, adquirir e gerenciar imagens e outros conteúdos digitais. Os fotógrafos e as imagens premiadas da empresa ajudam clientes a criar trabalhos inspiradores que aparecem diariamente nos jornais, revistas, campanhas publicitárias, filmes, programas de televisão, livros e web sites mais influentes do mundo. Acesse www.gettyimages.com.br e saiba mais sobre o papel da Getty Images no mundo da comunicação digital.

AlmapBBDO conquista o prêmio mais importante no Profissionais do Ano


O comercial “La Fortuna”, criado para a picape Nova Saveiro, da Volkswagen, conquistou o prêmio mais importante da 32ª edição do Profissionais do Ano, na categoria Mercado Nacional. A cerimônia de premiação foi realizada ontem à noite, em São Paulo. O filme é de Gustavo Sarkis e Renato Fernandez, com direção de criação de Dulcídio Caldeira e Luiz Sanches. Foi dirigido por Luciano Podcaminsky, da produtora argentina Rebolucion. Na categoria Mercado Nacional, entre os finalistas, estavam também “Miniatura”, criado para Tiguan, e “Tigres”, para o CrossFox, ambos da Volkswagen.



“La Fortuna” mostra a Nova Saveiro numa aventura “explosiva”: um comboio das picapes da Volkswagen sai de uma cidadezinha e segue por uma estrada sinuosa até chegar à cratera de um vulcão. Os aventureiros abrem as caçambas das Saveiros despejando quilos e quilos de grãos de milho na cratera e voltam à cidade, onde começa a chover pipoca, para alegria da população. As filmagens foram realizadas nas cidades de Colônia do Sacramento, onde foram capturadas as cenas da cidadezinha, e nos campos de Minas, ambas no Uruguai. A Bitt Animation, que também trabalhou no comercial “Cachorro-Peixe”, fez a pós-produção do comercial.



A cerimônia de premiação foi apresentada pelos atores Taís Araújo e Malvino Salvador. Na categoria Campanha, venceu a F/Nazca com o filme Redondo é Rir da Vida, para Skol e produzido pela Cine. As duas categorias, Mercado e Campanha, juntas, tiveram 34 agências concorrentes. Em Institucional, o troféu também ficou com a agência F/Nazca pelo filme Xixi no Banho, para o SOS Mata Atlântica, produzido pela Prodigo Films. Nesta categoria, concorreram 76 agências.

A etapa nacional do Profissionais do Ano 2010 teve 272 inscrições de todo o país, com 351 comerciais concorrentes. O prêmio é realizado pela Direção Geral de Comercialização da Rede Globo.



Aqui está a lista dos vencedores em todas as etapas:

Nacional
Mercado
Agência: AlmapBBDO
Filme: La Fortuna
Anunciante: Volkswagen
Direção de criação: Dulcídio Caldeira e Luiz Sanches
Criação: Gustavo Sarkis e Renato Fernandez
Direção de cena: Luciano Podcaminsky

Campanha
Agência: F/Nazca Saatchi&Saatchi
Filme: Redondo é Rir da Vida
Anunciante: Skol
Direção de criação: Fábio Fernandes e Eduardo Lima
Criação: Fábio Fernandes, Marcelo Nogueira e Fábio Brigido
Direção de cena: Clovis Mello

Institucional
Agência: F/Nazca Saatchi&Saatchi
Filme: Xixi no Banho
Anunciante: SOS Mata Atlântica
Direção de criação: Fábio Fernandes e Eduardo Lima
Criação: Eduardo Lima e João Linneu
Direção de cena: Caito Ortiz

Regionais
Sul
Campanha
Agência: Seven Comunicação Total (de Blumenau/SC)
Anunciante: Universidade de Blumenau

Mercado
Agência: JWT (de Curitiba/PR)
Anunciante: HSBC

Sudeste Capitais
Campanha
Agência: Leo Burnett (São Paulo)
Anunciante: Fiat

Mercado
Agência: AlmapBBDO (São Paulo)
Anunciante: Ruffles (da Pepsico)

Sudeste Interior
Campanha
Agência: Saviezza Comunicação Plural (de Campinas/SP)
Anunciante: PUC Campinas

Mercado
Agência: DSPA (de Santos/SP)
Anunciante: A Tribuna

Norte-Nordeste
Campanha
Agência: Leiaute Propaganda (de Salvador/BA)
Anunciante: Casa Civil do Estado da Bahia

Mercado
Agência: Superliga 66 (de João Pessoa/PB)
Anunciante: Aliança Francesa de João Pessoa

Leste-Oeste
Campanha
Agência: Fielos Comunicação (de Brasília/DF)
Anunciante: Ministério do Esporte

Mercado
Agência: Filadélfia (de Belo Horizonte/MG)
Anunciante: Instituto Inhotim

Mostra inédita reúne 26 telas do italiano Eros Oggi


A longa existência, tem hoje 90 anos, de Eros Oggi tem sido o percurso de uma extraordinária aventura. Nada parece ter faltado: universitário em Bologna, soldado na Segunda Guerra Mundial, prisioneiro de guerra durante três anos, imigrante, empresário, chef, executivo de restaurantes industriais, pintor, escritor, historiador, arquiteto e construtor empírico. Um dia, já perto dos 50 anos, resolve aprender a pintar e se matricula na Escola Panamericana de Arte. Leva o filho de 13 anos consigo, pois deve buscá-lo no liceu e não tem onde deixá-lo. Lá aprende rudimentos técnicos, é estimulado pelos professores de desenho e pintura, escuta algumas coisas da história da arte e dos artistas. Depois, nos seus pouco horários livres, desenha e pinta até a exaustão. Desta maneira pinta muito, a té encontrar o seu jeito de fazer o que deseja. Ai descobre que possui uma técnica e que ela é ajustada ao seu modo particular de ser.

É esse o trabalho que o Espaço Cultural Citi, a galeria de arte da Avenida Paulista, apresenta a partir de 4 de outubro, a exposição Arte e Vida em Eros Oggi, reunindo 26 pinturas, óleo sobre tela, de um período entre 1996 e 2010, com preponderância de obras realizadas nos anos 2000. A mostra permanecerá no Espaço Cultural Citi até 14 de janeiro de 2011.

Segundo o curador da mostra, o crítico Jacob Klintowitz, “Eros Oggi não tinha qualquer propósito de viver o circuito das artes. Apenas procurava a maneira de dizer o que desejava. E a encontrou.”

O Espaço Cultural Citi é uma galeria pública visitada mensalmente por cerca de 50 mil pessoas que trafegam pela Avenida Paulista e região. O espaço mantém a sua vocação de mostrar obras de arte no centro vital de São Paulo. Desde 2005, passaram por ali as obras de nomes consagrados, como Rubens Gerchman, Luiz Paulo Baravelli, Gregório Gruber, Romero Britto, Newton Mesquita, Odetto Guersoni, Ivald Granato, Takashi Fukushima, Caciporé Torres, Sérgio Lucena, Antonio Peticov, Maurício de Sousa e Shoko Suzuki, além de jovens que se firmam como Luciana Maas, Maurício Parra, Carola Trimano e Manu Maltez.

O Espaço Cultural Citi (Av. Paulista, 1111, térreo, fone 11.4009.3000) fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas; aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 17 horas. Acesso a pessoas com deficiência física pela Alameda Santos, 1146. A entrada é gratuita.

Arte e vida em Eros Oggi
Jacob Klintowitz

Algumas pinturas nos falam tão diretamente da vida que é impossível separar a atividade do pintor da existência cotidiana do artista. Este dado fascinante, a correspondência entre a arte do pintor e a sua biografia, é a mais persistente convicção do público em todos os tempos. Parece inútil pretender que a personalidade e a individualidade não devem estar presentes na arte e que esta deve ter uma independência formal ou uma intensidade energética sem a marca do autor. No caso do artista Eros Oggi, 90 anos, esta pretensão seria absurda, de tal maneira está imbricada a sua experiência vital e a sua expressão pictórica. Arte e vida em Eros Oggi possuem uma correspondência absoluta.

A longa existência de Eros Oggi tem sido o percurso de uma extraordinária aventura. Nada parece ter faltado: universitário em Bologna, soldado na Segunda Guerra Mundial, prisioneiro de guerra durante três anos, imigrante, empresário, chef, executivo de restaurantes industriais, pintor, escritor, historiador, arquiteto e construtor empírico. Todas estas situações e atividades estiveram impregnadas de completo comprometimento com a ética e serviram de base para as continuadas séries testemunhais em que transformou o seu desempenho artístico em um valioso documento humano a nos relatar os séculos XX e XXI.

É preciso saber, antes de tudo, que se trata de um pintor que pinta as suas idéias. E o faz com vigor. Eros Oggi é um observador da vida social e tem ojeriza à assimetria, à injustiça e ao sofrimento. E este é o tema de sua literatura e de sua pintura.

A série de pinturas “São Jorge e o Dragão”, por exemplo, é épica e trágica. Nela o artista, a partir de uma mitologia popular, pinta cenas da luta de São Jorge e o Dragão. A simbologia é clara, pois refaz a luta do Bem contra o Mal. No início, tínhamos um santo que defendia a humanidade contra o demônio malévolo. No desenvolvimento da série, o Dragão começa a encurralar São Jorge. O consumismo e a globalização fortalecem o Dragão. A cena adquire progressiva complexidade com a geometrização das figuras e da composição. Nada mais é tão simples. Por vezes o herói e o monstro parecem se misturar. O artista torna as figuras elegantemente ovais, belas e terríveis. Não há mais distinção. Os símbolos se revelam na excelência da linguagem.

Sobre o Citi - Citi, a empresa-líder em serviços financeiros globais, tem aproximadamente 200 milhões de contas de clientes e atua em mais de 140 países. Por meio de suas duas unidades operacionais, Citicorp e Citi Holdings, o Citi proporciona a clientes, empresas, governos e instituições uma grande variedade de produtos e serviços financeiros, incluindo serviços bancários a pessoas físicas, crédito, corporate and investment banking, corretagem de títulos e valores mobiliários, e administração de fortunas. Para mais informações, acesse www.citigroup.com. Mais informações sobre o Brasil, www. citi.com.br.

IV Mostra Nacional de Fanzines e Publicações Autorais HQ


A Secretaria Municipal de Cultura de Santos (Secult) realiza entre os dias 4 e 12 de dezembro, em parceria com a Associação Amigos da Cultura, uma programação especial de eventos em comemoração aos 18 anos da Gibiteca Marcel Paes Rodriques. A abertura acontece dia 4 de dezembro, às 18h, na Pinacoteca Benedicto Calixto, com o início da IV Mostra Nacional de Fanzines e Publicações Autorais HQ, lançamento do Catálogo 2010, apresentação de músicas de trilhas sonoras de desenhos animados com o Quarteto Carobandé, e debate com os principais nomes das histórias em quadrinhos no País.

Um dos destaques é a exposição ‘Dossiê Rê Bordosa’ do cartunista Angeli, uma mostra com os bonecos, cenários e todo o material para a construção do curta-metragem realizado sobre a personagem dos quadrinhos em stop-motion. A programação terá oficinas, mostras paralelas, debate com editores independentes, cine HQ (filmes com personagens das HQs), Animelan Movie (exibição de desenhos animados e seriados japoneses). Nomes respeitados no segmento como o jornalista Paulo Ramos ( portal UOL), JAL (criador do HQ MIX) e a profª drª Sonia Luyten (organizadora do HQ MIX 2010) estão confirmados.

Para Fábio Tatsubô, um dos organizadores da IV Mostra Nacional de Fanzines e Publicações Autorais HQ, o evento reunirá diversos setores das histórias em quadrinhos. “O projeto integra os principais profissionais das HQs em uma mesa redonda, o catálogo e a fanzinoteca dão um panorama da produção nacional de revistas autorais. Junto com as oficinas de iniciação aos desenhos e roteiro, e as exibições de filmes de personagens de HQ formam um encontro de quem faz com que gosta de quadrinhos”, explica.

O evento é uma realização da Prefeitura de Santos por meio da Secretaria de Cultura (Secult) em parceria com a Associação Amigos da Cultura. O projeto tem apoio da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, Universo HQ, ZAP!HQ e Animelan. A Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes fica no Posto 5, praia do Boqueirão, em Santos. Funciona de segunda a sábado, das 9h às 19h, e domingo, das 9h às 14h. Tel.: 3288-1300.

Programação
A mostra acontece na Gibiteca Marcel Rodrigues Paes e Pinacoteca Benedicto Calixto. Confira a programação:

4 de dezembro (Sábado)
18h. Pinacoteca Benedicto Calixto
Abertura das exposições ‘Fanzines 2010' e ‘Dossiê Rê Bordosa’.
Lançamento do catálogo 2010.

18h30. Pinacoteca Benedicto Calixto
Apresentação do Quarteto Carobandé (trilha sonora de d esenhos animados).

19h30. Pinacoteca Benedicto Calixto
Debate ‘Futuro das Histórias em Quadrinhos’ com a mediação do jornalista Paulo Ramos (UOL). JAL (criador do HQ MIX), profª drª Sonia Luyten (organizadora do HQ MIX 2010), Celso Menezes (Jambcks), Renato Guedes (Art&Comics), prof. dr. Gazy Andraus, Emílio Baraçal (Zap HQ!) e Alexandre Barbosa.

5 de dezembro (Domingo)
14h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Oficina ‘Como desenhar Super Heróis’. Quadrinista Eder Messias.

15h30. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Oficina Processos de Roteirização HQ. Emílio Baraçal e Renan Martins Frade (Zap!HQ). Os editores vão analisar portfólios de desenhistas.

17h. Pinacoteca Benedicto Calixto
Debate ‘Desafios dos editores independentes’ com fanzineiros e produtores autorais. Debatedores: Flávio Grão do blog Zinismo (SP), Douglas Utescher do UGRA Press (SP), Rodrigo Okuyama do fanzine La Permura (SP) , Leandro Atalfin e Rodrigo Gutstein, ambos de Santos.

6 de dezembro (segunda-feira)
18h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Cine HQ ” Persépolis ” – Animação Francesa (2007)

7 de dezembro (terça-feira)
14h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Oficina ‘Como desenhar Super Heróis’. Quadrinista Eder Messias.

18h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Cine HQ (filme de personagens de histórias em quadrinhos).

8 de dezembro (quarta-feira)
18h. Pinacoteca Benedicto Calixto
Exposição ‘A era dos games’ do RC Estúdio, organizado por Cacá Marszolek.

19h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Abertura da Exposição 18 anos da Gibiteca

19h30. Cine HQ: Dossie Rê Bordosa

9 de dezembro (quinta-feira)
18h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Cine HQ “Wood & Stock – Sexo, Orégano e Rock´n´ Roll” – Animação Brasileira

10 de dezembro (sexta-feira)
16h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Ofic ina ‘Como desenhar Super Heróis’. Quadrinista Eder Messias.

18h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Cine HQ (filme de personagens de histórias em quadrinhos).

11 de dezembro (Sábado)
12 às 19h. Gibiteca e Pinacoteca Benedicto Calixto
Concurso de desenho
Exposição do Animelan
Exposição de gashapon
Área de card game
Campeonato de Jenga

15h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Oficina de Cosplay. Animelan

17h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Animelan Movie (desenho animado japoneses)

18h. Acústico banda Strafe (anime songs)

12 de dezembro (Domingo)
11h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Oficina ‘Como desenhar personagens
de Animê’. Quadrinista Eder Messias.

12h. Animelan Movie (seriados japoneses)