14.12.10

Foco Estúdio participa de uma exposição fotográfica coletiva em Dublin, Irlanda.


Going Out In Style: End of Year Photography Exhibition
Time:13 December at 20:00 – 19 December at 20:00
Location:Exchange Gallery, 11 Exchange Street Upper, Dublin, Ireland
Created by:Exchange Focus

Saiba mais no site do estúdio: http://www.focoestudio.com/blog/

Oitentões juntos no natal


Tanto a Kopenhagen, mais famosa grife de chocolates finos do Brasil, como o personagem símbolo da Disney, o Mickey, completaram em 2010 82 anos. A coincidência é celebrada neste Natal com a caixa de bombons ao leite Mickey Vintage. Os chocolates são decorados com ilustrações natalinas do personagem e o presente ainda conta com uma caneca exclusiva para Kopenhagen com as charmosas orelhinhas do Mickey.

Aluno da Perestroika ganha estágio de 3 meses na DM9DDB e conquista mais 3


Diogo Batalha é rapaz de talento que usou sua determinação e um pouco de sorte para conseguir o sonho de milhares de estudantes de publicidade do Brasil: um estágio em uma das maiores agências do Brasil. A história deste sergipano e da DM9DDB, começa no Rio Grande do Sul. Mas para entendê-la é preciso voltar um pouco no tempo.

Diogo nasceu em Alagoas. No auge dos seus 15 anos foi impactado por um filme publicitário – coincidentemente feito pela DM9DDB para a Honda - e ali decidiu o que seria quando crescesse. Seria publicitário. Foi por isso que deixou seu estado-natal e rumou para o Rio de Janeiro, onde pretendia estudar publicidade. Começou o curso, mas por motivos que só o coração explica, desistiu e foi para o Rio Grande do Sul, atrás de uma gauchinha.

Lá, entrou na Perestroika e logo nos primeiros dias soube da notícia que mudaria sua vida: o melhor aluno do curso que estava sendo ministrado por Márcio Fritzen e Gustavo Diehl, criativos da DM9DDB, teria a chance de fazer um estágio de 3 meses na DM9. Diante de tal desafio, Batalha decidiu que o estágio seria dele. E assim foi. Diogo Batalha veio para São Paulo fazer um estágio de três meses. E aí, mais um capítulo não previsto começou a ser escrito: como seu resultado surpreendeu as expectativas, Batalha terá que esticar sua estadia em São Paulo por mais três meses, já que acaba de ganhar de Sergio Valente a extensão de sua experiência na DM9DDB.

As impressões sobre o estágio na DM9, Batalha registrou neste post: http://www.perestroika.com.br/2010/11/23/dm9-em-90-dias/

Cursos de Férias da ESPM, com foco em marketing, estão com inscrições abertas

Janeiro é, para muitos, o período do tão esperado descanso. Mas, o que para alguns significa colocar o pé na estrada, para outros, é o mês de aproveitar e atualizar seus conhecimentos profissionais, culturais, explorar novos mercados e aumentar o networking.

Para aqueles que buscam se aperfeiçoar em marketing, a ESPM oferece 43 temas nesta área, entre os quais seis inéditos, durante a edição de janeiro dos Cursos de Férias.

No curso “Ações de Marketing para a Terceira Idade”, por exemplo, o participante vai conhecer estratégias de como atrair, reter e surpreender pessoas acima de 72 anos, reconhecido como potencial consumidor. O IBGE divulgou no último censo, crescimento de três anos na média de vida dos brasileiros. Já o indicador GFK revela que os idosos podem chegar a 30 milhões de pessoas até 2020, a maioria mulheres com renda que soma R$ 7,5 bilhões ao mês e influencia diretamente os hábitos de consumo da família.

Diante deste cenário é fundamental conhecer as melhores abordagens, técnicas de vendas e de relacionamento para atender este público. O programa visa sensibilizar os gestores de empresas para a necessidade de novas ofertas de produtos, serviços e até oportunidades de trabalho.

Já em “Marketing Direto - diferencial competitivo nas empresas”, a professora Katia Martins Valente apresentará os vários formatos de ações utilizadas por meio da ferramenta marketing direto, com objetivo de ativar e reter clientes, as diferentes formas de interação sempre com exemplos práticos do mercado.

Em “Comunicação integrada de marketing II”, proporciona ao aluno atualização das estratégias para elaboração, desenvolvimento e análise de planilhas de comunicação e estudos de briefing como recursos de maneira prática e vivência com questões estratégicas da comunicação e do marketing.

Outros temas, na área de marketing, são destaques nos Cursos de Férias como “Estratégias de marketing digital”, “Marketing de produtos e serviços para crianças”, “Marketing de incentivos”, Marketing de relacionamento”, entre outros.

No total, a Escola oferece mais 121 opções de cursos divididos nas áreas de Administração, Comunicação, Criatividade, Design, Propaganda e Marketing e Relações Internacionais e Pesquisa.

Os Cursos são abertos a todos os interessados. Para participar o pré-requisito é apresentação do certificado do ensino médio. A relação de todos os temas está disponível no site www.espm.br/ferias. Mais informações pelo telefone (11) 5085-4600 ou e-mail centralinfo@espm.br

37 anos de formação
Ao longo destes anos foram mais de 50 mil alunos que se reciclaram nas férias. Anualmente recebe nas duas edições cerca de cinco mil alunos, sendo que a cada edição, cerca de 300 vêm de outros estados brasileiros, como Manaus, Curitiba, Bahia, entre outros.

Neste ano, a ESPM completa 37 anos de cursos de férias, com o objetivo de capacitar líderes, executivos, gestores, estudantes e futuros profissionais para o mercado.

Sobre a ESPM
A Escola foi fundada em outubro de 1951, com o nome de Escola de Propaganda de São Paulo, por Rodolfo Lima Martensen, e contou com o apoio decisivo de um grupo de publicitários da época e de Pietro Maria Bardi, diretor do Masp. No ano seguinte, a primeira turma de alunos ingressava para escola. A ESPM é uma instituição sem fins lucrativos e considerada centro de excelência no ensino da propaganda, marketing, administração de empresas, design, gestão, negócios internacionais e, atualmente, está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

Informações - Cursos de Férias 2011

Início das aulas: 03 a 29 de janeiro de 2011
ESPM - Campus Profº Francisco Gracioso
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana
Tel. (11)5085-4600
 centralinfo@espm.br

www.espm.br/ferias

5º Prêmio Tatu de Produção Editorial revela novos talentos da Universidade Anhembi Morumbi



A metodologia aplicada do curso de Produção Editorial com ênfase em Multimeios da Universidade Anhembi Morumbi se materializa nos trabalhos que serão apresentados na próxima quarta-feira (15), no Campus Vila Olímpia, na 5ª edição do Prêmio Tatu. “Durante os quatro anos da graduação, orientamos os alunos para que explorem ao máximo todas as mídias que hoje temos disponíveis com o objetivo de envolver e despertar cada vez mais o interesse do leitor”, afirma Maria José Rosolino, coordenadora do curso.

A professora Maria Cristina Rosa de Almeida coordenou os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do oitavo semestre do curso, que tiveram a tarefa de conceber não apenas o livro em si, mas também todo o plano de marketing da editora, assim como criar outros suportes como vídeo, blog, links de áudio e texto que dialogam com a história e promovem um contato ainda maior do leitor com a obra.



Para analisar os trabalhos, foram convidados profissionais de destacada atuação no segmento de produção editorial como Antonio Nicolay Youssef, autor e editor com mais de 30 anos de experiência, com atuação no segmento de didáticos em casas publicadoras como IBEP, Ática e Scipione; José Henrique Grossi, organizador da Bienal Internacional do Livro de São Paulo em 2010 e experiência de mais de 30 anos, com passagem por grandes editoras como Atlas, Saraiva, Planeta e Nobel; e Ricardo Costa, editor do portal Publishnews, um dos principais canais de notícias e informações sobre o mercado editorial e livreiro, que está apoiando esta edição do Prêmio Tatu.

“Este é um momento importante para estes futuros profissionais, pois é quando conseguem passar da teoria à prática, mostrar o que aprenderam, sob o olhar crítico de profissionais atuantes no mercado da produção editorial”, avalia a professora Maria Cristina Rosa de Almeida.

Raio-X das obras
Virtualidade, ciberespaço e multiplicidade de identidades são alguns dos elementos presentes no livro “Realidade.exe”, dos alunos Douglas Alves Coimbra, Gabriela Cristina Marques dos Santos, Glaucia Dam Gomes e Victor Vidotti. Com o objetivo de retratar a identidade na sociedade moderna, os autores lançaram mão de vários recursos que tornaram possível a fragmentação da narrativa em diversos suportes como áudio e internet. “Cuidamos para que cada intervenção visual realizada agregasse entendimento à narrativa, sem se limitar a uma simples reprodução estética do texto”, afirma Douglas Alves Coimbra, um dos autores.

A cachaça como hábito cultural brasileiro é o tema de “Pro Santo”, de Lindiana Datício Valença, Patrícia Helena Tavares Kataoka e Sandra Custódio Menezes. “Após verificar a escassez de obras sobre este tema, tivemos a ideia de contar a história da cachaça como parte integrante da história do país, inserida em diversas manifestações populares da nossa cultura”, comenta Lindiana Datício Valença. O resultado foi um projeto gráfico diferenciado que traz testemunhos e experiências sobre o tema. Além da obra impressa, as autoras ainda produziram um videodocumentário e criaram o blog Vamos Molhar a Palavra.

O aluno Marcelo Barbosa Nardeli propôs uma releitura do clássico livro “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, por acreditar que é papel do produtor editorial estar antenado em relação às novas tendências do mercado, sem deixar de lado a produção mais clássica. A pesquisa temática foi decisiva para definir o conceito do projeto gráfico, a escolha das imagens, do papel e da tipologia. “Fiquei feliz com o resultado por ter conseguido unir teoria literária, destacando uma possível nova vertente de estudo da obra de Machado de Assis, com design gráfico e toda a parte de marketing”, revela Marcelo Barbosa Nardeli.

Sobre o Prêmio Tatu
Criado em 2006 com o objetivo de gerar visibilidade à produção do curso de Produção Editorial com ênfase em Multimeios, o Prêmio Tatu carrega consigo a importante missão de fomentar a produção e a leitura do livro. É realizado anualmente, em dezembro, com a participação dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) desenvolvidos pelos alunos do último semestre.

Em janeiro de 2007, o Prêmio Tatu passou a fazer parte do Programa Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) e integra o portal do programa ação que estimula a produção do livro e da leitura junto a outras iniciativas cadastradas.

Sobre a Anhembi Morumbi
A Universidade Anhembi Morumbi, uma universidade de fronteiras e mentes abertas, conta hoje com mais de 27 mil alunos. Desde 2005 faz parte da rede internacional de universidades Laureate, a maior do mundo, presente em 24 países, com mais de 51 instituições de ensino superior, 100 câmpus, totalizando cerca de 600 mil alunos.

São oferecidos programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato e stricto sensu. Possui sete escolas, abrangendo as áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios e Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia; e Educação. Seus cinco câmpus estão localizados na Avenida Paulista, na Vila Olímpia, no Centro, no Morumbi e no Vale do Anhangabaú.
A Universidade Anhembi Morumbi possui laboratórios de última geração e diferenciais como o International Office que já enviou, desde 2006, mais de mil alunos do Brasil em cursos no exterior e recebeu uma centena de estrangeiros em cursos em São Paulo. Outras vantagens são programas de dupla titulação – permitindo ao aluno ter diplomas validados no Brasil e em outros países -- e o Global Career Center, um portal com 65 mil oportunidades de estágios e postos de trabalho no Brasil e no exterior.

Dassault Systèmes e IED discutem o uso da tecnologia 3D para criação dos produtos do futuro


A Dassault Systèmes, líder mundial em 3D e soluções Product Lifecycle Management (PLM), participou da 6ª edição do Apriti, evento promovido pelo Istituto Europeo di Design (IED) para apresentar projetos de novos designers no último dia 30 de novembro, em São Paulo. A presença de Marcelo Lemos, presidente da DS para América Latina, reiterou o posicionamento da companhia em oferecer ferramentas 3D para o treinamento de estudantes que, por meio de uma das cinco marcas de software da DS, o CATIA (ferramenta para desenho de produtos) estarão mais bem preparados para o mercado de trabalho. Além disso, o uso da tecnologia tridimensional possibilita a experimentação dos alunos, incentivando-os à criação de produtos com design mais inovadores.

De acordo com Lemos, o debate sobre temas de alta relevância como o design em ambientes acadêmicos é essencial para instaurar a ‘pedra fundamental’ do conhecimento e da inovação tridimensional. “A tecnologia que, até pouco tempo atrás estava distante de nós, se faz cada vez mais presente, com jogos, TVs e até mesmo em projetos diversos, como uma aula de história sobre as pirâmides do Egito até as formas arrojadas das construções do famoso arquiteto Frank Gehry, com uma experiência realística, nunca vista antes”, destacou.

Na 6ª edição do Apriti, Lemos foi um dos participantes do debate sobre Design, que teve a presença de outros profissionais de renome, como Lorenzo Negrello, famoso designer italiano que falou sobre conceitos e inspirações criativas. Em sua apresentação, Lemos destacou o uso do 3D no cotidiano, dando exemplos da aplicação dessa tecnologia no dia-a-dia, como compras virtuais no supermercado e um espelho virtual para prova de roupas. O executivo falou também do trabalho do respeitado arquiteto americano Frank Gehry, que com o CATIA criou formas audaciosas para várias construções, desenhando-as virtualmente, com a vantagem de testá-los antes de colocar os projetos em prática.

Um exemplo de como soluções 3D ajudam estudantes no design de produtos do futuro, foi o workshop que a DS e IED promoveram aos alunos do curso de Design de Produto nos últimos meses. Trabalhando em parceria com a Deca, fabricante de louças e metais sanitários, especialistas da DS treinaram os alunos para o uso das ferramentas de design do CATIA. A Deca propôs a eles a elaboração de um projeto sustentável de design para um misturador de água, considerando elementos importantes nos dias de hoje como a economia de água.

O trabalho do estudante Douglas Couto foi escolhido como o melhor. Ele se inspirou no próprio elemento água, partindo da ideia de uma cachoeira para chegar ao produto final. Por meio do CATIA, Couto alcançou um design moderno para o misturador de água. “Um dos pontos mais importantes do nosso software é a possibilidade dos alunos testarem suas ideias várias vezes antes de surgirem com as linhas finais. Os futuros projetistas perceberão que o fato de poderem testar seus trabalhos de uma maneira realística antes de concretizá-los, traz uma enorme economia em termos de custos e tempo”, completou Lemos.

Sobre o IED
O IED é um network internacional que atua nos campos da educação e da pesquisa, nas áreas de design, moda, artes visuais e comunicação. A escola é um laboratório criativo e dinâmico. As rápidas transformações nos diversos contextos produtivos encontram resposta imediata no conteúdo dos cursos oferecidos pelo IED. A escola está presente na Itália – em Milão, Turim, Roma e Veneza –, na Espanha – em Madrid e Barcelona – e, desde 2005, no Brasil, em São Paulo. Os estudantes da rede internacional do IED são provenientes de mais de 90 países de todos os continentes. A diversidade cultural é uma constante que enriquece a escola. Desde o seu nascimento, em 1966, na Itália, o IED formou mais de 90 mil estudantes.

Sobre a Dassault Systèmes
Como líder mundial em soluções 3D e soluções PLM, a Dassault Systèmes oferece qualidade para mais de 115.000 clientes em 80 países. Pioneira no mercado de software 3D desde 1981, a Dassault Systèmes desenvolve e comercializa software e serviços de aplicação PLM, que oferecem suporte a processos industriais, proporcionando uma visão 3D completa do ciclo de vida dos produtos, desde a sua concepção até a sua manutenção e reciclagem. O portifólio da Dassault Systèmes está composto pelos softwares: CATIA para desenho do produto virtual, SolidWorks para desenho mecânico 3D, DELMIA para produção virtual, SIMULIA para avaliação virtual, ENOVIA para o gerenciamento global e colaborativo do ciclo de vida, e o 3DVIA para reais experiências em 3D online. A Dassault Systèmes possui ações nas bolsas Euronext Paris (#13065, DSY.PA) e os American Depositary Receipts (ADR) podem ser negociados no (DASTY) US Over-The-Counter (OTC).