28.2.11

Primeiro convidado internacional confirmado para o Pixel Show Porto Alegre


A segunda edição gaúcha do Pixel Show, maior evento de criatividade do Brasil, trará à cidade de Porto Alegre atrações imperdíveis. Para 2011, já estão prometidos workshops com artistas consagrados, festival de motion graphics e diversos espaços para intervenção artística do público. E o ciclo de palestras também promete fazer a cabeça dos criativos: o primeiro artista gringo confirmado é o ilustrador argentino Christian Montenegro.

Nascido em Buenos Aires, Montenegro desenha desde a infância, época em que se encantou especialmente por quadrinhos. Seguindo essa paixão, estudou por cinco anos no ateliê de Alberto Breccia, um dos mais famosos quadrinistas na Argentina. Graduado em Design Gráfico pela Universidade de Buenos Aires, aprendeu a ter uma visão mais analítica e técnica de suas ilustrações.


A arte de Christian é influenciada pelas estéticas construtivistas e expressionistas, e segue um estilo bem original e inusitado, que mistura elementos das duas áreas. A publicação de suas ilustrações no livro The Creation: Pictures from the Book of Genesis, da editora Gestalten, foi um dos pontos altos de sua carreira – pois tornou o artista conhecido fora da Argentina e o ajudou a conquistar clientes de todo o mundo, como Pictoplasma, Volkwagen, BDDO New York, Vespa, Vodafone e as publicações The Guardian Newspaper e Clarín.

F/Nazca cria “Narcisos” para Honda Automóveis


"Narcisos" é o título do filme da nova campanha da Honda Automóveis, criada pela F/Nazca. Com trilha que fala de felicidade, o filme tem versão de 60" e comemora a satisfação dos consumidores com os carros da marca. Vemos pessoas felizes e orgulhosas dentro do New Civic e New Fit, olhando para os próprios reflexos dentro dos carros. Um rapaz se vê através de um prédio espelhado, outro no reflexo de uma minivan, ou através de uma vitrine de loja. Em off, o locutor fala que a Honda foi a campeã da pesquisa “Os Eleitos 2010”, promovida anualmente pela revista Quatro Rodas.



A pesquisa "Os Eleitos" é realizada desde 2001 e mede a satisfação dos consumidores com seus próprios carros por meio de entrevistas. Os carros com as notas mais altas de cada categoria são os eleitos, como é o caso do New Fit em monovolumes, com o pós-venda e com o New Civic, campeão em sedans médios. Além disso, o Civic foi o grande vencedor entre todos os veículos escolhidos pela 2ª vez (2008 e 2010), “O Eleito dos Eleitos”.

A campanha tem veiculação nacional nas principais emissoras do País, em cinemas de São Paulo e também conta com spot de rádio veiculado em São Paulo.

Assinam a criação Eduardo Lima, Pedro Prado e Rodrigo Castellari, com criação de Fabio Fernandes e Eduardo Lima.



Ficha técnica:
Cliente: Honda
Título: Narcisos
Produto: Institucional
Especificação: Produção de um 01x60” + versões
Direção de criação: Fabio Fernandes / Eduardo Lima
Criação: Eduardo Lima / Pedro Prado / Rodrigo Castellari
Rtvc: Igor Ferreira
Atendimento: Pedro Battesti / Florencia Lear
Mídia: Lica Bueno / Sandro Cachiello / Bruno Storace / Diogo Viudes
Planejamento: Fernand Alphen / Utymo Oliveira
Produtora/Filme: Paranoid Br
Direção de cena: Paulo Vainer E Cisma
Atendimento: Raquel Magliari
Dir. de fotografia: Paulo Vainer / Pierre De Kerchove
Produção executiva: Egisto Betti
Diretor de produção: Equipe Paranoid
Montagem: Alex Lacerda
Pós /Finalização: Tribbo Post
Produtora de som: Tesis
Maestro/Produtor: Silvio Piesco
Locutor: Romero Cavalcanti
Aprovação/Cliente: Alberto Pescumo Filho / Diego Fernandes

CCPR abre vagas para Oficina 4x4 sobre Mídias Digitais

Já estão abertas as inscrições para a Oficina 4x4 de Mídia Digital, workshop promovido pelo Clube de Criação do Paraná. As aulas acontecerão em dois sábados no mês de março, na sede do Clube.

No dia 12 de março, Jimmy Nisgoski, publicitário especialista em Comunicação Digital, marca presença com a aula "Mídias Sociais - Overview geral sobre tendências, comportamento e insights". No mesmo dia, Flávio Vidigal, Diretor de Criação da Redirect Digital, irá falar sobre "Criação Digital". Na outra semana, dia 19 de março, Victor Beuren, Sócio Diretor de Operações da SixBillion In-Game Advertising, tratará de um assunto em ascensão: "Ingame Advertising em jogos de PS3 e PC", e Bruno Mendonça, Planejamento na Midiaweb Interactive, finaliza a Oficina 4x4 com "Presença Digital: a internet além da URL".

As vagas são limitadas e as inscrições vão só até dia 4 de março. O investimento para a Oficina 4x4 é de R$ 250,00. Sócios do CCPR têm 50% de desconto. Além disso, os 15 primeiros inscritos ganham uma camisa da nova grife do Clube. Os interessados devem enviar email para ccpr@ccpr.org.br.

Sobre os participantes

Bruno Mendonça
É formando de Publicidade e Propaganda pela PUC-PR. Trabalhou como redator de marketing direto em agências como RMG Connect e Sunset Comunicação atendendo clientes como HSBC, Positivo Informática, Cervejaria Eisenbahn, Gustavo Borges e GVT. Desde 2009 está na Midiaweb Interactive, onde já foi produtor de conteúdo, analista de social midia e hoje atua como Planejamento atendendo clientes como POP, Walmart Brasil, Postos Ale e Muffato.

Victor Beuren
É Sócio Diretor de Operações da SixBillion In-Game Advertising e ilustrador nas horas vagas. Amante de games e tecnologia, entrou no mercado digital e de games em 2009, trabalhando no planejamento de campanhas de in-game advertising em jogos de Playstation 3 e PC para clientes como Nissin e Chevrolet.

Jimmy Nisgoski
Publicitário especialista em comunicação digital, shortlist em cannes, gp no CCPR há mais de nove anos no mercado atuando junto a clientes como Prefeitura Municipal de Curitiba, Banco do Brasil, Ministério da Saúde, FIAT, Votoran, FCC, DPVAT entre outros.

Flávio Vidigal
Diretor de Criação com mais de 12 anos de experiência, formado em design, pós-graduado em estratégias de comunicação digital. Tem passagem pelas agências Midiaweb, JWT e CuboCC. Hoje dirige a criação da Redirect Digital em Curitiba. Iniciou a carreira como designer gráfico, depois disso mudou o foco para comunicação digital. Desde então sua linha de trabalho esteve sempre associada à criatividade, estratégia e direção de equipes multidisciplinares. Alguns Clientes atendidos: HSBC, Coca-Cola, Google, AXE, Rexona, Ruffles, Estadão, Portal POP, GVT Telecom, Oi Telecom, Kraft Foods, Hellmans, Becel, Subway, Knorr e CloseUP.

Instituto Cervantes inaugura a exposição Diez Años de Fotografia Española Contemporânea Colección Fundación Coca-Cola


Dia 03/03, quinta-feira, às 19h30

Coquetel de abertura - Apresentação da curadora Lorena Martinez de Corral e de Iatã Canabrava: O colecionismo corporativo no desenvolvimento da fotografia atual.

O Instituto Cervantes e a Fundación Coca-Cola Juan Manuel Sáinz de Vicuña, numa parceria inédita, trazem ao Brasil pela primeira vez uma seleção do acervo de arte da Fundación Coca-Cola.

Diez Años de Fotografia Española Contemporânea mostrará ao público imagens criadas nos últimos dez anos por um importante grupo de 28 artistas (e 34 obras), fotógrafos e vídeo criadores que fazem parte do panorama nacional espanhol.

Esta exposição pode ser vista como um conjunto diverso de possibilidades da imagem dentro da arte e, conforme sugere Lorena Martínez de Corral, curadora da exposição, pode ser interpretada sob diversos aspectos: a imagem testemunho, como no caso da obra de Santiago Sierra, que nos fala do que já aconteceu, neste caso uma performance; a imagem arquivo, exemplificada na obra de Lara Almárcegui na qual se busca uma coleta de realidades sob uma ideia comum; a imagem reivindicativa, como no caso da obra de Tere Recarens, que cria uma situação para colocar em evidência um fato; a imagem cinematográfica, como a obra de Manolo Bautista, que evoca através de sua aparência de fotograma; a imagem sonho, como a de Pablo Genovés, que recorre a uma ficção evidente para experimentar a beleza do que não aconteceu; a imagem lembrança, como é o caso da obra de Maider López, na qual a paisagem capturada tem desejos de imortalidade; a imagem biográfica, como a de Félix Curto, na qual os objetos relembram uma história narrada em primeira pessoa; a imagem detida, como a de Miren Doiz que fixa o efêmero transformando-o em atemporal.

“Inserida no programa Mas... Isto é Espanha? esta exposição nos mostra o esforço da iniciativa privada na criação de uma marca-país. Neste aspecto os investimentos empresarias realizados para a criação da coleção da Fundación Coca-Cola, valoriza a criação de artistas espanhóis”, declara Francisco de Blas, Chefe de Atividades Culturais do Instituto Cervantes de São Paulo.

A exposição passará pelos vários centros que a instituição possui no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília).

Fundación Coca-Cola
A coleção de arte contemporânea da Fundación Coca-Cola é um projeto aberto que propõe um diálogo contínuo com a arte de nossos dias e se torna cúmplice da constante expansão da criação contemporânea. Desde sua constituição, a coleção reuniu um importante conjunto de obras de artistas espanhóis e portugueses, uma seleção apaixonante e cheia de contrastes, que responde ao compromisso da Fundación Coca-Cola com a arte e com os artistas das duas últimas décadas e que reflete seu interesse por explorar e sentir a pulsação da produção artística da nossa cultura.

Mesas Redondas
“Criação, produção e contexto”
Dia 23/03, quarta-feira, às 19:30h
Fernando Castro Flórez.
Moderador de um grupo composto por galeristas, colecionadores e responsáveis por divulgação, sobre a importância do apoio corporativo às artes, por meio de suas coleções. As coleções como um puro efeito de mercado, ou como verdadeiro impulso e ordenação da criação, são o tema deste encontro.

Dia 24/03,quinta-feira, às 19:30h
Fernando Castro Flórez e Sylvia Colombo: A necessidade da crítica no impulso às artes na Ibero-américa.
Os participantes desta mesa são curadores, professores e críticos de arte de renome em seus países. Ambos encarnam um espírito crítico e estimulante, capaz de orientar a criatividade de artistas bem como de incentivar a produção de instituições, tanto públicas quanto privadas. Contrários a vulgaridade e exigentes com a inovação, esperamos de seu encontro um contraste criativo do impulso às artes dos dois lados do Atlântico.

SERVIÇO
Exposição
Diez Años de Fotografia Española Contemporânea
Colección Fundación Coca-Cola
Local: Instituto Cervantes
Dia 03/03 – quinta-feira – Abertura, às 19h30 para convidados
De 04 de março a 09 de abril/2011
Faixa etária: Livre
Endereço: Av. Paulista, 2439 - Metrô Consolação
Tel. 11 3897-9609
Gratuito
Horário de Funcionamento do Instituto Cervantes:
segunda-feira, das 14h às 20h,
terça-feira a sexta-feira, das 8h às 20h,
sábados, das 9h às 15h.
site – www.spcervantes2011.info

Tintas Coral pintam o Avesso com as cores do Brasil

O programa foi até Porto Seguro para mostrar os bastidores do projeto “Tudo de cor para você”

O mais recente Programa Avesso está repleto de cores e energia positiva, que emana do Centro Histórico de Porto Seguro, na Bahia. Trata-se dos bastidores do “Tudo de cor para você”, realizado pela AkzoNobel com as Tintas Coral. A ideia principal do projeto é colorir diversas cidades brasileiras, provando que as cores têm a capacidade de mudar a vida das pessoas e os locais em que elas vivem.

Em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), as Tintas Coral foram à Bahia para dar mais cor às paredes das construções históricas de Porto Seguro, revitalizando essa herança tão rica, datada da época da colonização. “Vai ficar tudo lindinho, tudo pintadinho, tudo novinho”, comemora uma das moradoras mais antigas da cidade, Francisca de Assis. “A missão é levar cor para a vida das pessoas, e a gente queria colocar essa missão em prática”, afirma Jaap Kuiper, presidente da AkzoNobel, que também ajudou a pintar as casas.

No entanto, as cores não foram escolhidas de maneira aleatória. “O que a gente faz é trazer as cores do Descobrimento para as paredes das casas: vários tons de vermelho, de verdes e azuis. Isso tudo está registrado na carta do Pero Vaz de Caminha”, afirma Carlos Piazza, diretor de comunicação da AkzoNobel.

Dentre os mais de 300 colaboradores que auxiliaram a colorir as construções, estavam também pintores locais, que tiveram aulas sobre técnicas de pintura para utilizá-las em suas profissões. “Temos como meta, dentro da nossa filosofia de trabalho, não somente trazer pintores formados, como também formar pintores locais”, explica Carlos Piazza.

Confira esse programa repleto de cor e história:

CEO Mundial da Saatchi & Saatchi X visita o Brasil


Dina Howell, recém-empossada CEO Worldwide da Saatchi & Saatchi X, está no Brasil para conhecer a mais nova operação da agência de shopper marketing. Inaugurada em novembro de 2010, a Saatchi & Saatchi X Brasil compartilha parte da estrutura de São Paulo com a F/Nazca Saatchi & Saatchi, pertencente à mesma rede. A CEO fica no Brasil até amanhã, dia 01/03, quando irá se encontrar com clientes.

"O Brasil é um mercado estratégico para nós. Nosso profundo conhecimento em shopper marketing aqui nos permitirá ajudar fabricantes e varejistas a encantar seus compradores, e dessa forma aumentar o tamanho de suas cestas de compras e sua lealdade com as marcas", comenta Dina.

“Dina terá a oportunidade de ver de perto o trabalho que estamos implantando no mercado brasileiro desde novembro de 2010 e que permitirá fazer dessa operação a maior da Saatchi & Saatchi X na América Latina em 3 anos”, completa Regis Duarte, diretor-geral da agência no País.

A Saatchi & Saatchi X anunciou a nomeação de Dina Howell como CEO em dezembro do ano passado. Durante 22 anos, Dina trabalhou na Procter & Gamble, onde chegou à vice-presidente de Global Media and Brand Operations (Mídia Global e Operações de Marca).

A respeito de Dina Howell
Dina foi pioneira em shopper marketing durante os 22 anos em que trabalhou na Procter & Gamble e hoje continua a ser líder e especialista na indústria de shopper marketing. O relacionamento de marketing da P&G com o Walmart foi criado sob sua liderança. Dina deixou a P&G em dezembro de 2010, ocupando o cargo de vice-presidente de Global Media and Brand Operations, e era responsável por boas práticas em mídia global e planejamento de comunicação para o maior anunciante mundial.

Impetuosa e convicta sobre a capacidade de um grande shopper marketing fazer qualquer marca ou negócio crescer, Dina está agora trabalhando com os principais clientes da Saatchi & Saatchi X, incluindo Digeo, Frito-Lay, LG Electronics, Mead Johnson, Procter & Gamble, Walmart e Wendy’s.

Ela atua nos Conselhos de Administração do Centro para Excelência em Varejo da Universidade de Arkansas, Fundação Give Kids The World, e Fundação The Heart of America. A Fundação Give Kids The World oferece às crianças com doenças graves e suas famílias ao redor do mundo a chance de viverem uma memorável e gratuita visita às atrações da Flórida Central; enquanto a Fundação The Heart of America fornece às crianças necessitadas ferramentas para que possam ler, ter sucesso e fazer a diferença.

A respeito da Saatchi & Saatchi X
A Saatchi & Saatchi X (www.saatchix.com) é líder global em shopper marketing, empregando mais de 350 pessoas em uma rede composta por 16 escritórios situados na América do Norte e do Sul, Europa, Índia, China e Grande Ásia/Pacífico, Oriente Médio e África. A Saatchi & Saatchi X atende clientes como Diageo, Frito-Lay, LG Electronics, Mead Johnson, Procter & Gamble, Wal-Mart Stores, Inc. e Wendy's. A agência faz parte da rede Publicis Groupe, a terceira maior holding de publicidade do mundo.

Através de comunicação estratégica in-store e de um profundo entendimento das motivações dos compradores, a Saatchi & Saatchi X está criando, com sucesso, experiências de compras intuitivas para melhorar a vida dos compradores. A agência oferece liderança em shopper marketing, assim como expertise em design ambiental, design de embalagens e mídia in-store.

Reclame traz making of da Fiat e da Sky


O Programa Reclame, atração que desvenda o mercado publicitário, traz na próxima quinta-feira, 3, o making of da nova campanha da SKY HDTV, estrelado por Gisele Bündchen. Há algumas semanas, circulou pela internet um vídeo onde a modelo era “flagrada” limpado o chão de casa. Muito se comentou sobre a veracidade do vídeo, e acertou quem apostou na teoria de ser um viral. Tratava-se de um teaser para a campanha intitulada “Eu Voltei”, embalada pelo sucesso "O Portão", de Roberto Carlos. O filme retrata Gisele como uma dona de casa que tenta disputar a atenção do marido, o ator Augusto Madeira, com sua maior concorrente e o real motivo da sua volta para casa, a TV por assinatura SKY.

O Programa Reclame mostra ainda o making of da campanha de varejo da Fiat Automóveis. Criada pela Leo Burnett, a campanha tem Fábio Jr. e Fiuk como protagonistas. De forma bem-humorada, pai e filho brincam com o mote da campanha “Pra você que trabalhou, trabalhou, a Fiat tem sempre o melhor negócio”. O tema tem como base a música “Carango”, de Wilson Simonal, que é a trilha da campanha em versão regravada por Fábio Jr. e Fiuk.

O programa também mostra a ONG Belong, constituída pela agência BorghiErh/Lowe. É um espaço que cria oportunidades para adolescentes carentes por meio de cursos, palestras e estágios, e assim inseri-los no mercado de trabalho. O projeto começou quando a agência deu uma oportunidade a Douglas, um guarda noturno, que hoje trabalha na finalização da BorghiErh/Lowe.

Reclame é exibido pelo canal Multishow às quintas-feiras (17h), com reprises às sextas (15h15), sábados (08h), domingos (3h30), segundas-feiras (7h30) e quartas-feiras (1h30).

Ficha Técnica
Apresentação: Bruna Calmon
Direção de redação: Toshio Yamasaki
Direção artística: Roger Garcia
Direção de novos negócios: Emerson Souza
Direção de atendimento: Márcio Goulart
Direção de cena: Fernando Cirillo
Reportagem: Luna França
Câmera: Cleber Isler e Filipe Augusto
Coordenação de produção: Luiza Brasca
Assistência de produção: Marcela Vieira
Edição e finalização de imagens: Raphael Ferreira e Felipe Botas
Assistência de edição de imagens: Sami Makino.

Sobre o Comercial & Cia
Donos da marca reconhecida no mercado publicitário, Roger Garcia, Toshio Yamasaki, Emerson Souza e Bruna Calmon são os responsáveis por trazer, via rádio e televisão, aquilo que de mais relevante acontece no mercado publicitário. Na televisão, o programa Reclame é transmitido pelo Multishow e traz os melhores comerciais, os bastidores, entrevistas com os criativos, making of, reportagens e um time de colunistas formado por profissionais atuantes. No rádio, o Comercial & Cia é apresentado por João Faria, na BandNews FM.

Agnelo Pacheco cresce 100% nos últimos dois anos


A soma do faturamento dos últimos dois anos resultou em 100% de crescimento para a agência Agnelo Pacheco. Em 2009, mesmo com o reflexo da crise na economia mundial, a agência - presente em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília - teve um crescimento de 78% em seu faturamento, enquanto o mercado publicitário encolhia. Em 2010, ano em que comemorou 25 anos de história, a Agnelo Pacheco aproveitou para adotar um novo posicionamento, e passou por uma grande reformulação que contemplou novo layout, slogan e novas contratações. Além disso, passou a reforçar o compromisso de ser “a agência que faz a diferença” e criou um setor de estratégia e novos negócios. Com isso, o crescimento em 2010 chegou a 22%. Para 2011 as expectativas são ainda melhores, já que a previsão é que o mercado publicitário brasileiro cresça mais que a média global.

Sobre a Agnelo Pacheco
Criada em 1985 pelo publicitário Agnelo Pacheco, a agência comemora 25 anos. Ao longo desse tempo, acumulou experiência atendendo a centenas de clientes em diversas áreas, como: financeira, telefonia, educação, saúde, turismo, home care, entretenimento, eletrodomésticos, alimentos, automobilística, varejo, moda, entre outras. Desde 2006, a agência entrou na lista da Hot Tops Nacional, da editora About, que elege as 50 melhores agências que atuam no Brasil. Em 2009, mesmo com o reflexo da crise na economia mundial, a Agnelo Pacheco teve um crescimento em seu faturamento de 78% quando o mercado publicitário encolheu, trabalhando fortemente e de forma integrada com todos os seus clientes.

Samba.Pro reforça estrutura com contratação de seis novos profissionais



Agência anuncia novidades para a área de negócios, atendimento, criação, redação e fluxos internos

Como parte do plano de crescimento da Holding Clube, a Samba.Pro, agência do grupo, anuncia um novo time de profissionais. Entre eles está Luis Fernando Fernandes, que assume o cargo de diretor de negócios, antes acumulado por Andrea Carril, diretora de produção. O publicitário, com 15 anos de experiência na área de prospecção, atuou como diretor nas agências 360⁰ Comunicação, Mecânica de Produção, Ginga, Brasilis e Neoris, onde trabalhou para Itaú-Unibanco, Samsung, Philip Moris, Claro, Nestlé e Volkswagen.

“O atual ritmo de crescimento da agência leva a esta nova organização, essencial para a exploração de novos negócios e a aproximação com os nossos clientes”, explica Fábio Brandão, sócio-diretor da Samba.Pro.

Para atuar na equipe de Renault, a agência traz cinco reforços. Tatiana Oliveira Maraccini é a nova contratada para o cargo de atendimento. A profissional já passou pelas agências Gude e Inovando. Após três anos no Banco de Eventos, agência do grupo Holding Clube, Bianca Matos assume como assistente de atendimento. O time tem ainda Margarete Parola, vinda da Revistaria Word, como assistente para fluxos internos. Para a criação, chega Bruno Santos Cardoso (ex-Propaganda Promoção e Marketing), e Carolina Vitorino Vieira (ex-Parra Comunicação) integra a equipe como redatora.

Sobre a Samba.Pro
Criada em 2005, a Samba.Pro faz parte da Holding Clube, grupo de capital 100% nacional com 22 anos de história, composto por seis empresas com enfoque em marketing promocional e projetos socioambientais fundado pelo empresário José Victor Oliva. Comandada pelo publicitário e sócio-diretor Fábio Brandão, a Samba.Pro está entre as dez maiores agências de marketing promocional do Brasil. Reconhecida por oferecer um serviço personalizado e criativo, tem em seu portfólio de clientes Renault, Tetra Pak, Editora Abril, American Express, Ambev, Bradesco entre outros.

Fred Gelli, criador da marca Rio 2016, faz palestra nas Faculdades Integradas Rio Branco

O evento é gratuito, informações e inscrições pelo telefone 0800 16 55 21.

Uma das marcas de maior visibilidade mundial dos próximos 6 anos, que representa os Jogos Olímpicos Rio 2016, será tema da palestra no curso MBA Executivo Branding, a ser realizado na terça-feira, 1 de março, às 19h30, no auditório das Faculdades Integradas Rio Branco, à avenida José Maria de Faria, 111, Lapa, São Paulo.

A palestra será ministrada por Fred Gelli, sócio-fundador e diretor de criação da agência Tátil, responsável pela criação da marca. Ao seu lado, Tania Savaget, diretora de estratégia e branding e professora do MBA Executivo de Branding, também falará sobre o processo de estratégia definido para a realização do projeto.