18.8.11

Chevrolet anuncia campanha da Montana LS


A Chevrolet acaba de lançar campanha para promover a Montana LS. Criadas pela WMcCann, as ações publicitárias contemplam filme e mídia impressa, que apresentam as funcionalidades do carro, desenvolvidas para os pequenos e médios empresários, frotistas, trabalhadores do campo e da cidade.

A Montana LS apresenta alguns diferenciais para esta categoria: maior capacidade de carga (758 kg), nova suspensão, protetor de caçamba de série e o motor 1.4 Flex, com 102cv, que é forte e econômico.

Além disso, a Chevrolet proporciona garantia de três anos para motor e caixa, e de cinco anos para carroceria.

Para divulgar a Montana LS, a WMcCann criou o filme “Business Mano”. O comercial mostra alguns trabalhadores durante o seu dia-a-dia, que utilizam termos empresariais para comentar os benefícios da picape. Ao final do filme, podemos perceber de maneira bem humorada qual é a principal característica da Montana. Para completar, o locutor assina “Perfeita para o trabalho. Perfeita para quem quer muito”.



A campanha desenvolvida pela agência é nacional, mas possui foco em meios voltados para o público-alvo. O filme será veiculado em TV aberta e fechada, a partir de 19 de agosto.



Ficha Técnica:
Agência: WMcCann
Cliente: Chevrolet
Produto: Chevrolet Montana
Nome da campanha: Montana Trabalho
Nome do filme: Business Mano
CCO: Washington Olivetto
VP de criação: Guime Davidson
Direção de criação: Eric Sulzer e Fernando Penteado
Direção de arte: Carlos Bertuol
Redação: Omar Caldas
Atendimento: Rodrigo Perri, Michelle Zeger, Aline Garcia, Juliana Almeida e Murilo Santo André
Mídia: Ricardo Armbrust, Camila Moraes, Felipe Lobo, Tassiani Costa, Verusca Casciano e Fernanda Godoy
Planejamento: Aloísio Pinto, Deny Batista, Vinicius Aranha e Lucas Carrijo
Aprovação pelo cliente: Gustavo Colossi, Roger Armellini, Patricia Gravalos
RTV: Paula Moraes e Julia Seligmann
Produtora do filme: Movie & Art
Produtor: Carolina Dantas
Fotografia: Marcelo Trotta
Diretor: Homero Olivetto
Diretor de Arte: Max
Edição: Oswaldinho Santana
Finalização: Cinepró
Produtora de Som: S de Samba
Trilha: Dimi Kireeff e Chave Marin
Locutor: Nestor Chies
Produção Gráfica: Marcelo Hack, Marcelo Pinto e Ricardo Rodrigues
Art Buyer: Ricardo Lívio e Zizi Damasco
Gráfica: Stillgraf
Retoque: WMcCann
Fotógrafo: Zarella Neto

“Todo Young tem sangue azul”



Colaboradores da Young & Rubicam se transformam em nobres na nova campanha de endomarketing criada pela agência para incentivar a doação de sangue. Utilizando o conceito “Todo Young tem sangue azul”, as peças retratam Camila Felix (da Midia), Fernanda Duca (Atendimento), Luis Ulrich (Criação), Rodrigo Cassino (Produção) e José Carlos de Araújo (garçom) em quadros e com roupas de época para lembrar que “ser nobre é doar”. A diretora de mídia da Energy, Elenice Galera, ganhou tintas de rainha e também participa da ação – que envolve ainda a agência digital do Grupo Newcomm.



Este é o sexto ano consecutivo que a Y&R promove adaptações em sua sede para receber a equipe de Hemocentro da Santa Casa de São Paulo. A coleta de sangue, marcada para esta quinta-feira (18), deverá contar com o apoio maciço dos colaboradores – como nas edições anteriores do evento. “A parceria com a Santa Casa faz parte do nosso programa de responsabilidade social, que prioriza a saúde, a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente”, comenta Marcos Quintela, presidente da Y&R.



A ação “Todo Young Tem Sangue Azul” finaliza a megacampanha “5porcento”, lançada em março para a Santa Casa. Com o objetivo de aumentar para 5% da população o número de doadores regulares no país, que hoje é de 1,8%, o movimento convidou anunciantes a se engajar na luta em prol da doação de sangue. Bradesco Cartões, Vivo, LG, Perdigão, Casas Bahia, Goodyear e Cielo estão entre as diferentes marcas que cederam espaços para divulgar a causa em suas peças de comunicação. Consumidores em geral também puderam participar utilizando o encurtador de links Doe.Vc (http://doe.vc/) em seus blogs e endereços virtuais, o que tornou o compartilhamento da campanha com outros internautas mais fácil e intenso.

Reconhecido internacionalmente, o case “5porcento” acaba de ser selecionado como finalista do Jay Chiat Strategic Excellence Awards, um dos mais importantes prêmios de estratégia em comunicação do mundo. A Young & Rubicam é a agência de comunicação voluntária da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo desde 2004.



Ficha Técnica
Título: Nobre é doar.
Peça: Cartaz
Cliente: Y&R
Produto: Campanha interna Doação de Sangue
Direção de Criação: Rui Branquinho/Flávio Casarotti/Paulo Labriola
Criação: Fausto Uehara e Juliana Furtado
Ilustração: Gabriel Bueno e Henrique Polisel
Produção Gráfica: Elaine Carvalho/Santiago Miras
Atendimento: Elise Passamani/Leila Costa
Aprovação cliente: Marcos Quintela/Elise Passamani

Faculdade Cásper Líbero promove palestra sobre públicos, relacionamentos e RP 2.0

Na próxima sexta-feira, dia 26 de agosto, às 19h, o Centro Interdisciplinar de Pesquisa e a Coordenadoria de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero promovem o evento Encontros RP 60 Minutos, com apresentação e debate sobre o tema “Públicos, relacionamentos e RP 2.0 – estudos e experiências”.
A palestra contará com as presenças da especialista em Gestão Integrada da Comunicação Digital em Empresas e integrante da equipe de comunicação digital e mídias sociais da agência CDN Digital, Patrícia Meneses, e com o diretor de Conteúdo e Mídias Digitais da In Press Porter Novelli, Rodrigo Padrón. Eles falam sobre o relacionamento de perfis dirigidos no Twitter, com uma análise de caso da marca Skol, e sobre o uso de aplicativos em telefones celulares como uma convergência de mídias para as aproximações com públicos.

O evento é aberto para alunos e ex-alunos de quaisquer cursos da Faculdade Cásper Líbero. Há ainda vagas para público externo, que devem enviar envie nome completo, RG, instituição que representa e telefone para o e-mail eventos@casperlibero.edu.br.

Mais informações podem ser obtidas no site da Faculdade: www.casperlibero.edu.br.

Sobre os palestrantes



Patricia Meneses é relações-públicas formada pela Cásper Líbero (2007). Há dois anos trabalha na área de comunicação digital e mídias sociais com ativação de redes, produção de conteúdo, estratégias de divulgação e relacionamento. Teve passagens pela S2Publicom, Esys Colibri, Sesc, entre outras, onde acumulou também experiências em assessoria de imprensa, marketing, comunicação corporativa e organização do eventos.



Rodrigo Padrón foi diretor de Branded Content e Social Media da Agência Ideal; diretor de Mídias Digitais da LVBA Comunicação e diretor de Comunicação da Fecomercio. Também tem passagens pela rádio Eldorado (Estadão/ESPN) e pelo Jornal da Tarde, como repórter e editor. É graduado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo; com pós-graduações pela mesma universidade: em Comunicação Corporativa e em Marketing. Em 2011, concluiu pós-graduação em Gestão da Comunicação Digital pela Universidade de São Paulo.

Serviço:
Encontros RP 60 Minutos - “Públicos, relacionamentos e RP 2.0 – estudos e experiências”
Data: 26/08/2011
Horário: 19h
Local: Av. Paulista, 900 - 5º andar - Sala Aloysio Biondi
Palestrantes: Patricia Meneses e Rodrigo Padrón

Facebook abre escritório no Brasil

O Facebook anuncia hoje a abertura de seu escritório em São Paulo, Brasil, país onde conta com mais de 25 milhões de usuários ativos. A unidade será comandada por Alexandre Hohagen, que assumiu em fevereiro o cargo de Vice-Presidente do Facebook na América Latina.

Sob a gestão do executivo, o time local dará suporte às empresas e organizações da região, ajudando-as a se conectar com os usuários do Facebook, tornando suas marcas mais sociais.

“Com o crescente número de brasileiros e latino-americanos utilizando o Facebook diariamente para se conectar não apenas com amigos, mas com marcas e causas com as quais se identificam, o Facebook proporciona a combinação perfeita de alcance e engajamento para empresas interagirem com seus consumidores”, ressalta Hohagen. O executivo reforça que “nossa presença na região propiciará que o time do Facebook local atue diretamente com as marcas na criação e execução de campanhas e experiências mais sociais, impactando significativamente seus negócios”.

Além do Brasil, o Facebook tem escritórios internacionais na Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, França, Hong Kong, Índia, Irlanda, Itália, Japão, Malásia, Reino Unido, Singapura e Suécia. Em São Paulo, o Facebook está investindo em um time que acompanhará seu crescimento e diversas vagas nas áreas de negócios e operacionais já estão abertas.

Estatísticas mundiais do Facebook:
· Mais de 750 milhões de usuários ativos no mundo
· Mais de 250 milhões de usuários ativos acessam o Facebook de seus celulares
· 50% dos usuários acessam o Facebook todos os dias
· Média de amigos por usuário: 130
· O Facebook está disponível em mais de 70 idiomas
· Mais de 70% dos usuários estão fora dos Estados Unidos
· As pessoas gastam cerca de 700 bilhões de minutos por mês na rede
· Mais de 30 bilhões de links, notas, fotos, etc. (conteúdo) são compartilhadas/mês
· As pessoas instalam cerca de 20 milhões de aplicativos todos os dias

Links úteis:
https://www.facebook.com/business (Ferramentas de marketing disponíveis no Facebook)
http://www.facebook.com/FacebookAds (Referências e Casos de Anúncios no Facebook)
http://www.facebook.com/marketing (Novidades e melhores práticas de marketing no Facebook)
http://facebook.com/FacebookPages (Melhores práticas para as Páginas no Facebook)
http://www.facebook.com/adsmarketing/ (Guia para usuários/ Anúncios no Facebook)

Sobre o Facebook
Fundado em Fevereiro de 2004, a missão do Facebook é dar às pessoas o poder de compartilhar e tornar o mundo mais aberto e conectado. Qualquer pessoa pode acessá-lo e interagir com pessoas que conhecem em um ambiente seguro. O Facebook é uma empresa privada com sede em Palo Alto, Califórnia. Facebook® é uma marca registrada de Facebook Inc.

Inscrições: Fórum sobre a identidade e a diversidade Cultural Brasileira

Último dia de inscrições para fórum sobre a identidade e a diversidade Cultural Brasileira encerram-se amanhã, 19/08, as inscrições para o “Fórum de Discussão sobre a Identidade e a Diversidade Cultural Brasileira”, que será realizado pelo Instituto de Artes da Unesp (Universidade Estadual Paulista), de 22 a 25 de agosto. Os interessados devem enviar e-mail pesquisaextensao@ia.unesp.br .

Direcionado a alunos, professores, funcionários e demais interessados na área, o Fórum pretende debater temas que englobam a arte e suas manifestações como um bem cultural, além de fomentar políticas públicas de preservação e democratização da arte junto à sociedade.

Os temas apresentados derivam de estudos desenvolvidos pelo Laboratório de Pesquisa em Identidade e Diversidade Cultural do Instituto de Artes. Nos quatro dias de evento serão realizadas palestras, oficinas, exposições, recitais, apresentações musicais e de filmes, que mostrarão a arte como um reflexo das características múltiplas do povo brasileiro.

A curadora do Departamento de Pintura e Escultura do Museum of Modern Art de Nova Iorque (MoMA), Lilian Tone, palestrará sobre “Exercícios de curadoria: uma experiência institucional americana”.

O evento é promovido em parceria com o Instituto de Física Teórica da Unesp (IFT), PROPE (Pró-Reitoria de Pesquisa), Fundunesp (Fundação para o Desenvolvimento da Unesp) e UNIP (Universidade Paulista). São aguardadas cerca de 600 pessoas ao longo do encontro e todas receberão certificado de participação.

O encontro tem início às 8h, no Auditório do IFT, que fica na Rua Doutor Bento Teobaldo Ferraz, 271, Bloco II – Barra Funda.

Programação completa no site www.identidadediversa.wordpress.com

Museu da Casa Brasileira faz o lançamento do livro A Arquitetura de Croce, Aflalo e Gasperini

Para comemorar os 50 anos de atividade no Brasil, o escritório de arquitetura Aflalo & Gasperini reuniu a história dos seus cinco sócios e 60 anos de produção no livro A Arquitetura de Croce, Aflalo e Gasperini, da Editora Paralaxe, com lançamento marcado para 23 de agosto, às 19h, no Museu da Casa Brasileira - instituição da Secretaria de Estado da Cultura. Com autoria do jornalista Fernando Serapião, as 372 páginas da publicação abrangem quatro fases: o início da sociedade de Plinio Croce e Roberto Aflalo; a formação da empresa dos três, com a inclusão de Gian Carlo Gasperini, em 1962; a entrada de Roberto Aflalo Filho e Luiz Felipe Aflalo Herman na equipe, e os dias atuais.

O livro enfoca três temas principais - Forma, Técnica e Método -, separados por capítulos. Cada um deles apresenta uma abordagem central para a compreensão do trabalho da equipe. As obras dos arquitetos são pinçadas de forma atemporal, conforme se enquadram na narrativa, sem seguir um roteiro cronológico. No capítulo Forma, é estabelecida uma discussão em torno da estética, em que são relacionadas as direções dentro do âmbito arquitetônico que reverberam na produção de Croce, Aflalo & Gasperini até os dias de hoje. São mencionadas as influências mais antigas – como, por exemplo, da arquitetura orgânica e teuto-americana – até as mais recentes, inspiradas na cena atual, dominada por Frank Gehry e Rem Koolhaas.

O capítulo Técnica explica como o saber arquitetônico permeia a produção deste quinteto. Nessa passagem, investiga-se a maneira como o racionalismo está presente nas obras, desde a modulação estrutural dos prédios dos anos 1950 até os preceitos dos edifícios ecoeficientes da atualidade. Por fim, explorar o modo de trabalho da equipe é o tema do capítulo Método, que revela como eles conseguiram transformar as criações individuais em imagem coletiva do escritório.

Entremeando os capítulos principais há quatro minicapítulos. O primeiro, abertura do livro e intitulado Alvorecer, remonta à origem de Plinio Croce, Roberto Aflalo e Gian Carlo Gasperini. Conta quem são, onde nasceram e o contexto arquitetônico da época em que iniciaram na profissão. Há nessa parte também um apanhado da produção dos três arquitetos antes de se associarem, com destaque para quatro obras: Vila Elvira, edifício João Ramalho, edifícios Pauliceia e São Carlos do Pinhal e Centro Metropolitano de Compras.

Os outros três minicapítulos possuem nomes de bairros de São Paulo – Centro Novo, Faria Lima e Vila Olímpia – que já sediaram o escritório. A ideia é contextualizar o ponto de vista urbano, político, econômico, cultural e arquitetônico dos períodos em cada um dos endereços. Primeiro, o escritório da rua Barão de Itapetininga, a rica vivência do Centro Novo, a chegada dos militares ao poder, os primeiros centros de compras, entre outros fenômenos. Há ainda destaque para quatro projetos: Peugeot, Porto Seguro, Saint Bernard / Saint Gothard e Iguatemi.

Em seguida, aglutinam-se três endereços – Cidade Jardim, Faria Lima e Nove de Julho – sob o chapéu Faria Lima. Aqui é traçado um panorama do crescimento da cidade: o boom imobiliário, a crise posterior, o estudo acadêmico das grelhas no período de crise, a redemocratização do país. São destacadas nove obras: Premen, Tribunal de Contas, IBM, Campos do Jordão, Clube de Campo, Atrium I, Sudameris, Citicorp e São Paulo I. Por fim, em Vila Olímpia, acompanha-se o período dos escritórios das ruas do Rocio e Helena.

A São Paulo pós-industrial dos anos 1990 e 2000 é o tema do último capítulo: há restauro de prédios antigos adaptados a novos usos, sofistica-se o consumo e o entretenimento. A cidade passa a ser uma metrópole global. Há destaque para dez projetos: Os Bandeirantes, Chácara Sant’Anna, Credicard Hall, Continental Square, Parque da Juventude, e-tower, Rochaverá, Senac, Eldorado e Hiléa. No final, são dadas aos leitores algumas pistas dos projetos que estão na prancheta.

A realização do livro contou com os apoiadores: Engeform, Hunter Douglas, Racional, Sandria, SDI, Spicy, Stan, WTC e Yuny, e com o patrocício da Odebrecht e JK 1600.

Serviço – Lançamento livro A Arquitetura de Croce, Aflalo e Gasperini
Data: 23 de agosto, às 19h30
Local: Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano Tel. 3032-3727
Entrada Franca

Acesso a portadores de deficiência física
Site: www.mcb.org.br
twitter.com/mcb_org
Estacionamento: Evento noturno: preço único de R$ 15,00.
Bicicletário com 20 vagas.

Nissan volta a destacar força da Frontier


Depois do sucesso da campanha “Pôneis Malditos”, com mais de 10 milhões de visualizações no Youtube (http://www.youtube.com/user/nissanoficial) –, a Nissan do Brasil estreia mais uma peça irreverente, que questiona o consumidor sobre a escolha na hora da compra de uma picape. Criado pela Lew’Lara\TBWA, o filme de varejo “Lama” mostra uma nova situação complicada enfrentada por quem não escolhe um modelo Nissan - no caso, a Nissan Frontier.


A brincadeira volta ao ar com quatro amigos atolados em uma poça de lama, posicionados como se estivessem dentro de uma picape da concorrência. Presos no barro e sem opção, os personagens aproveitam o momento para tratarem a pele ao frescor da lama, com rodelas de pepinos nos olhos. Nessa hora, o locutor provoca: “se a Nissan Frontier tem tração Shift on the Fly para tirar você da lama, por que você não pensou num Nissan?” O sistema inteligente em questão, exclusivo da Frontier, aciona eletronicamente a tração 4x4 com o carro em movimento por meio de um botão no painel.

“Seguimos com a linha bem humorada na comunicação, que tem destacado a marca de maneira inovadora na mente do consumidor”, afirma Manir Fadel, vice-presidente de Criação da Lew’Lara\TBWA. No final do filme, aparecem os quatro amigos desfrutando da picape que tem o motor mais potente da categoria.


A campanha reforça a assinatura “Neste fim de semana, pense num Nissan” e chama o consumidor para o feirão nacional da marca, que oferece além de inovação japonesa, modelos com condições especiais em toda a rede de concessionárias, com bônus adicional de até R$ 3 mil na troca de um modelo usado de qualquer marca japonesa por um Nissan zero Km.

A criação é de Leandro Dolfini e Bruno Cardoso, com Jaques Lewkowicz, Manir Fadel, Mariana Sá, Clóvis Marchetti e Lúcio Caramori. A produtora é a Zulu Filmes, com direção de cena de Claudio Cinelli.


Ficha Técnica
Agência: Lew´Lara\TBWA Publicidade e Propaganda Ltda.
Título: Lama
Cliente: Nissan do Brasil Automóveis Ltda.
Produto: Nissan Varejo
Criação: Leandro Dolfini, Bruno Cardoso
Direção de Criação: Jaques Lewkowicz, Manir Fadel, Mariana Sá, Clóvis Marchetti, Lúcio Caramori.
Atendimento: Rafael Carminetti, Alexandre Baroni, Kayode Adegeye, Suelen Coppola, Julia Monteiro
RTV: Mayra de Lutiis, Regina Shnaider, Cristiane Leopacci
Planejamento: Renata D’Avila, Felipe Senise e Rafael Ferraz
Mídia: Luiz Ritton, Eduardo Shinohara, Luana Gallizzi, Suellen Kiss.
Produtora de Filme: Zulu Filmes Ltda
Direção do Filme: Claudio Cinelli
Direção de Fotografia: Scalante
Direção de Arte: Luana Pinhanez
Produção Executiva: Moa Ramalho
Montagem: Claudio Santos
Pós Produção: Zulu Filmes Ltda
Finalização: Zulu Filmes Ltda
Produtora de som: Satélite Áudio
Atendimento: Guta Lima, Renata Rodriguez
Maestro: Equipe Satélite
Locutor: Paulinho Ribeiro
Duração: 30”
Aprovação Cliente: Murilo Moreno, Heloisa Silva, Elisabete Gonçalves

Designer e arquiteta Francesca Alzatiministra workshop sobre tapetes no Boom de Design


Durante a temporada de workshops do Boom de Design, evento que reúne alguns dos maiores nomes do design nacional e internacional em São Paulo, a arquiteta e designer de tapetes da By Kamy, Francesca Alzati ministra a palestra “O design entendido como conjunto da composição, construção e o design” aberta ao público, que acontece na quarta-feira, 24 de agosto, às 9h, na faculdade Belas Artes no bairro Vila Mariana.

O objetivo do workshop é abordar as composições e as diferentes formas de elaboração de um tapete, considerando desde o país de fabricação, o envolvimento cultural, a diversidade das matérias-primas, os pontos, a costura do acabamento até a diversidade da tapeçaria.

Paralelo ao evento, a By Kamy expõe a mais nova criação da designer que transformou um simples tapete de couro em uma extensão da pele e dos muros, o Pele Tattoo Brasil. “Escolhi o que mais amo do Brasil e do meu entorno diário: música, arte, cultura, os valores humanos e mesclei a influência da vanguarda à criatividade contemporânea para criar os desenhos dos tapetes e compor uma peça exclusiva que imprimisse a linguagem da arte da livre expressão”, explica Francesca. A peça ficará exposta de 16 de agosto a 2 de setembro das 9h às 18h na faculdade Belas Artes.



BOOMSPDESIGN – 4° FÓRUM INTERNACIONAL DE ARQUITETURA, DESIGN E ARTE
Endereço: Rua José Antônio Coelho, 879 – Vila Mariana
Período: 31 de agosto a 2 de setembro
Informações: (11) 3887-8606
Site: www.boomspdesign.com.br

Artista visual pernambucano Daniel Santiago debate sobre a performance na arte contemporânea

O artista visual pernambucano Daniel Santiago (Garanhuns PE 1939) debaterá o tema “A performance na arte contemporânea”, dentro do programa de debates Papo XXI, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108), na próxima terça-feira, 23, às 19 horas, com entrada franca. Ele conversará sobre o tema com o artista visual Yuri Firmeza e a platéia presente ao Centro Cultural, que poderá formular perguntas por escrito. No dia seguinte (quarta-feira, 24), às 16 horas, Daniel Santiago fará uma performance na praça Murilo Borges (ao lado do CCBNB-Fortaleza).

Daniel Santiago, em 1973, ingressou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Paralelamente, cursava jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco. Tomou contato com produção audiovisual no curso de jornalismo, indo trabalhar na televisão como roteirista. Na UFPE, conhece Paulo Bruscky, com quem lançaria, em 1974, o Manifesto/Movimento Nadaísta, realizando exposições nas quais havia folders, coquetel, mas nada era exposto. Santiago aprendeu a desenhar ainda menino, com um tio, e não parou mais. Aos 17 anos, ingressou na Aeronáutica e foi transferido para Salvador. Nessa época já dominava todas as técnicas de desenho: grafite, bico-de-pena, aguada, aquarela e guache. Desde os anos 1970 realiza arte na rua.

O Litoral Norte-SP recebe amanhã uma das maiores arquitetas da região


Renata Pascucci ministrará palestra aberta ao público na Equipousada

O mercado de design de interiores é um dos mais acalorados do mercado. Os empresários buscam por meio desta técnica harmonizar o ambiente profissional, encontrar soluções criativas para melhorar a produtividade e qualidade de vida de outros profissionais. Em ambientes residenciais, pousadas ou hotéis, a busca por sensações mais agradáveis como jovialidade, alegria, força, tranqüilidade e outras impressões são alcançadas no planejamento do espaço combinando iluminação, acústica, cores e necessidades inerentes a cada tipo de cliente e da região. Investir em design de interiores é querer conquistar novos clientes, que estão cada vez mais exigentes.

Seguindo esse conceito, a Equipousada, maior feira de negócios do Litoral Norte de São Paulo, pensando nos empresários da região e com o objetivo de abordar temas imprescindíveis para os empresários da região, convidou a arquiteta Renata Pascucci para falar sobre o tema, abordando principalmente tendências e novidades em arquitetura, decoração. A arquiteta também dará dicas de projetos, paisagismo e decoração de interiores e mostrar na prática como é possível transformar espaços sem vida em lugares receptivos e aconchegantes. Segundo Tatiana Rodrigues, da Conceito Brazil, empresa organizadora do evento, em um evento deste porte é primordial a participação do mercado de arquitetura, pois cada vez mais ambientes diferenciados, arrojados e inovadores farão a diferença na escolha do turista.

A palestra acontece no dia 19 de agosto no Beach Hotel Juquehy, às 18h. A feira é aberta ao público e para participar da palestra, basta chegar com 30 minutos de antecedência e se cadastrar na recepção gratuitamente.

Cynthia Howlett e Fred Gelli em talk show, hoje, em Ipanema


Na nona edição do projeto, a jornalista e apresentadora Cynthia Howlett comanda bate-papo com o designer Fred Gelli, sócio-diretor da Tátil Design, agência com mais de 20 anos no mercado, responsável pela assinatura da marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Barteliê, Rua Vinicius de Morais, 190/ 03, Ipanema.
Data: 18 de agosto (quinta-feira), às 20h30
Entrada: R$ 5

Design Produtivo



O mundo coorporativo exige, cada vez mais, designers com capacidade para desenvolver projetos focados nos padrões estabelecidos pela indústria e pelo consumidor. Possibilitar a criação de modelos que respondam às necessidades desse mercado é o objetivo do curso “Mais Produtos com Menos Recursos”, oferecido pelo Núcleo de Cultura da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).

O curso visa proporcionar ao aluno potencial para analisar projetos sob a ótica da cadeia produtiva, desde a matéria-prima até a entrega ao cliente. Ao longo de 12 encontros, os participantes terão desde a introdução aos materiais, vídeos, programas e ferramentas utilizados, até o desenvolvimento de conceitos, redesenho de produtos, análise crítica e estudo dos objetos trabalhados.

Voltado para profissionais ou estudantes da área de Design de Produto, o programa mostrará como transformar um projeto em um produto tangível e passível de produção em indústria, por meio de um processo lógico de levantamento das necessidades, peculiaridades e limitações de cada objeto trabalhado.

O curso será ministrado pelo Prof. Marcio Augusto Giannelli, formado em Desenho Industrial pela FAAP, com especialização em Projeto do Produto. Foi ex-sócio da NóDesign e atualmente é dono da empresa HULK.Giannelli - design + development, focada em design de serviços.

Com carga horária de 48h/a, os encontros acontecerão aos sábados, das 9h00 às 13h00. Mais informações pelo e-mail nucleocultura@faap.br ou pelo telefone (11)3662-7034.


Curso “Mais Produtos com Menos Recursos”

Investimento: Público externo - 4x de R$ 265,00

Alunos, ex-alunos e professores FAAP - 4x de R$ 238,50
Início: 03/09/11 (sábado)
Horário: Das 9h00 às 13h00

Local: FAAP – Núcleo de Cultura / Prédio 1

Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis – São Paulo/SP
Informações: (11) 3662-7034 ou nucleocultura@faap.br

Bolt Brasil investe em Motion Graphics e amplia criação de projetos multimídia de grande porte


Uma avaliação interessante da equipe de Motion Graphics da Bolt Brasil Comunicação Digital mostra que o cliente brasileiro, principalmente, das organizações de grande porte, está cada vez mais aberto a investir em projetos multimídia com foco institucional. Essa percepção é diretamente proporcional ao sucesso dos negócios da agência mineira nesta área de atuação.

Segundo o Diretor dá Área de Motion Graphics da Bolt, Marco Antônio Estanislau Silva, os clientes de grande porte, de segmentos como bancos, indústria automotiva, mineradoras, prestadoras de serviços em geral, entre vários outros, valorizam a tecnologia e a inovação como ferramenta para conquistar e reter clientes, sejam eles internos ou externos.



“Uma empresa como a Fiat, por exemplo, que fabrica carros em plataformas industriais ultramodernas e com design de última geração valoriza o poder da comunicação digital e dos recursos multimídia para formar o conceito da marca com seus públicos de interesse. Cada vez mais, a postura de atuação e a presença institucional têm que acompanhar a tecnologia dos seus produtos e serviços”, destaca o executivo.



Sucesso virtual
Um dos exemplos de atuação da área foi no lançamento do Novo UNO. Para seguir o conceito inovador do carro, a Fiat precisava criar uma forma diferenciada de apresentar a novidade para a imprensa do Brasil e da América Latina, frotistas e concessionários. Em parceria com a Guia Marketing, agência de eventos responsável pelo lançamento, a Bolt Brasil criou uma apresentação utilizando recursos holográficos.

“Fizemos a criação e montagem de todo o conteúdo da convenção de lançamento. O trabalho foi uma experiência marcante para a equipe da Bolt, com muitas viagens a São Paulo em busca de fornecedores especializados e inúmeros testes, num projeto desafiador que envolveu dez profissionais de várias áreas da Bolt”, explica Marco Antônio.

Um exemplo de inovação na apresentação foi o Presidente da Fiat aparecer em holografia, dialogando com ele mesmo e depois revelando o carro holograficamente. “Além desta grande novidade que surpreendeu a todos, apresentamos também animações do carro em sincronia com a fala dos palestrantes e com imagens holográficas e vídeos projetados”, completa Marco.

A apresentação contou também com inovação em sound design. “Para dar realidade à criação, tentei imaginar como seria um motor, num painel aparecendo e girando em 3D bem na frente das pessoas, tudo em sincronia com a apresentação do Presidente da Fiat. Essa interação foi que me guiou para criar os áudios para este projeto”, explica Alexandre Estanislau, Diretor de Arte e Criação da Bolt.

Novidades
Esse é apenas um exemplo do que a equipe da área de Motion Graphics da Bolt Brasil está habituada a fazer. Incluindo profissionais formados em publicidade, design, computação gráfica, análise de sistemas, sistemas de informação, entre outros, a área é responsável pela criação de projetos de grande porte, incluindo apresentações multimídia; vídeos institucionais, didáticos e tutoriais; projetos 3D; mídia kit; soluções corporativas digitais, entre outros.



“A comunicação de forma geral, mais fortemente a digital, compõe um universo cada vez mais abrangente, que agrega diversas ferramentas, e que pode proporcionar excelentes resultados se for bem planejada e direcionada ao público de interesse. O que tentamos propor diariamente aos nossos clientes do segmento corporativo são soluções diferenciadas na forma de comunicar seus produtos e serviços. A diferença está em como eles absorvem estas novidades e as transformam em ações concretas, que alcançam resultados mensuráveis e duradouros para a imagem da marca”, completa Alexandre.

No portfólio de projetos criados pela equipe de Motion Graphics da Bolt está, um vídeo institucional sobre segurança do trabalho para a Votorantim, envolvendo colaboradores e seus familiares; apresentação multimídia para o projeto ‘Saber Samarco’, iniciativa de educação corporativa da Samarco; vídeo tutorial didático para mostrar utilização do software de Educação Corporativa para funcionários e gestores, também da Samarco; animação gráfica para apresentação do software Trius, que faz triagem de pacientes em hospitais, criado pela To Life; e conteúdo para IPAD de um dos cursos de pós-graduação da Fundação Dom Cabral.