29.8.11

Acervo da Choque apresenta Samuel Casal em primeira exposição individual



Ativa em sua missão de lançar talentos na cena contemporânea urbana, galeria traz o artista gaúcho para expor em São Paulo

A partir de 01 de setembro, Samuel Casal realiza a exposição Em Toda Parte na Galeria Choque Cultural, em São Paulo. Até 27 do mesmo mês, sua primeira individual revelará nove xilogravuras e um livro-objeto feito manualmente, o Autópsia.

Conhecido do universo editorial, Samuel Casal inicia parceria com a Choque Cultural mostrando sua principal linha artística, a xilogravura (técnica de gravura que usa madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte) em bases de grandes dimensões e até mesmo polípticos. Todas as obras terão suas versões em lambe-lambe e o artista deverá fazer intervenções na cidade no período que antecede a exposição.

Segundo Casal, o conceito da exposição, baseado no título Em Toda Parte, tem a ver com o fato de as grandes imagens e o livro serem compostos por várias matrizes menores, que unidas compõem um todo e, por meio de texturas abstratas, formam imagens figurativas.


A exposição vai conter, mais especificamente, seis xilogravuras de 66x92 cm, duas de 90x180 cm (políptico de três matrizes) e uma de 270x180 cm (políptico de nove matrizes). “Ao contrário de eu já ter uma imagem pronta na cabeça, antes de começar o entalhe, na exposição Em Toda Parte eu fui me deixando levar pelos movimentos que iam acontecendo e só depois é que as imagens foram surgindo. Foi uma composição que surgiu quase que inconscientemente”, reflete Casal, relembrando a série de gravuras lançadas na galeria em dezembro de 2010.

O livro-objeto intitulado Autópsia foi produzido manualmente, utilizando a técnica da xilogravura e do gofrado, técnica de impressão de relevo que não usa tinta, apenas deixa uma espécie de marca d’água. Ele mede 150x200 cm, se desdobra em formato de cruz e é uma criação em parceria com o encadernador contemporâneo Daniel Barbosa.

Serão sete exemplares de Autopsia para a exposição. “É uma espécie de humanização do objeto livro. Para concebê-lo, usamos a forma mais antiga de impressão, a xilogravura e ele foi todo composto em um suporte que explora o movimento de interação em seu manuseio. Ele exige que o leitor se movimente para que possa explorar seu conteúdo”, conta o artista.




Samuel Casal
Samuel Casal é gaucho e conhecido por seu trabalho como ilustrador, gravurista e quadrinista no Brasil, na Alemanha, Argentina, Bolívia, Chile, Espanha e França. Sua experiência já lhe rendeu oito troféus HQMIX, sendo três deles como Melhor Ilustrador e outro como Melhor Roteiro, ao lado de Adriana Burnstein pelo “Prontuário 666 – Os Anos de Cárcere de Zé do Caixão” (Editora Conrad), história em quadrinhos que integra a trilogia do cineasta brasileiro José Mojica Marins.


Em Toda Parte, de Samuel Casal @ Acervo da Choque
Abertura: 01 de setembro, das 18h às 21h
Periodo expositivo: 02 a 27 de setembro de 2011
Rua Medeiros de Albuquerque, 250, Vila Madalena
Telefone: (11) 3061-2365
www.choquecultural.com.br
galeria@choquecultural.com.br
Segunda-feira a sexta-feira, das 11h às 19h (visitas sob agendamento); sábado, das 13h às 18h (visitação livre)
Grátis/ livre

Agência We anuncia reforços para a área de criação


A agência We, posicionada no ranking entre as 50 maiores do Brasil, anuncia seus novos integrantes para reforçar ainda mais a área de criação comandada por Fred Sartorello. São eles: João Paulo Magalhães, Alexandre Leão, Danilo Beyruth e Christopher Chefel.

JP, como é conhecido João Paulo Magalhães, está vindo da Talent e tem passagens pela DPZ, JWT, Master e Publicis. Já atendeu clientes como Banco Itaú, Sadia, Gol Linhas Aéreas, entre outros, e recebeu prêmios importantes como os do CCSP, One Show, ABP e Art Director.

Com ampla experiência, também chega a We, Alexandre Leão, ex-diretor de criação da 55Onze. Ele conta ainda com passagens por agências como NBS, Giovanni, DM9 e W/Brasil. Criou para marcas como Guaraná Kuat, Jornal O Globo, Oi e Tam Viagens.

Outro profissional experiente na área é Danilo Beyruth, vindo do estúdio Macacolandia, onde atuou como um dos sócios da empresa. Entre as suas principais atuações passou ainda por agências como DPZ - criando para a Sadia, Banco Itaú, Parmalat e Gol Linhas Aéreas. Além de tudo isso, faz trabalhos como quadrinista participando de antologias de Maurício de Souza.

E, para encerrar este ciclo de contratações, Christopher Chefel – ex WMcCann - começa na We, e no seu portfólio há criações para marcas como GM, MasterCard, TIM, Exercito da Salvação, Casa Di Conti, Nestlè, Globo.com, entre outros.

“A We tem entre seus diferenciais a alta qualificação da sua equipe. Com a chegada destes 4 reconhecidos criativos agregamos ainda mais valor no trabalho para os clientes, que contam com um dos melhores times de criação do Brasil”, comenta Piero Motta, sócio e VP Executivo da agência We.

Santa Clara contrata Sergio Lobo

 
A Santa Clara, apontada como a agência com melhor visão global de Comunicação do Brasil pelo Grupo Consultores, anuncia a contratação de Sergio Lobo para o cargo de Diretor de Criação da agência.

Lobo tem passagem pela Giovanni+DraftFCB e pelas agências Leo Burnett Lisbon, em Portugal, Vitruvio Leo Burnett e Leo Burnett Iberia, ambas na Espanha, e Leo Burnett Brasil, com clientes como WWF, Coca-Cola, Kraft Foods, Procter & Gamble, McDonald’s, FIAT, entre outros. Entre os prêmios, acumula quatro Leões em Cannes, sete Clio’s, sete FIAP’s, nove estatuetas do El Ojo de Iberoamerica, quatro Eurobest’s, quinze El Sol’s, sete Laus’s e um Word Press.

“A contratação do Sergio reforça nossa busca por talentos que possam contribuir a partir de diferentes experiências. Por isso, sua chegada à agência traz sua expertise internacional e trabalhos premiados

Preservativos Block lança campanha nas redes sociais

As redes sociais são o canal principal da ação que vai sortear uma viagem com acompanhante para Las Vegas

Com os ingressos esgotados para o UFC Rio e a busca por uma entrada para assistir à luta aqui no Brasil, a Preservativos Block – nova marca de preservativos do mercado nacional –aproveitou que milhões de brasileiros curtem o esporte e lança uma campanha especial.

“UFC em Las Vegas eu vou com a Preservativos Block. E você?” é o nome da campanha que começou no sábado (27), durante o UFC Rio. O ganhador e mais um acompanhante vão com tudo pago para Las Vegas em 2012 assistir ao maior evento de luta do mundo. A mecânica da promoção é bem simples e viral, o participante precisa estar conectado nas redes sociais da marca, seguir a Block no twitter (@useblock) e responder à pergunta: “Qual marca de preservativos que além de te dar muito prazer, te dá prêmios”. http://www.preservativosblock.com.br/ufclasvegas/ufc-las-vegas.html

São frases, hashtags especiais e um hot site também dedicado à campanha que terá o sorteio no dia 30 de novembro. Além das suas próprias redes sociais como canal de comunicação da campanha e de promoção do sorteio, a Block também terá ações nos blogs Testosterona, Caixa Pretta e Insoonia compondo o plano de mídia da campanha. Mais de 5 mil móbiles da campanha também estarão expostos em bancas de jornal por todo o país.