20.9.11

Panamericana Faculdade de Arte e Design está com as inscrições abertas para o vestibular 2012

A Panamericana Faculdade de Arte e Design está com as inscrições abertas para o vestibular 2012, com duas opções de bacharelado: Design e Artes Visuais/Fotografia. O processo seletivo tem como temática questões ligadas a Criatividade, Inovação e Sustentabilidade, conceitos que estão presentes nos cursos da Faculdade e que servirão de guia tanto para as questões objetivas quanto redação.

O processo seletivo é composto por uma prova com 50 questões de múltipla escolha, dividida em: 15 de língua portuguesa, 15 de atualidades, 10 de raciocínio lógico e 10 voltadas para história das artes e humanidades. Além disso, os alunos terão que redigir uma redação. As provas acontecem no dia 3 de dezembro, das 14h às 18h, na Unidade da Angélica (Av. Angélica, 1900 – São Paulo).

Os cursos de graduação da Panamericana Faculdade preparam tanto o aluno para o mercado de trabalho como propõem ir além, desenvolvem a capacidade de romper fronteiras do pensamento tradicional, aliando inovação, criatividade e modernidade.

A graduação em Design da Panamericana Faculdade tem como objetivo capacitar e formar profissionais habilitados a criar, desenvolver e comunicar um conceito ou ideia através de um produto visual. Por meio de disciplinas como Ilustração, História do Design, Atualidades e Tendências, entre outras, o aluno vai captar o embasamento teórico e prático necessário para projetar as mais variadas peças visuais, criar marcas, logotipos e projetos de identidades corporativas e institucionais.

Já a graduação em Fotografia, geralmente um curso com viés exclusivamente técnico, ganhou uma abordagem mais ampla na Panamericana Faculdade de Arte e Design. Intitulado “Fotografia como Arte Visual”, o bacharelado prepara o estudante para ser fotógrafo, mas também crítico de arte, pesquisador, curador de artes visuais, gestor de acervos audiovisuais e empreendedor na elaboração de projetos que podem ser patrocinados pelo Ministério da Cultura ou outros órgãos de fomento.

As inscrições para o vestibular podem ser feitas a partir do dia 3 de outubro, na sede da Faculdade, localizada na Av. Angélica, 1900, em São Paulo. A taxa de inscrição é de R$ 100,00. O processo seletivo acontece no dia 3 de dezembro, das 14h às 18h.

Os cursos de graduação em Design e em Artes Visuais/Fotografia têm duração de 7 semestres (três anos e meio). As aulas terão início em 06 de fevereiro de 2012, com turmas no horário diurno e noturno.
O programa do vestibular e demais informações podem ser obtidos no site (www.escola-panamericana.com.br/faculdade/).

Diferencial
Há 50 anos, a Panamericana registra com orgulho a formação de várias gerações de profissionais. Assim como a Escola, o maior diferencial da Faculdade Panamericana é preparar o aluno para o mercado, oferecendo sólida aprendizagem teórica, cultural e prática, ministrada por um corpo docente extremamente qualificado em suas áreas de atuação.

As aulas acontecem tanto nas salas de aula como nos estúdios, com a utilização de equipamentos individualizados e de última geração, permitindo aos estudantes colocar em prática tudo o que aprenderam na teoria, desenvolvendo ao máximo o seu potencial criativo e inovador.

SERVIÇO: VESTIBULAR PANAMERICANA FACULDADE DE ARTE E DESIGN
INSCRIÇÕES: A PARTIR DE 3 DE OUTUBRO DE 2011.
TAXA DE INSCRIÇÃO PARA O VESTIBULAR: R$ 100,00 (não haverá devolução da taxa paga para candidatos não selecionados)
LOCAL DE INSCRIÇÃO: AV. ANGÉLICA, 1900 – SÃO PAULO
PROGRAMA DA PROVA: No site www.escola-panamericana.com.br/faculdade
DATA DA PROVA: 3 de dezembro de 2011
RESULTADO DO VESTIBULAR: 07 de dezembro de 2011
INICIO DAS AULAS: 06 de fevereiro de 2012
INFORMAÇÕES: (11) 36618511 ou pelo e-mail: saoep@escola-panamericana.com.br

Tátil, Aktuell e Atto Sports juntas em uma nova empresa: VIBRA BRANDING ESPORTIVO

Uma empresa de consultoria completa com serviços integrados de branding, gestão e ativação de marcas no universo dos esportes - com entregas customizadas para cada cliente. Essa é a proposta da VIBRA, nova agência que chega ao mercado usando as inteligências da Tátil (branding, design), da Atto (gestão do esporte, representação de atletas e eventos esportivos) e da Aktuell (ativação e experiências de marcas) para desenhar ideias e projetos que liguem as marcas aos seus propósitos inspirando-as a construir um futuro melhor.

“Nossa missão é construir historias legÍtimas e conexões duradouras entre marcas e pessoas por meio do esporte, garantindo alinhamento com a essência, posicionamento e objetivos de negócios, e o melhor direcionamento dos recursos financeiros aplicados no universo do esporte. Isso tudo justamente num momento em que as empresas buscam soluções integradas na área de esportes de olho em oportunidades com a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016”, explicam os sócios Fred Gelli e Roberto Trinas (da Tátil), André Beck (da Atto) e Rodrigo Rivelino (da Aktuell).

O esporte oferece inúmeras possibilidades para ações reais, verdadeiras e transformadoras que, alinhadas a estratégia da marca e aos objetivos de negócios da empresa, têm o poder de fidelizar e construir vínculos emocionais e duradouros com seus públicos, gerando valor sustentável para todos os stakeholders. A Vibra surge para dar suporte às empresas que desejam criar conexões sustentáveis com seus públicos. “As marcas precisam ser mais do que vendedoras de produtos e serviços, devem descobrir seu propósito agora e no futuro, para se manterem relevantes e vivas nas mentes e corações das pessoas”, observa Fred Gelli, sócio da Tátil, empresa responsável pela criação da marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

“No Brasil, a não ser com raríssimas exceções, talvez podemos citar 2 ou 3, a conexão entre conteúdo esportivo e marcas é muito superficial, pontual e oportunista, aspectos totalmente contrários ao poder que o esporte tem, com esse posicionamento que iremos atuar com a VIBRA, ou seja, estabelecer conexões legitimas e sustentáveis entre marcas e o esporte a partir de uma estratégia clara de negócio”, afirmam Rodrigo Rivellino, presidente do Grupo Aktuell, e André Beck, sócio-diretor da Atto Sports.


SOBRE OS SÓCIOS
ATTO SPORTS

Consultoria de marketing esportivo presente há 14 anos no mercado, a Atto Sports hoje faz parte do Grupo Aktuell. A empresa é especializada na concepção e realização de grandes eventos e também no gerenciamento da carreira de atletas, eventos esportivos e gestão de recursos credenciados. Responsável por trazer para o Brasil uma etapa do Global Champions Tour, um dos circuitos mais importantes e prestigiados do hipismo mundial, a Atto assina a realização do Athina Onassis Horse Show, que este ano chega à 5ª edição.


GRUPO AKTUELL

Criado há 11 anos, o Grupo Aktuell é uma empresa 100% brasileira, com foco em comunicação e marketing e referência em suas áreas de atuação no Brasil. As empresas do grupo (Aktuell Comunicação, Atto, iTrade e agência AK) têm como objetivo oferecer as melhores soluções estratégicas em comunicação integrada e criar relação entre pessoas e marcas. O grupo surgiu com a Aktuell, agência de comunicação que iniciou as atividades em 2000 nas áreas de promoção de eventos e ponto de venda (PDV) e apenas seis funcionários. No ano em que completa 11 anos, o Grupo Aktuell soma cerca de 180 colaboradores entre as quatro empresas e foi o organizador em julho do Fifa Preliminary Draw, primeiro evento da Copa 2014.


TÁTIL
A Tátil é uma consultoria de estratégia, expressão e experiência de marcas, que usa o branding e o design para criar conexões sustentáveis entre pessoas e marcas. A empresa possui escritórios no Rio e em São Paulo e conta com mais de 100 colaboradores em um grupo multidisciplinar, composto por designers e profissionais de planejamento, estratégia, negócios, redatores, biólogos, entre outros. A Tátil possui mais de 22 anos de experiência na construção de marcas, mais de 100 prêmios nacionais e internacionais e uma carteira de clientes formada por grandes empresas de diferentes segmentos. Na carteira de clientes da Tátil estão empresas como Coca-Cola, Rio 2016, TIM, Natura, Philips, P&G, EBX e FIAT.

Semana D


Quando o assunto é design, Curitiba pode ser considerada uma cidade pioneira. Em 1990 a cidade abrigou a primeira Bienal Brasileira do Design e o primeiro Encontro Nacional dos Estudantes do Design – Ndesign. Em 2010, Curitiba voltou a ser sede nacional do design ao receber novamente a Bienal Brasileira de Design com cerca de 350.000 visitantes e a vigésima edição do e o Ndesign com a participação de 5.000 alunos. Agora pretende tornar-se referência nacional promovendo a Semana D, evento anual idealizado pela ProDesign>pr e pelo Centro de Design Paraná.

A Semana D, que acontecerá de 2 a 8 de outubro, trará para a capital paranaense, palestras, debates, exposições e workshops que mostrarão a importância do design em nossas vidas. Da disseminação de boas práticas, passando pelas questões relacionadas à sustentabilidade – tema de grande importância na atualidade –, até o uso do design como ferramenta de comunicação para o 3º setor, a Semana D busca fazer com que a sociedade “pense e aja design”.

Segundo o presidente da ProDesign>pr, Tulio Filho, “o evento tem ambições de tornar-se um verdadeiro festival de design. Queremos que instituições e a sociedade se apropriem do evento, gerando conteúdo e negócios para nosso estado, discutindo e promovendo a excelência do design”.

Ana Brum, coordenadora de projetos do Centro de Design Paraná, comenta: “Semanas de design já acontecem no mundo todo e pretendemos atrair uma série de iniciativas em design para movimentar e incentivar a indústria, o comércio, e a sociedade a perceber o design”.

A Semana conta com a correalização do C2i – Centro Internacional de Inovação, Instituto GRPCOM, Masisa do Brasil, NEX Coworking, PUCPR, Senai + Design, UniCuritiba, UFPR e Universidade Positivo, além do apoio de Fnac, F9 Identidade Visual, Gráfica Exklusiva e Shopping Palladium.

A abertura da Semana D acontece com a 2ª Expo ProDesign>pr, exposição dos designers associados que este ano será temática. Em uma parceria da ProDesign>pr, Instituto GRPCOM e Shopping Palladium, mais de 20 instituições beneficentes serão atendidas por projetos de design. É o papel social do design. Os designers adotaram as ONGs e Associações indicadas pelo Instituto GRPCOM, com projetos nas áreas de design gráfico, de produto e de interior. O resultado poderá ser visto a partir do dia 2 de outubro, às 18 horas, no piso L3 do Shopping Palladium. Junto dos projetos inéditos, mais 30 designers mostrarão trabalhos já desenvolvidos para o 3º setor. A exposição fica até o dia 8.

Mais quatro exposições acontecerão na Semana D. No Cietep, o Senai + Design organiza a Mostra de produtos desenvolvidos pela instituição para empresas de Curitiba, Arapongas, Londrina e Maringá. A mostra visa demonstrar a importância do design como diferencial competitivo.

Na Sala Arte, Design & CIA (Edifício D. Pedro I) da Reitoria da UFPR acontecerá de 3 a 22 de outubro a Exposição Ilustração e Design, que mostrará os trabalhos do Laboratório de Ilustração da UFPR. A exposição busca dar visibilidade para a ilustração como processo do design, promovendo jovens ilustradores e debatendo as relações entre ilustração e design. Nos dias 5 e 12 de outubro acontecerão bate-papos com ilustradores. Visitas monitoradas podem ser realizadas de 4 a 15 de outubro.

De 2 a 8 de outubro, na Fnac Curitiba, a ABD (Associação Brasileira de Designers de Interiores) Regional Paraná mostrará trabalhos de seus associados. E na Universidade Positivo, a Masisa do Brasil realiza a Mostra Melamina: Processo Criativo. A exposição fica até o dia 12 de outubro.

No dia 4 de outubro começa a série de debates da Semana D. O primeiro, organizado pelo Núcleo de Sustentabilidade da UFPR tratará do tema “Inovação e Sustentabilidade”, debatendo a teoria e casos de sustentabilidade e enfatizando suas implicações em inovação. O debate acontece às 14 horas no Auditório 800 do Edifício D. Pedro I (Reitoria da UFPR).

No Auditório Gregor Mendel da PUCPR, no dia 5 de outubro às 19 horas acontece o Papo D, mesa-redonda organizada pela ProDesign>pr que pretende uma reflexão sobre qual é o papel do designer na atualidade. Por conta do espaço que o design e o designer vêm ganhando, as rivalidades entre o design e outras áreas têm aumentado. Ao mesmo tempo, cada vez mais são realizados projetos conjuntos envolvendo diversas áreas. Recentes trabalhos premiados no Festival de Criatividade de Cannes tinham em suas equipes designers, publicitários, antropólogos e profissionais de cinema e tecnologia da informação.

No dia 7, às 19h30 na Fnac Curitiba, acontece mais uma edição do Papo D. Desta vez o debate pretende responder a uma pergunta: “Os profissionais e empresas de design estão realmente preparados para desenvolver soluções sustentáveis?”. A mesa-redonda organizada pela ProDesign>pr, em parceria com a Fnac Curitiba e a UniCuritiba, terá como mediador Naotake Fukushima da Nexo Design – diretor executivo da ProDesign>pr – e contará com a participação de profissionais de renome como Maristela Ono, Christian Ullmann, Emersom Camargo, Jairo da Costa Jr. e Nelson Smythe.

O tema promete bastante discussão. Nunca o termo sustentabilidade foi tão difundido. Hoje empresas e principalmente, consumidores já conseguem identificar o valor que a sustentabilidade confere a produtos e marcas. Mas será que este movimento de busca pelo sustentável possui amparo e base nas instituições de ensino e nas empresas de design? E como indústria, comércio e serviços estão pensando a sustentabilidade?
Também no dia 7 a partir das 14 horas no UniCuritiba acontece o “Workshop em Design Sustentável com Christian Ullmann”, uma oficina de pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos cuja atuação se dá através da valorização dos recursos naturais, da cultura tradicional local, das técnicas artesanais e que além desse trabalho, também promove a divulgação desses conceitos. A oficina será ministrada por Christian Ullmann e é organizada pelo UniCuritiba.

A Semana D também contará com palestras. No dia 4 de outubro, às 18h30 no Auditório 800 do Edifício D. Pedro I (Reitoria da UFPR), a ProDesign>pr e o Instituto GRPCOM promovem a palestra “Estratégias de design e comunicação para o 3º setor”.

No dia 6 às 10h30, o Centro de Design Paraná e o C2i - Centro Internacional de Inovação – trazem para Curitiba a palestra internacional “Design to Business: Senz° Umbrella”. Exclusiva para empresários a palestra conta o case da empresa holandesa Senz° que criou um guarda-chuva que suporta ventos de até 100 km/h sem virar do avesso. A empresa foi criada a partir da inovação e design de um produto. O Design to Business acontece na Sala de Convenção do CIETEP/FIEP.

Também no dia 6, mas às 19h30, os holandeses da Senz° voltam para uma palestra, desta vez voltada para estudantes que acontecerá na Universidade Positivo.

Ao longo da semana acontecerão mais workshops e oficinas. A Universidade Positivo em parceria com a Masisa promoverá, de 4 a 6 de outubro, três oficinas “Desenvolvimento de Design”. O objetivo das oficinas é mostrar aos estudantes do Ensino Médio de que maneira o designer desenvolve seu trabalho, realizando dinâmicas que envolvam criatividade, raciocínio lógico, percepção visual e raciocínio projetual.

Pensar como um designer pensaria. Esta é a proposta do Workshop Inovação na Prática + Design Thinking que acontecerá nos dias 6 e 7 na NEX Coworking e que trará pela primeira vez para Curitiba os consultores Maria Augusta Orofino e Maurício Manhães. O evento que já aconteceu em Santa Catarina e São Paulo trata da utilização da lógica do design como forma prática de buscar a inovação.

E no dia 7 no Laboratório de Criatividade do C2i, CIETEP/FIEP o C2i promove o Workshop InoValor. A partir de um problema, um conjunto de disciplinas é empregado na busca de soluções inovadoras, buscando criar vantagem competitiva para a empresa. O workshop é voltado para profissionais de design, de engenharia, marketing e de desenvolvimento de produtos.

Para encerrar a Semana D, no dia 8, a partir das 12 horas, acontecerá o primeiro Cozinha da Pro, evento de encontro dos profissionais de design. A ação ainda não possui local confirmado mas o prato já está confirmado: feijoada.

No site www.semanad.com.br você pode encontrar mais informações sobre os eventos.

Serviço
2ª Expo ProDesign>pr
Exposição de trabalhos dos associados da ProDesign>pr em parceria com o Instituto GRPCOM
Data: 2 a 8 de outubro – Abertura no dia 2 às 18h.
Horário: Segunda a sexta das 11 às 23h e Sábado das 10 às 23h
Local: Shopping Palladium – Piso L3
Entrada Franca
Mais informações: www.prodesign.com.br

Exposição ABD
Exposição de associados da ABD Regional Paraná
Data: 2 a 8 de outubro
Horário: 10 às 22h
Local: Fnac Curitiba - Shopping Barigui - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300
Entrada Franca
Mais informações: abdpr@abd.com.br

Mostra Produtos Senai + Design
Exposição de produtos desenvolvidos pela instituição para empresas de Curitiba, Arapongas, Londrina e Maringá
Data: 2 a 8 de outubro
Horário: 8 às 18 h
Local: Sala de exposições Senai + Design - Av. Comendador Franco, 1341 – CIETEP
Entrada Franca
Mais informações: 41 3271-7553 ou joao.faiad@pr.senai.br

Mostra Melamina: Processo Criativo
Data: 3 a 12 de outubro
Horário: 8 às 21 h
Local: Universidade Positivo
Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Bloco Vermelho – Térreo e 1º andar
Entrada franca
Mais informações: Carlos Tietjen – 41 3219-1984/Carlos.tietjen@masisa.com.br

Exposição Ilustração e Design
Exposição dos trabalhos do Laboratório de Ilustração da UFPR
Data: 3 a 22 de outubro – Abertura no dia 3
Horário: 8 às 12h e 14 às 21h
Local: Sala Arte, Design & CIA - Rua General Carneiro, 460 - Hall do Edifício D. Pedro I – UFPR
Entrada Franca
Mais informações: carolinacalomeno.ufpr@gmail.com e marconi2006@gmail.com

Debate Inovação e Sustentabilidade
Teoria e casos de sustentabilidade, enfatizando suas implicações em inovação
Data: 4 de outubro
Horário: 14 às 17 h
Local: Auditório 800 - Edifício D. Pedro I - Reitoria – UFPR
Entrada Franca
Mais informações: nds@ufpr.br

Oficinas Desenvolvimento de Design
Oficinas teórico-práticas com objetivo de mostrar aos jovens de Ensino Médio de que forma o designer desenvolve seu trabalho
Data: 4 a 6 de outubro
Horário: 14h30 às 17h30
Local: Oficina de Design - Bloco do Bosque - Universidade Positivo
Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300
Entrada franca
Mais informações: 41 3317-3036 /razera@up.com.br e renatobertao@up.com.br

Palestra Estratégias de Design e Comunicação para o 3º Setor
Como as instituições de 3º setor podem utilizar melhor as ferramentas de design e comunicação
Data: 4 de outubro
Horário: 18h30
Local: Auditório 800 - Edifício D. Pedro I - Reitoria – UFPR
Entrada: 1 kg de alimento não perecível

Bate-papo: Ilustração e Design com Ilustradores
Saiba mais como ilustrar e criar
Data: 5 e 12 de outubro
Horário: 18h30
Local: Auditório 800 - Edifício D. Pedro I - Reitoria - UFPR
Entrada franca
Mais informações: carolinacalomeno.ufpr@gmail.com e marconi2006@gmail.com

Papo D: uma reflexão sobre o papel do designer
Debate sobre a profissão do designer
Data: 5 de outubro
Horário: 19h
Local: Auditório Gregor Mendel – CCBS - Bloco VERDE – PUCPR Campus Curitiba
Alunos da PUCPR e sócios da ProDesign>pr têm entrada franca. Demais: R$ 5,00
Mais informações: www.prodesignpr.com.br

Workshop Inovação na Prática + Design Thinking
Sessão de inovação na prática com foco no desenvolvimento da percepção, geração e execução da dinâmica necessária à inovação
Data: 6 e 7 de outubro
Horário: 8 às 19h
Local: NEX Coworking - Rua Comendador Araújo, 534B I 2º andar - Batel - Curitiba – Paraná
Investimento: R$ 1.040,00. Sócios da Prodesign>pr pagam R$ 890,00
Mais informações: 41 3023-7061/eventos@nexworking.com.br

Design to Business: Senz° Umbrella
Palestra internacional exclusiva para empresários com o case da empresa Senz° Umbrella
Data: 6 de outubro
Horário: 10h30
Local: Sala de Convenção CIETEP/FIEP – Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico – Curitiba – PR
Investimento: R$ 60,00
Mais informações: 41 3018-7332/marilza@centrodedesign.org.br

Design to Business: Senz° Umbrella
Palestra internacional para estudantes
Data: 6 de outubro
Horário: 19h30
Local: Universidade Positivo – Auditório 1 – Bloco Vermelho
Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300
Entrada Franca
Mais informações: 41 3018-7332/marilza@centrodedesign.org.br

Workshop Inovalor
Voltado para profissionais de design, de engenharia, marketing e de desenvolvimento de produtos
Data: 7 de outubro
Horário: 9h às 17h
Local: Laboratório de Criatividade do C2i - Av. Comendador Franco, 1341 – CIETEP
Mais informações: 41 3271-7401/Camila.sobrinho@sesipr.org.br
Workshop em Design Sustentável com Christian Ullmann
Data: 7 de outubro
Horário: 14 às 17h
Local: Centro Universitário Curitiba - Rua Chile, 1678
Investimento: R$ 10,00
Mais informações: 41 3213-8795/designgrafico@unicuritiba.edu.br

Papo D: Design e Sustentabilidade
Os profissionais e empresas de design estão realmente preparados para desenvolver soluções sustentáveis?
Data: 7 de outubro
Horário: 19h30
Local: Fnac Curitiba - Shopping Barigui - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300
Entrada Franca
Mais informações: www.prodesignpr.com.br

Cozinha da Pro
Encontro de profissionais de design regado a feijoada
Data: 8 de outubro
Horário: a partir das 12 horas
Local: a confirmar
Mais informações: www.prodesignpr.com.br