14.10.11

Volkswagen lança campanha para Novo Tiguan


Criada pela AlmapBBDO, ela destaca as características off-road do modelo

Está no ar a campanha integrada criada pela AlmapBBDO para o Novo Tiguan da Volkswagen, composta por filme, anúncio especial em mídia impressa e na web, spot de rádio e peças da internet. O filme “5:00 AM”, de 30”, que será veiculado nas emissoras a cabo em todo o Brasil, é de Renato Fernandez e Gustavo Sarkis, e dirigido por Armando Bo, da Rebolucion BR. Ele é um dos roteiristas do longa-metragem Biutiful, de Alejandro González Iñárritu, e protagonizado pelo ator Javier Bardem, eleito melhor ator no Festival de Cinema de Cannes 2010 por esta atuação. A direção de criação da campanha é de Luiz Sanches.



No comercial, o toque do despertador às 5 da manhã acorda uma jovem no quarto de um hotel. Ela se levanta e corre até a recepção, entra em seu Novo Tiguan e dirige por uma estrada asfaltada, desviando em seguida para um trecho de terra. À medida que ela segue e vai utilizando os equipamentos do Novo Tiguan, letreiros surgem na tela destacando estes features. Logo, a jovem chega a uma colina e avista uma barraca de camping. Para o carro, aciona o Park Assist II e, quando o Novo Tiguan estaciona, ela sai do carro e entra na barraca, deitando-se cuidadosamente ao lado do marido, para que ele pense que ela esteve ali durante toda a noite. O filme fecha com a assinatura “Novo Tiguan. É outra categoria de off-road”.



Na web, a campanha de lançamento do Novo Tiguan contará com o hotsite www.vw.com.br/novotiguan. Com uma proposta de navegação diferente, mais tecnológico e moderno, o mesmo foi feito em HTML5, apto para ser aberto em iPad e iPhone.

O site destacará os equipamentos do carro no habitat onde eles são mais necessários. E, para chegar a estes itens, o leitor precisa apenas clicar na imagem que corresponde a cada um deles. O ícone em forma de lua, por exemplo, vai levá-lo ao sensor de fadiga. O sol, para o teto solar. Para cada item, o carro é visto numa paisagem diferente.

Já no anúncio interativo para iPad, que será veiculado a partir de novembro nas edições das revistas Veja, GQ e Auto Esporte, o leitor coloca os dedos em locais indicados e o carro estaciona entre eles. Tudo para mostrar que não é preciso usar as mãos para estacionar o carro com o Park Assist.

Outras peças para internet, spot e dois anúncios - sendo um deles de página dupla e um encarte especial - que serão veiculados nas revistas Vogue, Quatro Rodas, Veja, Época, IstoÉ, Lola, Marie Claire, Top Destinos, Náutica, Status, Alfa, etc., também fazem parte da comunicação da marca para o lançamento.

Ficha Técnica – Filme 60” e 30”
Anunciante: Volkswagen do Brasil
Título: 5:00 AM
Produto: Novo Tiguan
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Diretor de Criação: Renato Simões
Diretor de Arte: Renato Fernandez
Redator: Gustavo Sarkis
Produtora: Rebolucion BR
Produtor executivo: Ciro Cesar Silva e Patricio Alvarez Casado
Direção: Armando Bo, Andres Salmoyraghi e Daniel Lieff
Fotografia: Cristian Cottet
Rtvc: Vera Jacinto, Gabriel Dagostini, Diego Villas Boas, Luana Aghata
Trilha / Locutor: Hilton Raw Montador / Editor: Ezequiel Sarudiansky
Finalizadora: Tribbo Post
Atendimento: Fernão Cosi, Vanessa Previero, Luciane Nery, Ana Beatriz Porto, Aline Macedo
Planejamento: Cintia Gonçalves; Sergio Katz
Mídia: Paulo Camossa, Gabriel Queiroz, Daniele Valle, Rogério Nascimento, Claudio Rodrigues
Aprovação: Artur Martins, Herlander Zola e Ana Paula Lobão


Ficha Técnica - Anúncio
Anunciante: Volkswagen do Brasil
Título: Piscina
Produto: Novo Tiguan
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Diretor de Criação: Renato Simões
Diretor de Arte: Renato Fernandez, Daniel Manzi, Vinicius Sousa, Pedro Rosa
Redator: Marcelo Nogueira, Gustavo Sarkis
Fotógrafo: Fernando Zuffo
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Fernão Cosi, Vanessa Previero, Luciane Nery, Ana Beatriz Porto e Aline Macedo
Planejamento: Cintia Gonçalves; Sergio Katz
Mídia: Paulo Camossa, Gabriel Queiroz, Daniele Valle, Rogério Nascimento, Claudio Rodrigues
Aprovação: Artur Martins, Herlander Zola e Ana Paula Lobão


Ficha Técnica – Anúncio especial (encarte)
Anunciante: Volkswagen do Brasil
Título: Espaço Externo
Produto: Novo Tiguan
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Diretor de Criação: Renato Simões
Diretor de Arte: Pedro Rosa, Renato Fernandez
Redator: Marcelo Nogueira, Gustavo Sarkis
Fotógrafo: Andreas Heiniger
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Fernão Cosi, Vanessa Previero, Luciane Nery, Ana Beatriz Porto e Aline Macedo
Planejamento: Cintia Gonçalves; Sergio Katz
Mídia: Paulo Camossa, Gabriel Queiroz, Daniele Valle, Rogério Nascimento, Claudio Rodrigues
Aprovação: Artur Martins, Herlander Zola e Ana Paula Lobão


Ficha técnica – Peças de internet
Anunciante: Volkswagen
Produto: Novo Tiguan
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Co-Direção de Criação online: Luciana Haguiara e Sandro Rosa
Diretor de Arte: Sandro Rosa e Ricardo Pocci
Redator: João Paulo Testa
Gerente de Projeto: Ana Carolina Cintra
Produtora: Um Studio.com
Diretor de tecnologia: Fernando Boniotti
Atendimento: Fernão Cosi, Vanessa Previero, Rodrigo Falcão, Leilaini Holdorf, Aline Macedo e Roberta Prevedello
Mídia: Gabriel Queiroz, Paulo Camossa, Leandro Fujita, Mauricio Val Cruz, Larissa Porto de Andrade
Aprovação: Herlander Zola, Ana Paula Lobão, Marileide Negrini e André Mota.




Ficha técnica – Hotsite
Anunciante: Volkswagen
Produto: Novo Tiguan
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Co-Direção de Criação online: Luciana Haguiara e Sandro Rosa
Diretor de Arte: Sandro Rosa e Ricardo Pocci
Redator: João Paulo Testa
Gerente de Projeto: Ana Carolina Cintra
Produtoras: Vetor Zero Print / Muttuo
Trilha: Hilton Raw e cromo.sônica Trilhas Sonoras
Diretor de tecnologia: Fernando Boniotti
Atendimento: Fernão Cosi, Vanessa Previero, Rodrigo Falcão, Leilaini Holdorf, Aline Macedo e Roberta Prevedello
Mídia: Gabriel Queiroz, Paulo Camossa, Leandro Fujita, Mauricio Val Cruz, Larissa Porto de Andrade
Aprovação: Herlander Zola, Ana Paula Lobão, Marileide Negrini e André Mota


Ficha técnica - Anúncio iPad
Anunciante: Volkswagen
Produto: Novo Tiguan
Título: Park Assist II
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Co-Direção de Criação online: Luciana Haguiara e Sandro Rosa
Diretor de Arte: Sandro Rosa e Ricardo Pocci
Redator: João Paulo Testa
Ilustração: Marcelo Forlani
Gerente de Projeto: Ana Carolina Cintra
Programação: Maya
Trilha: Hilton Raw
Atendimento: Fernão Cosi, Vanessa Previero, Rodrigo Falcão, Leilaini Holdorf, Aline Macedo e Roberta Prevedello
Planejamento: Cintia Gonçalves e Sergio Katz
Mídia: Gabriel Queiroz, Paulo Camossa, Leandro Fujita, Mauricio Val Cruz, Larissa Porto de Andrade
Aprovação: Herlander Zola, Ana Paula Lobão, Marileide Negrini e André Mota

Comercial & Cia recebe Marcello Penna, Diretor de Atendimento da F/Nazca Saatchi&Saatchi

Convidado fala sobre o papel do atendimento e os desafios dessa função

Comercial & Cia que vai ao ar segunda-feira, 17, às 21h20, na rádio BandNews FM entrevista Marcello Penna, Diretor de Atendimento da F/Nazca Saatchi&Saatchi. O foco do programa se volta a área de atendimento nas agências de publicidade. A APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) com o apoio de outras entidades do setor, vai encaminhar ao ForCom (Fórum Permanente da Comunicação) uma proposta para que o atendimento seja um dos temas debatidos no 5º Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação, que será realizado no ano que vem nos dias 28, 29 e 30 de maio em São Paulo.

Penna discute o papel do atendimento na publicidade e aponta quais são os maiores desafios dessa função. Ele ainda explica até onde essa pessoa deve ir para não virar um profissional de marketing do anunciante e perder a identidade ou a cor de sua agência.

O entrevistado também conta um pouco sobre os trabalhos de maior sucesso na agência F/Nazca Saatchi&Saatchi, entre eles as campanhas da Skol e o premiado case da República Popular do Corinthians.
Participa também do programa a colunista Lô Politi com Filme da Semana

Comercial & Cia vai ao ar, segunda-feira, dia 17, às 21h20, na rádio BandNews FM (96,9)

Siga o programa no Twitter (@comercialecia) e confira as novidades na fan page ( Comercial & Cia )

Dials: São Paulo – 96,9 / Campinas – 106,7 / Ribeirão Preto – 96,7 / Rio de Janeiro – 94,9 / Porto Alegre – 99,3 / Belo Horizonte – 89,5 / Salvador – 99,1 / Brasília – 90,5 / Curitiba – 96,9

Young & Rubicam conquista prata no Jay Chiat Strategic Excellence Awards

 

Ação criada para a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é destaque no prêmio mais importante de planejamento e estratégia do mundo

A Young & Rubicam conquistou mais uma importante premiação para a Santa Casa Misericórdia, durante a premiação do Jay Chiat Strategic Excellence Awards, ocorrida ontem, em Nova York, no Festival 4 A’s de Estratégia. A campanha “5porcento” levou Prata na categoria Estratégia de Comunicação / Mídia do principal prêmio global voltado para a excelência estratégica.

Com o objetivo de aumentar para 5% da população o número de doadores regulares no país, que hoje é de 1,8%, o movimento convidou anunciantes a se engajar na luta em prol da doação de sangue. Bradesco Cartões, Vivo, LG, Perdigão, Casas Bahia, Goodyear e Cielo estão entre as diferentes marcas que cederam espaços para divulgar a causa em suas peças de comunicação. Consumidores em geral também participaram utilizando o encurtador de links Doe.Vc (http://doe.vc/) em seus blogs e endereços virtuais, o que tornou o compartilhamento da campanha com outros internautas mais fácil e intenso.

Além da Y&R, também foram premiadas as AgênciaClick Isobar (Prata em Idea for New Product / Content), Lew’Lara/TBWA (Bronze em Social Media Strategy e Menção Honrosa em Idea for New Product / Content) e Co.R Inovação (Menção Honrosa em Research Innovation).

A Young & Rubicam é a agência de comunicação voluntária da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo desde 2004.

PUC-Rio celebra centenário de David Ogilvy com palestra de Washington Olivetto

Muito prazer, David Ogilvy. Se estivesse vivo, o visionário publicitário provavelmente se apresentaria assim, de maneira despretensiosa e sem pompas.

E para comemorar seu centenário (1911-1999), o Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio montou um projeto composto por uma série de ações, que vão desde uma exposição até um ciclo de palestras e a publicação de uma pesquisa.

As celebrações do “Centenário David Ogilvy” serão realizadas entre os dias 24 e 28 de outubro, reunindo instalações e performances diversas. Mas o pontapé inicial será dado por Washington Olivetto, Chairman e Diretor de Criação da WMcCann, que inaugura o evento com uma palestra no dia 19 de outubro, às 18h, no auditório RDC da PUC-Rio.

Citroën Créative Awards


Baseada no sucesso da primeira edição do Créative Awards, a CITROËN decidiu renovar em 2011 a experiência, indo, porém, mais longe! O concurso com as cores da Marca será organizado este ano em torno de três grandes categorias, requerendo criatividade em diversas áreas: Idea Contest, Video Contest e Style Contest!

Idea Contest
Como melhorar a vida e o tempo passados a bordo de nossos futuros carros? Este é o primeiro desafio lançado pela CITROËN aos internautas! Uma categoria aberta a todos, na qual convém imaginar conceitos tecnológicos que se transformarão em inovações. As palavras chaves são aqui: segurança, bem-estar e entretenimento.

Video Contest
Reinterpretar os códigos do Premium, assim como o recém-lançado DS5. O segundo desafio diz respeito à criação de um vídeoclip de 30 a 90 segundos de duração, que ilustre, da melhor forma possível, a assinatura publicitária do terceiro modelo da linha DS: “O DS5 redefine os critérios do luxo. Os tempos evoluem, os critérios também”. Um filme que será projetado durante diversos eventos no decorrer de 2012.

Style Contest
E se falássemos de moda, para terminar, com o CITROËN DS3 Ultra Prestige, modelo apresentado no Salão de Frankfurt com um acabamento ainda mais luxuoso (rodas diamantadas, assentos em couro Clube com confecção ‘pulseira de relógio' e oferecendo um inédito dégradé preto e branco, um painel de bordo revestido com couro Clube branco). Aos estilistas, amadores ou especialistas, que poderão criar um figurino que possa vestir um homem ou mulher (ou ambos) ao serem fotografados a bordo deste urbano chique…

Quem sucederá ao vencedor de 2010, o designer italiano Flavio Melchiorre, cujo desenho de teto consta hoje do catálogo do CITROËN DS3? Esperamos vocês agora no site dedicado para ter acesso ao regulamento: www.citroencreativeawards.com! Os participantes têm exatamente até o dia 30 de novembro para demonstrar toda sua audácia e surpreender o júri. O veredicto, só no início de dezembro!


Um júri pluralista e internacional
O júri presidido por Marc Duval-Destin, Diretor de Pesquisa e Engenharia Avançada do Grupo PSA Peugeot Citroën, distribuirá 18 000 Euros entre os três melhores de cada categoria (1º prêmio: 3 000€ / 2º prêmio: 2 000€ / 3º prêmio: 1 000€).

No papel dos jurados, mulheres e homens de sucesso de diversos horizontes, do peso de Verônica Morali, Presidente da Fimalac Développement e fundadora do site Terrafemina; Nicolas Henchoz, fundador e Diretor do EPFL+ECAL Lab (uma unidade da Escola Politécnica Federal de Lausanne, em colaboração com a Escola cantonal de arte de Lausanne); Fernando Calmon, jornalista automotivo brasileiro de grande notoriedade e editor da coluna “Alta Roda”; Xu Qun, editor e redator-chefe do magazine ‘Car and Drive' na China; Augustin Paluel-Marmont, co-fundador da ‘Michel & Augustin'; Carlo Antonelli, diretor da revista Wired; Iain Percy, esportista britânico duas vezes Campeão Olímpico; Xavier Duchemin, Diretor de Marketing e de Comunicação da CITROËN; Thierry Metroz, diretor de Estilo CITROËN e Thomas d’Haussy, responsável pela gama de veículos de passeio CITROËN.

A entrega dos prêmios ocorrerá oficialmente no início de janeiro de 2012, em Paris, seguida de uma visita ao Centro de Realidade Virtual CITROËN e seu simulador de direção!