9.4.12

Sprite lança campanha com trilha sonora composta por consumidor e escolhida pelo rapper Emicida



Vai ao ar no próximo dia 10 de abril o novo filme da campanha Sprite Sons Urbanos criado pela WMcCann, o primeiro com uma trilha sonora composta por um consumidor. Sprite desafiou os consumidores a mostrarem criatividade para elaborar trilhas exclusivas com base no filme. Quase três milhões de votos foram computados no site www.sprite.com.br de outubro de 2011 a janeiro deste ano. Os consumidores foram responsáveis não só por criar as trilhas como votar nas 30 melhores e uma banca integrada pelo rapper paulista Emicida apontou o vencedor.


Estudante da ciência da computação, o paulistano Lucas Gabriel Domingues, de 18 anos, foi o vitorioso. A Avenida Paulista, ícone máximo dos paulistanos e ponto de encontro de skatistas em noites iluminadas serviu de inspiração para a trilha sonora “Mandando Bem nas Ideias”. Adepto de música eletrônica, o jovem, que aprendeu a andar de skate ainda na adolescência, viu no concurso uma oportunidade de mostrar sua capacidade e potencial. Pego de surpresa pelo resultado, Lucas sonha em trabalhar em uma grande empresa de tecnologia desenvolvendo software. A criação campeã pode ser vista em http://sonsurbanos.sprite.com.br/estudio.html#music_id=3111.



“Esta campanha superou nossas expectativas e mostrou o quanto Sprite está em total sintonia com o universo urbano. Esta interação criativa mostra a identidade da marca com o consumidor. Cada vez mais o conceito de Sprite de refrescar as ideias conquista as ruas. Cabe a nós estimular cada vez mais esta interação e permitir ao consumidor mostrar todo o seu potencial criativo”, reforça a diretora de marketing, Andréa Mota.



Filme inicial - Em uma proposta inédita, Sprite levou ao ar a campanha sem trilha sonora e desafiou o consumidor a mostrar criatividade e elaborar uma trilha exclusiva com base no filme, que exibia imagens do cotidiano, mostrando o dia a dia das ruas, realçando os sons que geralmente não despertam nossa atenção, como por exemplo: lata sendo aberta, roda do skate batendo no piso, mas sem a trilha sonora. Emicida foi o criador das três trilhas que serviram de inspiração no site. No site, uma ferramenta de edição permitia montar trilhas incríveis com os sons disponíveis. Para ampliar a gama de sons, as latas de Sprite ganharam um QRCode com sons exclusivos. Bastava aproximar o código da câmera do celular ou webcam para que serem liberados novos sons irados.



Ficha técnica:

Agência: WMcCann

Cliente: Coca-Cola

Produto: Sprite

Nome da campanha: Sprite Sons Urbanos

Nome do filme: Sprite Sons Urbanos

CCO: Washington Olivetto

Direção de criação: Guime Davidson, Carlos Murad (Ia)

Redação: Renata Raggi

Direção de arte: Viviane Pepe

Atendimento: Marcio Borges, Juliana Senna, Samantha Faria

Mídia: Carla Dart, Ana Carolina Santos, Marcos Ornelas, Ione Ribeiro

Planejamento: Gustavo Otto, Carolina Tristão

Aprovação cliente: Jonathan Lawlor, Andrea Mota, Ana Paula Castello Branco, Flávia Buchmann, Letícia Cachinho, Gian Martinez, Paloma Azulay, Fernando Sá, Ana Franklin

RTV: Paula Moraes, Daniela Conde, Marcela Santos

Produtora do filme: Dínamo Filmes

Diretor: João Simi

Diretor de Arte: Gabriela Valverde

Diretor de Fotografia: Rafael Levy / Julia Equi

Produtor: Luciana Motta

Atendimento: Dimitria Cardoso

Animação: Dinamo Digital

Edição: Dinamo Digital

Finalização: Equipe Dinamo Digital

Efeitos: Equipe Dinamo Digital

Pós-produção: Dinamo Digital

Elenco: Jp Saito, Lucas Antunes, Alex Moraes, Pedro Gabriel, Marcelo Gouvea, Cristian Carceres, Martin Ponce De Leon, Daniel Santana, Thiago Lyra, Luiza Leichitz, Aline Dias, Isabella Bittar, Frederico Sabino, Carmen Tavares Correia De Aquino, Amanda Machado, Ruby Amanda Baker, Danubia Ramos Firmo, Antonio Jorge Aguiar Andrade
Produtora de Som: Loud
Trilha: Janecy Nascimento
Músicos: Janecy Nascimento
Locutor: Devasto
Produção Gráfica: Marcelo Pinto/Reginaldo Barbosa
Art Buyer: Ana Bandarra
Fotógrafo: Rudy Huhold
Produção Web: Agência CASA

MUBE reúne artistas inéditos e famosos em projeto da Panamericana Escola de Arte e Design


No dia 13 de abril, o Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), em São Paulo, abre suas portas para uma exposição peculiar: nas paredes, estarão obras do jogador Cafú, do lutador Charles Du Bronx, de MMA, da socialite Narcisa Tamborindeguy, da apresentadora e blogueira Julia Petit, do nadador Gustavo Borges e da geneticista Mayana Zatz, e outros 13 participantes. Nenhum deles é artista plástico e nem sabia que tinha talento para as artes plásticas. Descobriram com o projeto de arte experimental [VOCÊ] CRIATIVO, desenvolvido pela AlmapBBDO para a Panamericana Escola de Arte e Design – EPA. A mostra será aberta com um vernissage no dia 12/4 e termina no dia 18/4.

A ideia do projeto surgiu de uma afirmação do artista plástico alemão Joseph Beuyes, de que “todo mundo é um artista”. Ele acreditava que a criatividade não estava restrita só a quem produzia obras de arte tradicionais, mas pertencia a todos. E é o que projeto pretende provar: que todo mundo tem criatividade, não importa a idade ou a profissão. E que a Panamericana Escola de Arte e Design oferece cursos de formação, máster e de curta duração, que ajudam a desenvolver o criativo que existe em cada um.



O [VOCÊ] CRIATIVO é um software. Instalado nos computadores dos 19 novos artistas que participam da mostra no MUBE, ele registrou todos os movimentos que os profissionais fizeram com o mouse durante meia hora enquanto escreviam, faziam buscas ou qualquer outra atividade no computador. Esses movimentos foram convertidos em pinceladas e os clicks, em respingos. É como se a tela do computador fosse um quadro e o mouse, o pincel. Porém, o “artista” não conseguia ver o que estava pintando. O resultado da experiência feita por estes 19 representantes de diversas áreas profissionais, distantes das artes plásticas, estará nas telas expostas no MUBE.

Elas são assinadas também por Fabio Coelho, CEO do Google no Brasil; pelo maestro João Carlos Martins; por Dagmar Garroux, presidente da Casa do Zezinho, instituição educacional que trabalha para a inclusão de jovens e crianças de baixa renda na sociedade; Pyr Marcondes, editor da revista Proxxima, especializada na área digital; Carlinhos Jereissati, CEO da rede Iguatemi; Thomas Walter Wolff, diretor veterinário da Confederação Brasileira de Hipismo; Sergio Kalil, sócio dos restaurantes Ritz e Spot; pela dermatologista Adriana Vilarinho, pela jornalista Carolina Overmeer, editora da revista Harpers Bazzaar, pelo empresário Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza, pelo empresário da noite Facundo Guerra, além do advogado Antonio de Souza Correa Meyer, sócio do escritório Machado Meyer e de Felipe Macedo, independent videomaker.

O projeto
A exposição divulga o projeto criado pela AlmapBBDO, que é aberto a todos os usuários da internet. Para criar as suas próprias pinturas, basta visitar o site www.vocecriativo.art.br (que estará no ar a partir do dia 12/4 e que terá versão em inglês), fazer download do software e informar nome, e-mail e profissão. O software, quando iniciado, registrará os movimentos do mouse por meia hora. Terminado este tempo, o novo artista verá o resultado em diversas formas e estilos. Mais que isso, poderá incluir as obras na galeria virtual do próprio site, transformá-las em proteção de tela, compartilhá-las no Facebook e no Twitter e até transformá-las em tela, enviando o trabalho para uma gráfica especializada, cujo link estará na página.

Na etapa final do projeto, os visitantes votarão nos trabalhos mais bonitos expostos na galeria virtual. As telas vencedoras serão transformadas em outdoor, que serão instalados em pontos de alta visibilidade de São Paulo. O software do projeto [VOCÊ] CRIATIVO pode ser instalado em qualquer computador. O site ensinará todos os caminhos e apontará todas as possibilidades para os novos artistas descobrirem seus talentos também em outras áreas, oferecendo as principais informações sobre os cursos da Panamericana Escola de Arte e Design.

Ficha Técnica – [Você] Criativo
Anunciante: Panamericana Escola de Arte e Design
Produto: Institucional
Diretor Geral de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches
Diretor de Criação: Marcos Medeiros, André Kassú
Diretor de Arte: Guilherme Giacomo, Marcos Kothlar
Redator: Ricardo Wolff
Produtoras: Cricket Design / Inkuba
Diretor de tecnologia: Fernando Boniotti
Diretor de Operações Digitais: Gustavo Burnier
Gerente de Projetos: Rafa Puls
Programação: Yves Apsy
Captação: Ragna
Finalização: StudioNI
Estratégia de Conteúdo: Chris Mello
RTVC: Vera Jacinto, Gabriel Dagostini, Henrique Danieletto
Projetos Especiais: Gaetano Lops e Rodrigo Novaes
Atendimento: Oscar Ferreira, Isabela Crestana Filippi
Planejamento: Cintia Gonçalves, Renata Bonilha
Mídia: Paulo Camossa, Maria Eugenia Penteado
Aprovação: Enrique Lipszyc