14.8.12

Propeg tem novo diretor de criação em Brasília


A Propeg, filial Brasília, promoveu Maurício Passarinho ao cargo de diretor de criação. O profissional, que já está na agência há quatro anos como redator, ocupará a função de Cláudio Leite que parte para projetos pessoais após sete anos na equipe.

Formado em publicidade pela Universidade de Brasília (UNB), Maurício Passarinho tem 12 anos de experiência na área. Tem passagens pelas agências Denison, Ogilvy, TBWA e Borghiehr Lowe e prêmios como Gramado e Abril. Em seu portfólio estão o atendimento a contas como Secom (Presidência da República), Ministério da Saúde, Ministério das Cidades, Banco do Brasil e marcas como Embrapa, Hipermercados Extra, Portal Terra, entre outras.

Abertura da Bienal Tipografia

A Bienal Tipos Latinos 2012, quinta edição da mostra que reúne o melhor da produção de design de fontes digitais do México a Patagônia aportará em São Paulo, única cidade brasileira que já recebeu todas as edições do evento, realizado desde 2004. A edição paulistana é uma co-realização do Comitê Tipos Latinos Brasil e do SENAC São Paulo, com montagem e produção assinadas pela Boldº_a design company. A abertura da exposição será no dia 14 de agosto, às 19h, e a Bienal ficará na cidade até o dia 14 de setembro, devendo itinerar depois por Porto Alegre, Belém e Brasília, além de cidades da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Este ano foram inscritos 376 projetos. Um júri composto por typedesigners da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Uruguai e Venezuela se reuniram no mês de março em Caracas e selecionaram 76. Dentre eles, 9 são de brasileiros. "Esta foi a seleção mais rígida de todas as edições da Bienal Tipos Latinos", comentou o jurado brasileiro e coordenador técnico do Comitê Tipos Latinos Brasil, o designer Fabio Lopez.

Vale ressaltar que o Brasil é o único país a marcar presença em todas as 6 categorias da Bienal Tipos Latinos 2012, com ênfase nas categorias apontadas pelos especialistas como as mais sofisticadas: Texto – com dois projetos – e Família – com três projetos. "Este resultado reflete não apenas a versatilidade, como também um amadurecimento dos nossos typedesigners" diz o coordenador executivo do Comitê Tipos Latinos Brasil, o designer Bruno Porto.

Os projetos selecionados são de autoria de designers oriundos dos quatro cantos do nosso país – Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Ou até mesmo, “do mundo”, já que alguns designers estão radicados no exterior. É o caso do paulista Fernando Mello, que mora em Londres; do carioca Thales Aquino, que vive na Cidade do México; e do pernambucano Deiverson Ribeiro, que desenvolveu a fonte de texto Bueh em conjunto com o argentino Alfonso Garcia, em Buenos Aires.

 Uma novidade desta edição é o crescimento da única categoria aberta para participação de designers de todas as nacionalidades: a categoria Design com Fontes Latino-Americanos. Projetos editoriais, logotipos, cartazes, peças publicitárias e promocionais que usam estas fontes foram enviados, não apenas de países da América Latina, mas também Estados Unidos, Inglaterra, Dinamarca e República Tcheca. E o nível destes trabalhos esteve tão alto que os jurados concordaram em ampliar a categoria de 10 para 14 projetos selecionados, pois acreditam ser uma vitrine para os "tipos latinos" fora do continente. Entre os selecionados está a nova identidade da marca esportiva Penalty, de autoria da agência Oz Design, que utiliza a fonte Ginga, projeto do typedesigner paulistano Luciano Cardinali.

A Bienal Tipos Latinos contará também com atividades paralelas – como palestras, workshops e exposições complementares ao tema – envolvendo conhecidos profissionais do design gráfico de todo o país. "Mais do que uma mostra seletiva de fontes digitais, a Tipos Latinos é um projeto de integração cultural e de fortalecimento profissional. Para nós, brasileiros, é também uma maneira de ampliar um intercâmbio que já é realidade entre nossos vizinhos há muito tempo, mas que ainda faz muita falta em diversos setores da nossa economia criativa", defende Fabio Lopez. Acompanhe a programação da Bienal Tipos Latinos 2012 no Brasil, em Português e Inglês, em http://www.tiposlatinos.com/2012/sede.php?id=45

Ogilvy & Mather contrata novos diretores de criação


O vice - presidente nacional de criação da Ogilvy&Mather Brasil Anselmo Ramos, anuncia a chegada de dois novos profissionais: Grace Meurer e Charles Cruz, ambos para ocupar o cargo de diretores de criação. Os profissionais vem para reforçar a conta de Claro, e já estão integrados ao time. Grace, que estava na DCS comunicação tem passagens pela GAD e W3HAUS. Entre as contas que a diretora de arte já trabalhou estão Olympikus, Coca-Cola e Tramontina. Já o redator Charles, vem da GAD, e acumula em seu currículo passagens pela DCS e e a própria Ogilvy. Tramontina, Olympikus, Magazine Luiza Google, Cacau Show e Tam, estão entre as marcas para as quais já atendeu.