17.10.12

SBT lança segunda edição do Prêmio O Melhor Comercial do Brasil


O SBT lança a segunda edição do Prêmio O Melhor Comercial do Brasil e reforça a estratégia de se aproximar do mercado publicitário. Agências de propaganda e anunciantes que veicularem seus comerciais no SBT até o dia 31 de dezembro deste ano, segundo o regulamento, concorrerão a uma viagem com tudo pago para participar, em grande estilo, do maior e mais relevante evento da propaganda mundial, o Cannes Lions, a ser realizado em junho de 2013, na França.

No ano passado, foram selecionados 30 comerciais. Na etapa seguinte, um júri composto por grandes nomes da publicidade escolheu os dez melhores. Na votação final, o filme "Pôneis Malditos", da agência Lew Lara/TBWA para a Nissan do Brasil, foi o escolhido pelos jurados para receber a premiação. Os profissionais Cesar Herszkowicz e Carlos Murilo Moreno, responsáveis pela criação e aprovação do comercial, respectivamente, foram contemplados com passagem aérea, estadia e inscrição no festival.

 AlmapBBDO, Ogilvy, F/Nazca e Leo Burnett Tailor Made estavam entre as finalistas. Nesta nova edição, faltam menos de 90 dias para veicular o comercial na emissora e concorrer ao prêmio. “A expectativa é que o número de comerciais na disputa seja ainda maior”, afirma o diretor Comercial e de Marketing do SBT, Glen Valente. Ele destaca que esta é uma iniciativa do SBT que une talentos, mostra importância da publicidade brasileira e a força da TV aberta no Brasil para as marcas. A votação final e o anúncio do vencedor acontecerão no ano que vem, em São Paulo. O SBT também fará a cobertura da participação brasileira no festival.

Projeto “Re-design: brasileiros e holandeses experimentam descartes” promove intercâmbio sobre o reaproveitamento criativo de resíduos


“Re-desing: brasileiros e holandeses experimentam descartes” é um projeto de intercâmbio e uma exposição que visam investigar e mostrar o potencial dos resíduos sólidos como materiais construtivos e criativos. Parceria entre o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, e o MOTI - Museu da Imagem, de Breda, na Holanda, o projeto conta com a participação de designers, arquitetos e artistas brasileiros e holandeses, sendo dividido em duas etapas - exposição apresentando breve atuação dos envolvidos; e produção coletiva -, ambas abertas à visitação do público.

Participam três representantes de cada país: Thiago Bender (artista de rua), Rodrigo Bueno (artista visual) e Christian Ullmann (designer), do Brasil; Klaas Kuiken (designer), Jan Eric Visser (artista visual) e o coletivo Refunc (arquitetos e designers), da Holanda. Com curadoria de Mara Gama (Brasil) e Joanna van der Zanden (Holanda), o projeto terá ainda, em 2013, nova edição a ser realizada no MOTI – Museu da Imagem, com o mesmo grupo de participantes.

“Os artistas e designers do projeto irão trabalhar juntos em um ateliê ao vivo no Museu da Casa Brasileira, investigando confluências e compartilhando suas pesquisas e abordagens em relação aos resíduos sólidos”, explicam as curadoras, que visam gerar reflexões sobre questões como: Os resíduos são vistos de maneira diferente nos dois países? É possível transformar a imagem negativa dos descartes por meio de seu reaproveitamento criativo?

A exposição de obras pré-selecionadas dos participantes do projeto, ligadas ao tema do reuso, será inaugurada no dia 6 de novembro. No dia seguinte, os seis participantes farão visitas a ateliês e cooperativas de reciclagem para coletar materiais que serão usados entre 8 e 10/11, durante o trabalho de criação coletiva. O resultado do intercâmbio será mostrado a partir do sábado, 10 de novembro, dia em que haverá encontro informal com os artistas no espaço expositivo do MCB, aberto ao público.

“Todos nós produzimos resíduos, independentemente de onde estivermos no planeta. Restos de embalagens, tecidos, lixo eletrônico, objetos quebrados, sucatas de veículos e entulho da construção são as sobras da nossa riqueza, consideradas inúteis e jogadas fora ou deixadas para trás. Mas os resíduos podem também ser relevantes e usados para criar novos produtos”, concluem Joanna van der Zanden e Mara Gama.

SERVIÇO: 
Projeto Re-design: brasileiros e holandeses experimentam descartes Exposição e trabalho de criação coletiva Brasil x Holanda
Realização: MCB e Museu da Imagem (MOTI)
Apoio: Consulado da Holanda
Abertura: 6 de novembro, terça-feira às 19h30
Entrada gratuita e aberta ao público em geral
Visitação: 7 a 25 de novembro

Encontro com os artistas sobre o seu processo criativo:
9 de novembro, sexta-feira das 16h às 18h – Gratuito

Agendamento: (11) 3032-2564 / agendamento@mcb.org.br
Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032-3727
Horário de funcionamento: de terça a domingo das 10h às 18h
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada)
Domingos e feriados – gratuito
Acesso a portadores de deficiência física
Estacionamento: de terça a sábado até 30 minutos, grátis; até 2h, R$ 12.
Demais horas: R$ 2. Domingo e feriados, preço único de R$ 15
Bicicletário com 20 vagas

Interbrand cria a nova identidade do tradicional Leite de Colônia


Com o intuito de consolidar a marca Leite de Colônia como referência dentro do universo de limpeza e cuidado da pele, o time da Interbrand apostou no resgate dos principais elementos da marca. Com uma extensa pesquisa de elementos clássicos de design, o resultado final do trabalho priorizou a excelência no trabalhotipográfico integrado às ilustrações que juntas definem uma nova estética art nouveau para a marca. Esta nova estética tanto visual quanto verbal foi aplicada em todo o novo portfólio de produtos, que acabou crescendo e fortalecendo sua presença nos pontos de venda.

Para Beto Almeida, Diretor Executivo da Interbrand, a pesquisa de elementos de identidade vintages em tipografia, ilustrações, adornos e até paleta de cores, foi o grande ponto de partida para criar um dialogo novo, porém consistente com a proposta de marca Leite de Colônia com seu publico alvo. “A releitura da tradição da marca aplicada em sua nova identidade é extremamente positiva para as atuais e futuras consumidoras. É um diálogo dizendo o quanto estas consumidoras são importantes para Leite de Colônia” afirma Beto.

Segundo Regiane Bueno,Diretora de Marketing de Leite de Colônia, “as consumidoras gostam e confiam na marca. É uma relação de muitos anos, passada de geração a geração. E Leite de Colônia conseguiu se renovar com o passar do tempo, sem perder a essência e a tradição”.

Por meio da criação de diversos caminhos criativos e análises de mercado, a Interbrand apresentou um trabalho rejuvenescedor, que respeita os aspectos tradicionais e a história do produto.

Uma das novidades nesse processo foi a extensão de linha da marca. Os lenços umedecidos Leite de Colônia já estão disponíveis no mercado e a variedade de produtos atende às necessidades das mulheres que se preocupam com a beleza e saúde da pele.

Clio Awards in Class


Dias 22 e 30/10, as aulas terão conteúdo especial. Com exclusividade, as mais importantes campanhas da publicidade mundial serão discutidas e analisadas para um público interessado em grandes ideias e criatividade de sobra. Uma oportunidade única de vê-las de perto e perceber os caminhos da criação publicitária contemporânea. O Clio Awards representa o melhor das áreas de design gráfico, promocional e publicidade do mundo e a Panamericana faz parte de um seleto grupo de parceiros na representação desse festival no mundo.



É GRÁTIS! Para participar basta se inscrever pelo email eve@escola-panamericana.com.br, enviando nome, telefone, RG, empresa, instituição de ensino e curso. Quem coordenará os encontros será o professor Marcos Fajardo. As aulas acontecerão nas duas unidades da Panamericana, em São Paulo, e os horários variam de acordo com o local. Dia 22/10, das 10h às 12h30, a aula será na unidade Groenlândia (Rua Groenlândia, 77, Jardim Europa) e, 30/10, das 19h30 às 22h, acontecerá na unidade Angélica (Av. Angélica, 1900, Higienópolis).
 


SERVIÇO 
CLIO AWARDS IN CLASS 

22/ 10 - UNIDADE GROENLÂNDIA
Rua Groenlândia, 77, Jardim Europa/ SP
Horário: das 10h às 12h30

30/10 – UNIDADE ANGÉLICA
Av. Angélica, 1900, Higienópolis/ SP
Horário: das 19h30 às 22h

INSCRIÇÕES: Para participar basta se inscrever pelo email eve@escola-panamericana.com.br, enviando nome, telefone, RG, empresa, instituição de ensino e curso.

Prêmio “O Melhor da Arquitetura”, amplia o debate sobre projetos no Brasil

O mundo da arquitetura e do urbanismo reservou boas notícias ao Brasil e incentivou um debate sobre arquitetura. Os suíços Herzog & de Meuron projetaram a sede da São Paulo Companhia de Dança na capital paulista; no Rio de Janeiro, os americanos Diller Scofidio + Renfro venceram o concurso para o Museu da Imagem e do Som. Além disso, com dois importantes eventos esportivos no calendário brasileiro, a Copa e as Olimpíadas, o planejamento urbano entrou na pauta dos governos.

Nesse cenário, se encaixa o prêmio “O Melhor da Arquitetura”, da revista Arquitetura & Construção da editora Abril. De acordo com Otávio Zarvos, fundador e proprietário da incorporadora Idea!Zarvos, o prêmio representa um estímulo importante para o mercado imobiliário por valorizar a criatividade. No portfólio da Idea!Zarvos constam projetos assinados pelas gerações mais recentes da arquitetura contemporânea paulistana, inclusive o vencedor de outra edição do prêmio. “Por isso, um prêmio como esse incentiva os empreendedores a acrescentar qualidades estéticas positivas que valorizem a cidade. Além disso, com o prêmio, será possível contemplar aspectos urbanísticos de áreas vizinhas que agregam valor às regiões”, conclui Zarvos.

Nesta quinta edição do prêmio “O Melhor da Arquitetura” foram inscritos 498 projetos assinados por arquitetos de todo o país. Desses, 74 foram selecionados para concorrer nas seguintes categorias: intervenção urbana; retrofit; restauro; edifícios institucionais nas áreas de cultura, educação, lazer e saúde; edifícios industriais; edifícios comerciais ou de escritórios (limitados a até 4 pavimentos ou 500 m² e acima de 4 pavimentos ou 500 m²); escritórios (instalações e interiores); restaurantes; bares e cafés; casas noturnas; lojas e showrooms; condomínios residenciais (limitados a até 5 pavimentos ou 3.000 m² e acima de 5 pavimentos ou 3.000 m²); residencial (reforma – casa e apartamento, campo – até 300 m² e acima de 300 m², praia e cidade – até 300 m² e acima de 300 m²).

O resultado será revelado na noite do dia 30 de outubro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, e publicado na Arquitetura & Construção. Este ano, a comissão julgadora foi composta por André Corrêa do Lago, diplomata e um dos mais respeitados críticos de arquitetura do Brasil; Marisa Moreira Salles, editora chefe e diretora de arte da Bei Editora; Cristiane Correa, arquiteta e diretora da C4 Editora; Raul Juste Lores, jornalista; Scheila Ornstein, arquiteta, urbanista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo; Alessandro Castroviejo, arquiteto e professor de Projeto na Universidade Mackenzie; Rosa Artigas, historiadora e professora de História da Arquitetura na Escola da Cidade e Livia Pedreira, publisher do núcleo Casa e Construção, da Editora Abril.

O Melhor da Arquitetura
A premiação tem como objetivo divulgar a criatividade dos arquitetos, designers e profissionais, autores de projetos com soluções sustentáveis, que valorizem aspectos técnicos e estéticos, além de revelar as tendências em arquitetura e urbanismo capazes de promover a qualidade de vida nos espaços públicos, ambientes de trabalho, espaços comerciais e residenciais. No ano passado, foram 409 projetos inscritos, 68 finalistas (que foram selecionados pela redação e submetidos a um júri de nove profissionais e formadores de opinião) e 23 premiados.

ICE Propaganda conquista dois índios de prata no 13º Prêmio POPAI Brasil


A ICE Propaganda, agência full promotion, que está há 40 anos no mercado recebeu dois índios de prata no 13º Prêmio POPAI Brasil, pela atuação na campanha Heineken- Sala Vip. A atuação da ICE, que rendeu a premiação nas categorias melhor display e melhor campanha promocional em ponto de venda consistiu na ativação de um Concurso Cultural para a FEMSA-Heineken no ponto de venda.

 

Para participar, o cliente poderia acessar o website da promoção http://heinekensalavip.com.br/concurso.php ou responder via sms a seguinte pergunta: O que você faria se tivesse uma Beertender na sua casa? As 50 melhores frases foram premiadas com uma beertender Heineken, chopeira que é abastecida com o draught keg Heineken e seu exclusivo sistema Simpress, que lhe permite degustar sua Heineken como se fosse chopp. Ao todo mais de 13 mil frases foram enviadas. “A conquista destes prêmios veio coroar um trabalho que vem sendo realizado com competência, eficiência e qualidade pela ICE Propaganda. Estamos muito contentes com o resultado”, comenta Enio Papaiz Junior, sócio diretor da empresa. O POPAI Brasil destaca os melhores projetos para o ponto de venda, realizados no período entre 2011 e 2012, teve mais de 150 peças inscritas.

PANINI lança Selo GRAPHIC MSP destinado ao público adulto


A PANINI lança nesta sexta-feira, 19 de outubro, durante a 19ª Fest Comix, em São Paulo, a graphic novel Astronauta – Magnetar, com roteiro e arte de Danilo Beyruth (Bando de Dois) e cores de Cris Peter. A obra é o primeiro lançamento do selo Graphic MSP, que irá publicar histórias em quadrinhos criadas por artistas diversos retratando os personagens de Mauricio de Sousa em versões próprias e com conteúdo destinado ao público adulto.

Astronauta – Magnetar chega ao mercado em duas versões: capa dura, com preço promocional de lançamento por R$ 29,90, e em capa cartonada, por R$ 19,90. São 80 páginas coloridas, em papel couché, formato 19 x 27,5cm, trazendo extras como sketches de Danilo Beyruth, a primeira página dominical do Astronauta, por Mauricio de Sousa, um belíssimo texto de quarta capa assinado pelo navegador e escritor Amyr Klink e um prefácio escrito pelo próprio Mauricio. O lançamento chega às bancas e livrarias de todo o País a partir de 26 de outubro (versão brochura) e 31 de outubro (versão capa dura).

Na história criada por Beyruth, o Astronauta, personagem que singra o espaço sideral sozinho em sua nave há anos, visita uma galáxia distante para estudar um magnetar – estrela de nêutrons que possui um campo magnético estimado em 1 bilhão de teslas. Mas ele comete um erro que pode custar sua vida.

Agora, com a nave danificada e sem comunicação, ele está “náufrago no espaço” e precisa encontrar uma forma de escapar antes de ser derrotado pela insanidade que insiste em tomar sua mente. E a saída pode estar em aliar a tecnologia aos ensinamentos de seu velho avô, há tanto tempo falecido.

Dentro dos projetos que se iniciaram em 2009 com as comemorações dos 50 anos de carreira de Mauricio de Sousa, surgiram sugestões e histórias que extrapolaram o limite das coleções MSP50, MSP+50 e MSP Novos 50. Diante da qualidade e originalidade de artistas de destaque no cenário dos quadrinhos nacionais, surgiu o projeto que originou o selo GRAPHIC MSP, conduzido pelo editor Sidney Gusman, e publicado pela PANINI.

FICHAS TÉCNICAS 
Astronauta - Magnetar Formato: 190 x 275 mm Páginas: 80 Lombada quadrada Preço Capa Dura: R$29,90 (preço promocional de lançamento) Preço Capa Brochura: R$19,90 Lançamento (livrarias): 26/10/2012 (brochura) e 31/10/2012 (capa dura)

Reclame exibe campanha criada pela DM9DDB para o Itaú

O Reclame desta quinta-feira, 18, exibe a campanha feita para unificar todas as vinhetas da marca Itaú. Com criação da DM9DDB, essa campanha dá a devida importância que essas pequenas peças têm em meio a tanta concorrência na televisão brasileira.

O programa também exibe o making of da primeira campanha de produto da seguradora Mapfre que, até então estava tímida na mídia. A campanha traz o ator Carlos Casagrande como protagonista.

Reclame apresenta ainda nesse episódio o novo braço da agência Momentum, especializado em trade marketing e pioneira em shopper marketing, a Momentum In Store. Entenda mais sobre esse assunto conhecendo o trabalho dessa área junto ao cliente Sony.

O programa também marcou presença no fórum HotPopCorn, idealizado e organizado pela Hands. O evento tem como objetivo principal, tratar dos assuntos mais quentes do mercado. Nessa terceira edição do fórum, a discussão foi em torno do processo de concorrência na compra de serviços de marketing.

O Reclame vai ao ar quinta-feira, dia 18, às 17h, no Multishow. Mais novidades sobre o programa no Twitter (@programareclame) e na fan page (Reclame).

Ficha Técnica 
Produção e Realização: Grupo Comercial & Cia Apresentação: Bruna Calmon Direção de redação: Toshio Yamasaki Direção geral: Roger Garcia Direção de novos formatos: Emerson Souza Direção de atendimento: Márcio Goulart Direção de cena: Fernando Cirillo Reportagem e Edição de conteúdo: Luna França Roteiro: Tata Pierry Câmera: Filipe Augusto e Thiago Schemberg Coordenação de produção: Luiza Brasca Produção: Bruno Lima Edição e finalização de imagens: Raphael Ferreira e Vinícius Álvares Assistência de edição de imagens: João Henrique Transporte: José Affonso Costa

MuBE mostra as diversas facetas da arte californiana


Pela primeira vez no Brasil, o grupo de seis artistas californianos se une numa mostra coletiva para traçar um breve panorama da cena de arte contemporânea do estado mais populoso dos Estados Unidos. Sob curadoria de Andy Valmorbida, a exposição Californication toma corpo com obras dos artistas Alex Olson, Kelsey Brooks, Vaughn Sage, Herbie Fletcher, Alexis Ross e Ed Templeton e fica em cartaz no MuBE de 9 a 30 de novembro.

Na faixa dos 40 anos, os seis artistas usam diferentes técnicas para revelar como o mesmo ambiente provoca visões diferentes que variam de bucólica à metropolitana. O estilo de vida da Califórnia é influenciado pela cultura de surf e skate. Os artistas da mostra conversam entre si por meio desta ligação entre as culturas do surf, skate e arte. Herbie Fletcher, um pioneiro na cultura do surf, é artista desde o início dos anos 60. Seu trabalho inspirou uma geração mais jovem de surfistas e artistas que incluem Kelsey Brookes e Sage Vaughn. Ed Templeton, um skatista profissional que virou artista, inspirou Alex Olson a começar a tirar fotografias, levando-o à pintura. O estilo de vida da Califórnia é exemplificado nas ilustrações Alexis Ross.



As obras que integrarão a mostra destacam-se pelo inusitado. O artista Alex Olson, por exemplo, coloca telas em rampas e anda com as rodas do skate molhadas de tinta para pintar seu trabalho. Herbie Fletcher cria instalações com pedaços de pranchas de surf quebradas por ondas gigantes. “Esta é uma oportunidade única de estar em contato com estes artistas californianos que fazem um trabalho muito afinado com o projeto de cultura urbana desenvolvido pelo MuBE que busca vigor, participação, sensibilidade e muita energia”, afirma Renata Junqueira, Diretora de Relações Internacionais do MuBE.

Andy Valmorbida é empresário de arte e um dos pioneiros do modelo de galeria "pop-up". Desde 2006, ele criou 23 exposições pop-up em diversas cidades do mundo, incluindo: Nova York; Cannes; Los Angeles, Londres, Milão, Moscou, Florença, Southampton, em Miami, e Melbourne. Ele é membro do conselho da Serpentine Gallery, em Londres. Um curador ativo, "Californication" marca a sua mais recente exposição internacional.

Sobre os Artistas 
Alex Olson (1986) é skatista profissional, fotógrafo e artista conceitual. Ele foi convidado para participar da cerimônia de abertura da Bienal de Veneza em 2011 com a obra "Works in Motion" - uma rampa de skate foi colocada no Campo San Polo e telas foram pregadas na rampa. Suas exposições individuais foram mostradas na Known Gallery, Los Angeles e em fevereiro de 2013, suas obras serão expostas no Valmorbida, em Nova York.

Kelsey Brookes (1978) é surfista, artista e microbiologista em San Diego. Suas vibrantes obras mistas revelam uma estética de fluxo livre que é totalmente energética, sexual e bem-humorada. Ele é representado pelaas galerias Quint Gallery, em La Jolla, CA, New Image Art, em Los Angeles, CA, e Lazarides Gallery, em Londres, Reino Unido. Seu trabalho tem aparecido em inúmeras exposições coletivas, feiras de arte e revistas.

Sage Vaughn (1976) é pintor e ilustrador em Los Angeles e, mais conhecido por sua série "Wildlife", mostrando borboletas coloridas, corujas e pardais em cenas melancólicas da cidade. Embora invisível à primeira vista, as aves são decoradas com tatuagens e códigos. Vaughn propõe que a necessidade humana de reconhecimento e influência é o que liga a violência das ruas com a nossa consciência coletiva. Seu trabalho tem sido exposto em mostras individuais na Califórnia e Nova York, assim como em exposições coletivas na Europa.

Herbie Fletcher ( 1949) é renomado surfista e artista da Califórnia. Amigo e aluno de Julien Schnabel, ele é mais conhecido por suas esculturas "Wrecktangle", compostas de restos de pranchas quebradas em ondas grandes. Conforme descrito na Schnabel em seu catálogo da exposição, "'Wrecktangles' conta a história da cultura cujos logos são estampados nestes acidentes, aventuras, e rudimentares fracassos que incorporam o todo, o que eu acho muito completo neste trabalho”.

Alexis Ross (1972) é um artista de Los Angeles, que trabalha em uma variedade mídias incluindo pintura, fotografia e tatuagens caseiras. Seus trabalhos foram expostos em galerias e museus internacionais. Ele é um membro do Local 800 e co-fundador do Gents Of Desire. Como outros membros do clube, Ross pratica o que é mais conhecido como “touch of class” e é adepto das 7 regras do clube: 1. Sempre projetar uma fantasia. 2. Se vestir e se mostrar. 3. Se você ficar quente tire o agasalho. 4. Mantenha-se longe do bandwagon. 5. Não pise pela metade. 6. Execute ou cale-se. 7. Nunca volte.

Ed Templeton (1972) é skatista profissional da Califórnia, proprietário de uma empresa de skates, fotógrafo, designer gráfico e artista contemporâneo. Ele foi destaque em "Beautiful Losers" (2008), uma exposição de arte itinerante, livro e documentário baseado num grupo de artistas que começou um movimento no mundo da arte na década de 1990, usando a estética DIY do skate, graffiti e música underground como punk rock e hip-hop. Ele já expôs seu trabalho em todo o mundo, incluindo exposições na Alleged Gallery em Nova York, Roberts and Tilton, em Los Angeles, Modern Art, em Londres, e Aki-X Gallery, em Tóquio. Exposições individuais em museus incluem Museum Het Domein na Holanda (2000) e Palais de Tokyo, em Paris, em 2002. Templeton também é co-curador da ANP Quarterly, uma revista de artes começou em 2005.

Californication 
MuBE - Museu Brasileiro da Escultura
Ao público: 9 a 30 de novembro de 2012
Vernissage: 8 de novembro, 19h
Entrada gratuita.
Endereço: Av. Europa, 218. São Paulo
Informações: 11 2594-2601, mube@mube.art.br
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 19h.

SescTV estreia programação especial que integra o Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Viodeobrasil 2012


Explorando a multiplicidade da linguagem audiovisual, SescTV estreia no dia 22/10, segunda, às 23h, Videobrasil na TV – Isaac Julien, programação especial que integra uma das plataformas de ações do 18º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_VideoBrasil, edição 2012.

São sete programas gravados durante a exposição Isaac Julien: Geopolíticas, apresentada pela primeira vez no Brasil, com curadoria de Solange Farkas, que acontece de 4/9 a 16/12 na unidade do Sesc, no bairro Pompeia, na capital paulista. Composta por quatro instalações, a exposição traça um painel da filmografia desse cineasta britânico, cuja obra possui um viés político-poético e foca as questões da homossexualidade negra. Cada episódio é pontuado por depoimentos de Julien, considerado um dos relevantes nomes da arte em meios audiovisuais.

O primeiro programa, Passagens: Caixa Preta - Cubo Branco, aborda a filmografia de Isaac Julien, desde os coletivos de cinema independente de Londres à turnê internacional de Ten Thousand Waves.

Julien, que nasceu em 1960, conta que o gosto pela arte surgiu na Zona Leste de Londres, onde cresceu em meio a muitos artistas. Estudou pintura, escultura e fotografia, se formando numa época de efervescência política e muito criatividade na área cultural, naquela capital. O interesse por filmes nasceu quando ele tinha 20 anos de idade.

Hoje, com uma extensa filmografia, o cineasta comenta sobre algumas de suas produções, entre elas, Looking for Langston (Procurando por Langston), de 1989, que discute questões ligadas à homossexualidade do negro; e Ten Thousand Waves, de 2010, na qual diversas imagens se desenrolam em várias telas. Para Julien, este tipo de trabalho pode ser uma nova experiência, com ou sem narrativas nas imagens.

Ainda sobre seus filmes, ele diz que ao mesmo tempo que gosta de provocar por meio de sua obra, também procura seduzir o público; e tal sedução é construída a partir das diferentes formas usadas para filmar, seja na estética ou nas diversas intervenções pictóricas.

Isaac Julian fala do comprometimento que tem em contar uma história por meio da imagem. Ele assegura que é relevante relacionar essas imagens com a poesia. “Porque é um modo de ter uma abordagem mais lírica na construção das imagens”, explica.

O cineasta expõe seu interesse pelo novo no cinema; por direcionar o próprio olhar para diversos lugares no mundo; e por biografias de personalidades, esta porque além de analisar pessoas, ele contextualiza o presente que sempre está ligado ao passado. Na produção Derek, de 2008, Julian aborda a filmografia do cineasta britânico Derek Jarmas, que morreu, em 1994, vítima do vírus da AIDS.

Sobre o SescTV:
Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura, credenciado pelo Ministério da Cultura como canal de programação composto exclusivamente por obras cinematográficas e audiovisuais brasileiras de produção independente, conforme Portaria nº 137, publicada em 27 de outubro de 2010.

Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

SERVIÇO: Videobrasil na TV – Isaac Julien
Passagens: Cubo Preto – Cubo Branco
Estreia: 22/10, segunda, às 23h
Classificação indicativa: 16 anos
Direção: Marco Del Fiol e Jasmin Pinho
Curadoria e direção geral: Solanfe Farkas
Produtora: Mão Direita / Casa Redonda

Giovanni+Draftfcb lança campanha para RioSport Center


A Giovanni+Draftfcb lança campanha da RioSport Center, maior academia do Brasil. Criada pelo escritório carioca da agência, o objetivo é divulgar a grande variedade de opções esportivas do complexo.

 

Utilizando o conceito “O esporte ainda vive em você”, a campanha é composta por anúncios, OOH e Elemídia. As imagens, que combinam fotografia e 3D, se destacam pela metáfora que compara o cotidiano a uma avalanche.

Ficha Técnica 
Criação: Daniel Japa, Felipe Gomes, Thiago Di Gregório e Otto Pajunk Direção de Criação: Felipe Rodrigues Fotografia e 3D: Iluminata Atendimento: Pedro Sharp Aprovado por: Andrea Silveira

Wacom lança campanha publicitária com foco em canais

A Wacom, fabricante de mesas digitalizadoras e displays interativos com caneta e soluções de interface digital, anuncia a estreia, em 18 de outubro, da campanha “Aqui tem Wacom.” A campanha, realizada em parceria com a agência Ateliê, é direcionada aos canais de vendas de produtos Wacom no Brasil. O principal objetivo da campanha é motivar as equipes comerciais que se dividem entre as três distribuidoras da Wacom no Brasil: Officer, Superkit e SND e as principais revendas Wacom.

De acordo com Thiago Machado, country manager da Wacom no Brasil, “Esta campanha irá alavancar as vendas de produtos Wacom e ajudará a criar uma identidade para a marca ao auxiliar os consumidores a encontrar nossos produtos com mais facilidade.“

Representantes da Wacom e das distribuidoras estarão presentes no evento de lançamento da campanha e apresentarão novidades Wacom, seguidas de uma sessão de cinema muito especial. O lançamento será no Cinemark do Shopping Eldorado, dia 18 de outubro, quinta-feira, às 20 horas. Para participar do evento de lançamento é necessário confirmar presença através do email: cinemark@aquitemwacom.com.br.

Sobre a Wacom 
Fundada em 1983, a visão da Wacom de unir as pessoas e a tecnologia através de interface natural, transformou a empresa na maior fabricante mundial de mesas digitalizadoras e displays interativos com caneta e soluções de interface digital. A tecnologia avançada dos dispositivos de entrada de informação intuitivos da Wacom foi usada para criar algumas das mostras de artes digitais, filmes, efeitos especiais, moda e designs mais atraentes do mundo e proporciona ao usário um modo natural de se expressar. Hoje, milhões de clientes utilizam a caneta digital sensível à pressão, sem cabos e bateria, para expressar sua criatividade.

Peugeot 208: nasce um novo ícone


Desde o início do projeto, o 208 recebeu a especificação mais ambiciosa já estabelecida pela Marca no desenvolvimento de um veículo. Em função disso, o modelo representa um salto de geração da Peugeot entre os veículos compactos. Baseado numa proposta inovadora, o 208 reinterpreta o prazer de condução apoiado em três eixos: design que combina dinamismo e elegância, arquitetura interior totalmente renovada e nível de equipamentos nunca antes encontrado no segmento.

Assim, o modelo, fruto da mais moderna plataforma compacta do Grupo PSA Peugeot Citröen, nasceu leve, espaçoso e aerodinâmico. Um veículo de última geração que expressa os novos códigos de estilo da Peugeot – marcados pelo novo conjunto ótico com luzes compostas por pontos em LED, grade “flutuante” da entrada de ar, lateral esculpida, afirmada por um elegante vinco em sua linha de cintura, e nova traseira com lanternas em forma de bumerangue. Um design extremamente moderno para se perpetuar no tempo.

208 traz os novos códigos da Marca 
Uma vez mais, o 208 apresenta uma evolução que rompe completamente com os códigos estabelecidos ao propor um novo posto de condução. Com um habitáculo completamente reinterpretado, o modelo dispõe de ergonomia diferenciada em torno do painel de instrumentos elevado, que elimina a necessidade de o motorista tirar os olhos da estrada para ler as informações dos mostradores, e volante de dimensões reduzidas, facilitando as manobras e aumentando as sensações de condução, com o objetivo de estabelecer uma relação ainda mais dinâmica e prazerosa com o veículo.

Uma nova referência em tecnologia e equipamentos 
Em um modelo tão à frente de seu tempo, a tecnologia não poderia ser esquecida. O 208 adota equipamentos nunca antes encontrados em um modelo compacto. Além da segurança de nível superior, apresenta itens como o teto panorâmico, presente no hatchback médio 308, e uma tela sensível ao toque que permite acessar facilmente diversas funções (GPS, rádio, kit mãos livres com Bluetooth ou leitura de arquivos de música via conexão USB ou com a função streaming de áudio).

A tela adota um estilo semiflutuante, posicionada em primeiro plano para aumentar sua presença, ao alcance das mãos e na altura dos olhos para máxima segurança, conforto e harmonia com os demais elementos do console e painel de instrumentos.



208: lançado na Europa este ano, modelo será produzido e comercializado no Brasil em 2013
Nos seis primeiros meses de sua comercialização na Europa, o modelo superou as expectativas da Peugeot e, com 120 mil unidades vendidas, encontra-se atualmente na segunda posição de seu segmento no ranking de vendas nos 30 países que compõem o bloco europeu. Considerando a maior diversidade do mix de ofertas do 208, reforçado pelo novo motor de três cilindros e as versões GTi e XY, o novo hatch da Marca está no caminho para assumir a liderança na região.

Apoiada na estratégia de internacionalização cada vez maior de suas operações, a Peugeot decidiu pela produção do 208 no Centro de Produção de Porto Real (CPPR), na região Sul Fluminense, menos de um ano após o seu lançamento mundial. O modelo chegará ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2013.

O 208 é parte fundamental no plano de crescimento do Grupo PSA Peugeot Citröen para a América Latina, que está investindo no Brasil R$ 3,7 bilhões entre 2010 e 2015. Os novos investimentos se destinarão ao aumento da capacidade industrial da fábrica de Porto Real e ao desenvolvimento de novos projetos de veículos, como o 2008, com produção já confirmada para os próximos anos.

Com uma forte ofensiva comercial iniciada em 2010, que contabiliza nada menos que oito lançamentos (3008, 408, RCZ, 408 THP, 308, 508, 308 CC e 308 THP), a Peugeot chega ao auge da renovação de sua gama de veículos no Brasil. A chegada do 208 inaugura uma nova fase de crescimento para a Marca no país, que hoje dispõe de uma gama generalista de produtos totalmente alinhada à Europa e apoiada em quatro pilares de sua gama de produtos: Compactos, Médios, Premium e Utilitários.

Editora Nemo lança nova série de super-heróis com poderes animais


O corredor Jonathan, a ginasta Helena, o judoca Tales e o nadador Artur são jovens amigos que levam uma vida agitada como qualquer adolescente. Adoram praticar esportes, comer sanduíches no almoço e se divertir com os amigos. Porém, um perigo iminente ameaça a natureza e eles terão de assumir grandes responsabilidades. Em Força Animal – A Aventura Começa!, HQ de estreia da nova série nacional da Editora Nemo, com roteiro de Wellington Srbek e desenhos de Kris Zullo, os quatro amigos terão como missão proteger o meio ambiente contra aqueles que buscam a sua destruição.



Lorde Decano, um ser maléfico, vem juntando forças para destruir a natureza, disseminar a poluição e, assim, transformar o mundo em um lugar sem vida. Para isso, seu primeiro ataque é voltado à Árvore da Vida, e seus agentes, formados por poluentes químicos, já estão a caminho. Mas Naturalis, uma elemental protetora da natureza, não aguardará indefesa. Após algum tempo observando, ela escolhe e convoca os quatro amigos, Jonathan, Helena, Tales e Artur, para ajudá-la na luta contra Decano.



Os jovens aceitam o desafio e ganham amuletos mágicos que lhes dão poderes com as características de animais brasileiros. Agora, o líder Jonathan, com seu amuleto do jaguaruna, possui os poderes de supervelocidade e camuflagem. Com o amuleto da harpia, além de voar, Helena também pode lançar raios de energia. Com a mesma tenacidade do tatu, o valente Tales possui garras afiadas e uma couraça super-resistente, e o pequeno Artur é capaz de nadar como um peixe e manipular volumes de água com seu poder do aruanã. Nasce a equipe Força Animal, um quarteto pronto para enfrentar o poderoso Lorde Decano. E esse é apenas o primeiro embate em que os jovens heróis terão de enfrentar os monstros mais horrendos para proteger a vida em nosso planeta.



No álbum de estreia da série, os leitores vão conhecer como começa a aventura desses novos super-heróis. Com Força Animal – A Aventura Começa!, a Editora Nemo amplia sua linha “Quadrinhos para todos”, com álbuns pensados para leitores de todas as idades e em especial para o público infantojuvenil.



Sobre o roteirista - Wellington Srbek nasceu em Belo Horizonte em 1974, é graduado em História, mestre e doutor em Educação pela UFMG. Pesquisador e professor de quadrinhos, roteirista e editor premiado nacionalmente, atua há mais de 20 anos na criação de HQs, edição de revistas e produção de textos informativos. Entre seus trabalhos mais conhecidos, estão o álbum Estórias Gerais e o personagem Solar.

Sobre o ilustrador - Kris Zullo formou-se em Educação Artística pela Unesp de Bauru em 2002. Em 2004, mudou-se para a capital paulista, integrando a equipe de ilustradores do Estúdio MOL. Foi também diretor de arte na mesma empresa. Em 2009, fundou o Kazullo Estúdio Virtual, apostando em trabalhos de ilustrações editoriais, storyboards publicitários e histórias em quadrinhos com diferentes linguagens. Entre seus principais clientes estão a revista Recreio, para qual produz desenhos de HQs e personagens.



Título: Força Animal – A Aventura Começa! 
Roteiro: Wellington Srbek
Desenhos: Kris Zullo
Número de páginas: 24
Formato: 20 x 28 cm
Preço: R$ 14,90
ISBN: 978-85-64823-39-6