5.11.12

Hardy Design em grupo que representa Minas Gerais na Brasil Design Week

A quinta edição da Brasil Design Week é oficialmente aberta nesta terça-feira (6), no interior da HSM ExpoManagement, o maior evento de gestão da América Latina que recebe mais de 15 mil visitantes em São Paulo. A ideia é que o público possa conhecer, por meio da mostra, a função estratégica do design para as empresas. Seis agências mineiras, Hardy Design, Greco Design, 2DA Branding & Design; Calebe Design; New360 e Quantum Design participam da mostra representando o Estado em um espaço coletivo dentro do estande da Abedesign. Até a próxima quarta-feira (7), empresários de todo o país poderão conhecer porque a inovação do design é tão relevante para alavancar negócios. Além de se familiarizar ao trabalho do designer, o público da HSM ExpoManagement poderá conferir as principais inovações do segmento. “O empresariado vai ter a oportunidade de conhecer essa área da criação, uma ferramenta estratégica e inovadora para os negócios”, comenta a diretora da Hardy Design, Cynthia Massote.

Os participantes poderão conferir: 12 palestras nacionais e internacionais com os melhores cases de design; Design Trade Show, no qual será mostrada a capacidade de desenvolvimento do design brasileiro; Design In Video, apresentação digital de cases de design dos melhores escritórios de design presentes no mercado brasileiro; Brasil Design Awards; Fórum de Inovação e Design; Projeto Comprador e Projeto Imagem.

O evento é realizado pela Associação Brasileira de Empresas do Design (ABEDESIGN) e Brasil Design; com corealização do Centro Brasil Design; patrocínio da Samsung, ApexBrasil; Sebrae; em parceria com HSM ExpoManagement.

Augusto Cruz Neto, André Alves e Luiz Lara lançam a BRAND YOU



O executivo André Alves e os publicitários Augusto Cruz Neto e Luiz Lara lançam na próxima semana a BRAND YOU, uma nova consultoria de branding. Unindo respectivamente a experiência de um empresário e líder do mercado publicitário, a visão moderna e ousada de negócio e comunicação integrada do sócio da Mood e o conhecimento de um executivo que já realizou grandes projetos de construção de marca, a empresa promete atender a atual demanda do mercado em crescimento, e cada vez mais disputado, com projetos mais ágeis.

O resultado desse encontro é uma empresa que faz branding de um jeito novo, que busca profissionais jovens, de perfis híbridos e inovadores, que leva em conta todos os pontos de contato com o consumidor já no início do processo e que tem o dinamismo e a energia da publicidade, revela Andre Alves, presidente da Brand You: "Nós estamos preparados para implementar o branding em três ou quatro meses, contra seis ou sete meses, que é a média desse mercado”, explica.



Sócio-diretor da nova consultoria de branding, Luiz Lara, complementa: "A Brand You nasce para atender a demanda do mercado por processos ágeis de branding, porque hoje há um grande potencial de marcas que querem se atualizar e conversar com novas plataformas, principalmente as digitais, e por isso estão se reposicionando”, complementa Lara.

O modelo de trabalho da nova empresa é sustentado por quatro pilares de atuação: estratégia, design, identidade visual e ativação. O objetivo é oferecer uma consultoria com todos os serviços de branding sob uma visão global e, dessa maneira, planejar, construir, comunicar e monitorar as marcas em todas as suas expressões. "A marca dentro da empresa é um custo a ser administrado. Ela só começa a gerar valor quando está na rua, em contato com as pessoas. “A marca deve ser gerenciada sob o olhar do consumidor, que é o dono da marca e quem a define. Por isso, a nossa preocupação não é só pensar na estratégia, mas também ajudar os clientes a executarem e implementarem ela durante todo processo”, completa Alves.

Atraídos pela oportunidade de usar sua experiência para investir num nicho tão importante para as marcas quanto a comunicação, é que Lara e Cruz Neto decidiram apostar na BRAND YOU. "Eu e o Lara já havíamos percebido que existia uma demanda por agilidade no mercado de branding. Os clientes querem resultados rápidos e nós da publicidade entendemos muito bem isso. Quando conhecemos o Andre, que é responsável por projetos impressionantes de posicionamento de marca, tivemos a certeza de que ele seria o parceiro ideal para oferecermos ao mercado a BRAND YOU”, comenta Augusto Cruz Neto, também sócio-diretor.

 A consultoria já conta com oito funcionários e trabalha para dois grandes clientes: BTG Pactual e Banco PanAmericano. Com atuação independente, a nova empresa não concorrerá com a Mood ou demais empresas dos sócios. “Pelo contrário, a BRAND YOU prestará serviços aos nossos clientes, além de ter os seus próprios e, com certeza, será uma alavancadora de negócios para a Mood. Uma planeja, cria, implementa e monitora a marca, a outra comunica”, afirma Cruz Neto.

Sobre os sócios
André Alves
Formado em Administração de Empresas, com um MBA em Gestão Empresarial e uma especialização em Branding pela Kellogg School of Management (Chicago, USA), Andre Alves traz de seus 15 anos de carreira - dos quais passou por importantes empresas como Petróleo Ipiranga, Esso (ExxonMobil), Bayer e Lanxess - seis focados em branding. Em 2006, foi convidado para ser consultor da Thymus Branding, onde gerenciou o projeto de criação do Sistema de Planejamento e Gestão Integrados do ABN AMRO no Brasil. É também responsável pela implementação do branding nos grupos Algar, Lupatech, Portobello e Nova América, após a compra do Açúcar União. Em 2009, na Cauduro Associados, criou toda a estratégia de arquitetura de marcas da Vale Fertilizantes, da Odontoprev e da Anbima, além de coordenar a criação dos cartões de crédito e milhas SMILES da GOL Linhas Aéreas. Em seu portfólio traz também os projetos de posicionamento e nova marca do BTG Pactual e do Banco PanAmericano.

Augusto Cruz Neto
Paulistano e graduado em Economia pela PUC-SP, Cruz Neto iniciou sua carreira no Banco BBA – Creditanstalt. Depois de três anos no mercado financeiro, o executivo seguiu para a Lew’Lara com o objetivo de buscar um novo rumo para sua vida profissional. Começou como estagiário e, quatro anos depois, deixou a equipe para dar início à Mood, da qual é hoje sócio-presidente. Hoje, com seis anos de história, a Mood é reconhecida no mercado como a agência de projetos inovadores e geradora de resultados para clientes dos mais diversos segmentos, com um dos cases mais bem sucedidos dos últimos anos, o de Devassa Bem Loura. Com a Brand You, inicia um novo projeto, ao lado dos sócios Andre Alves e Luiz Lara.

Luiz Lara
Formado em Direito pela Universidade de São Paulo, Luiz Lara iniciou sua carreira na Almap/BBDO, onde foi sócio da empresa Almap Promoções e comandou diversas ações promocionais para clientes como Volkswagen, Pepsico, Danone. Em 1992, fundou a Lew'Lara com Jaques Lewkowicz, na qual até hoje ocupa o cargo de sócio-presidente e vem desenvolvendo cases de comunicação para clientes como Nokia, TIM, Natura, Nissan, Pedigree, adidas, Banco Real, CPFL, Comgás e Pernambucanas. Lara é também Presidente Nacional da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) e Vice-presidente do Conselho da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), além de conselheiro da Associação Brasileira de Propaganda (ABP). Ao longo de sua carreira recebeu vários prêmios como Profissional de Planejamento (Prêmio Caboré 1996), Empresário do Ano (Prêmio Caboré 2003 e 2010), Homem do Ano da Comunicação (Prêmio Colunistas e Prêmio About), Publicitário do Ano (Revista Vip – Editora Abril), Voluntário do Ano por sua atuação na área de responsabilidade social, prêmio este conferido pela Kanitz & Associados, eleito Empreendedor do Ano nas Comunicações pela Revista Isto É Dinheiro em 2010, Personalidade do Ano Troféu Ouro (VII Prêmio ANATEC 2011).

Artista francesa Gasediel recria quadros mais famosos da arte ocidental com "pinceladas" de grafite

 
 “A  liberdade guiando o povo”, de Gasediel e a obra original de Delacroix

A Galeria Hoc Die Design apresenta, entre 8 a 17 de novembro, a mostra DESVI’ART da francesa Gasediel, onde ela reinterpreta alguns dos quadros mais famosos de todos os tempos, entre eles obras universais como “A liberdade guiando o povo”, de Delacroix, “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci, “As Meninas”, de Velásquez, “A moça do brinco de pérola”, de Vermeer, e ainda, “O almoço na grama”, de Manet e “O nascimento de Vênus”, de Bouguereau, entre outros. Porém, em suas versões, a artista propõe uma nova ordem para as telas, trazendo os personagens e elementos clássicos para uma atmosfera urbana, que faz conexão com o universo do grafite, marca registrada do trabalho de Gasediel. Ao todo são dez obras, nas quais a artista utiliza óleo, acrílico e spray.

DESVI’ART diverte e seduz seu público, que reconhece os grandes mestres da pintura mixados com ícones modernos e provocativos da arte de rua de São Paulo, como o porco e as misses de Ozi e, ainda, os arabescos de Zezão. Também está lá o colorido vibrante do Beco do Batman, na Vila Madalena, considerada a principal referência do movimento do grafite em São Paulo. O lugar surge como cenário do quadro “Olympia”, demonstrando que o antigo e o novo podem sobreviver juntos e criar encontros memoráveis. Mas espírito andarilho de Gasediel eterniza igualmente os rostos misteriosos da francesa Miss Van, grafiteira de Toulouse, na França, e do britânico Bansky.


 
 A “Olympia” de Gasediel traz o Beco do Batman ao fundo e o porco do grafiteiro Ozi (à esq). À direita, a obra original de Manet

E nada é aleatório. Cada composição tem um por quê. “Fiz um estudo profundo da história de cada quadro e a partir da compreensão das intenções do autor, apresento minha releitura”, afirma Gasediel. “Coloco em questão aspectos intransigentes e caóticos, típicos da esfera urbana”, finaliza.

No caso da “Odalisca”, realizada a partir do original de Ingres -- pintor que idealizou o nu feminino --, um dos arabescos em azul intenso de Zezão aparece como uma “tatuagem” nas costas da personagem central do quadro. Não por acaso, o desenho sinuoso desce do alto das costas até o ânus da odalisca, como uma alusão às galerias de esgoto do cenário paulistano onde o grafiteiro costuma pintar suas obras. Como não poderia deixar de ser, a releitura da artista é provocativa e nada idealizada.

Já em “A moça com brinco de pérola”, Gasediel imagina que a protagonista talvez seja uma pessoa atormentada por monstros e pesadelos, o que desconstruiria a imagem de pureza e inocência do quadro original. Já em “O nascimento de Vênus”, a artista retrata a si mesma no centro de elementos determinantes de sua vida.

Mostra: DESVI’ART 
De 8 de novembro a 17 de novembro
Artista: Gasediel
De segunda à sexta, das 11h às 19h; sábado, das 11h às 18h
Onde: Hoc Die Design (Rua Dr. Peixoto Gomide, 1887, Jardins – São Paulo, SP). Telefone: 11.3088.6141

Sobre a artista Gasediel:
Nascida em Nantes, em janeiro de 1969. Aos 35 anos, depois de dez anos trabalhando no Bâtiment et les Travaux Publics (Departamento de Construção e Obras Públicas, da França), apos 3 encontros decisivos, ela entrevê a possibilidade de se consagrar a algo que sempre lhe parecera impossível. Pintar. Pintar, primeiramente em muros, suportes onde ela cria seus próprios universos. Prudente, ela se concentra em decorações contemporâneas, gráficas e estéticas. Em 2006, ela segue o curso completo de «Peintre en Décor» (Pintar em Decoração) da Escola de Arte Mural de Versailles, na França, com uma ótica de cunho profissional. Um ano mais tarde, juntamente com dois alunos da Escola, ela se instala em um atelier em Versailles. A partir das decorações murais, a artista começa a trabalhar as matérias, os efeitos. Ela experimenta, então, a sua criatividade por meio das diferentes técnicas adquiridas. Passa cada vez mais tempo entre telas, papéis, papelões e madeira. Ela se libera. Ela ousa. “Descomplexada do pincel”, como gosta de descrever a si mesma, lança-se então, no trabalho de luzes e sombras. Em seguida, avança, rompe suas próprias barreiras, para ousar os « trompe l’oeil » (ilusão de óptica) contemporâneos. As temáticas associadas à rua, ao mundo industrial, às descobertas com o pincel de Klasen, interpelam. A partir daí, decide pintar sob o pseudônimo de Gasediel.

Verão de 2008, a artista é projetada no universo citadino, brutal, metálico desta que é uma megalópole mundial – São Paulo. Seu trabalho muda, torna-se maduro... o óleo, o acrílico, a colagem, o spray, tudo serve de pretexto para sua arte. A artista se inspira na arte das ruas paulistanas e em pichações dos grafiteiros famosos da cidade. Sua última exposição, PIX'ART, em maio 2011, na IQ Art Gallery apresenta esses poderosos grafites, símbolos essenciais da cidade.